domingo, 23 de setembro de 2012


Estados Unidos manda carta de alerta ao governo do Brasil contra elevações de tarifas

O governo americano alertou o Itamaraty que a elevação de tarifas de importação ameaça a cooperação entre os dois países no campo comercial. Em carta enviada ao chanceler Antonio Patriota pela Casa Branca, o governo americano apela para que o Brasil reduza as medidas consideradas pelos americanos como protecionistas. A carta é datada de 19 de setembro e assinada pelo representante de Comércio do governo Barack Obama, Ron Kirk. “No que se refere à cooperação bilateral, estou preocupado que elevações de tarifas repetidamente e cada vez mais focadas nos Estados Unidos irão afetar a percepção sobre nossa cooperação mútua para facilitar o comércio em produtos industriais”, diz o comunicado. Há duas semanas, o Brasil anunciou a elevação de impostos de importação para cem linhas tarifárias. O governo americano chega a insinuar que, se a política protecionista continuar, outros países adotarão barreiras contra as exportações nacionais.


Vídeo: Estados Unidos são contra planos protecionistas do Brasil
Numa carta ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o representante americano para assuntos comerciais, Ron KIrk, pediu o recuo no aumento das tarifas de importação.




Vídeo: Governo brasileiro reage às críticas americanas
O alto escalão do governo Dilma rebateu as críticas dos Estados Unidos contra o aumento da tarifa de importação para uma lista de produtos estrangeiros. Palavras como "injustificável" e "inaceitável" foram usadas pela diplomacia nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário