domingo, 2 de setembro de 2012


Homem reclama de ação policial em Porto Alegre; polícia abre sindicância

Foto mostra momento da abordagem policial

Imagens que circulam nas redes sociais e mostram policiais tentando imobilizar um homem que estava no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, na tarde de sexta-feira (31 de agosto), promoveram um debate na internet sobre a ação policial. Acompanhado da mulher, que carregava a filha do casal no colo, um homem diz ter sido abordado por ter filmado os policiais. "Os caras cuspiram na minha cara jogaram meu cel (celular) e minha filmadora no chão, alegando que eu estava querendo desmoralizar o serviço da Brigada", contou, no Facebook.
Uma equipe da Mídia Skate (MD Skate), organização de mídia criada e desenvolvida por skatistas, estava no parque na sexta à tarde e presenciou a cena. Junto com fotos publicadas também no Facebook, e que rendeu diversos compartilhamentos e comentários, o texto na página diz que "a polícia, que chegou com grossos calibres, não deixava sequer documentar". A equipe relata que Daniel "foi preso com muita brutalidade por filmar uma ação da polícia".

Comando de Policiamento da Capital (CPC)
Segundo o coronel Alfeu Freitas, uma sindicância foi aberta para avaliar a ação. "Abrimos um procedimento para apurar como se deu a abordagem, os motivos que levaram a ela. As fotos mostram os PMs imobilizando o rapaz, mas existem outras fotos e vídeos que vamos analisar para ver se configura abuso", disse.
"Ele (o homem envolvido na abordagem) disse que sumiu o celular dele, ou foi danificado, e que os policiais são corruptos, tem muitos pontos a serem analisados", completou o coronel. Segundo Freitas, as testemunhas, o casal e os policiais, que são do 1º Batalhão de Policia Militar de Porto Alegre, serão ouvidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário