quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Exportações gaúchas têm queda de 1,6% 
no mês de agosto


As exportações gaúchas caíram 1,6% no mês de agosto em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas externas do Rio Grande do Sul totalizaram US$ 1,83 bilhão. Fatores internos, como a greve na Receita Federal e na Anvisa e os efeitos da estiagem, também contribuíram para a queda nas exportações. A desaceleração da demanda mundial também foi fator decisivo para a retração, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller.
As grandes quedas nas vendas ocorreram nos setores de segmentos de Produtos Químicos, Couro e Calçados e Máquinas e Equipamentos. Os setores de Tabaco, Móveis e Produtos de Metal registraram crescimento nas vendas.
A China segue como o principal destino das exportações do Rio Grande do Sul, com um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em segundo está a Argentina, apesar de ter reduzido em 28% todos seus pedidos de produtos gaúchos, recebendo basicamente veículos automotores. Na terceira posição ficaram os Estados Unidos ao elevar em 9% suas compras, em que se destacaram os embarques de tabaco não manufaturado e armas de fogo.
De janeiro a agosto, as exportações da indústria sofreram uma diminuição 5,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. Diante desse quadro, o Rio Grande do Sul encolheu sua participação em 0,2% nas vendas externas do país, no acumulado do ano. É o quarto estado exportador do Brasil, ao responder por 7,5% da pauta nacional.


PS: Importações subiram 3,2% e fecharam em US$ 1,47 bilhão no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário