sábado, 8 de setembro de 2012


Acampamento Farroupilha:  
evento tradicionalista do Rio Grande do Sul é aberto oficialmente
Gaúchos deixam suas casas para morar no Parque da Harmonia.

Tradicionalista José Alencar da Silva e Nilza Lessa
recebem a centelha da Chama Crioula na abertura
oficial do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre

Segundo estimativas da Brigada Militar, 80 mil pessoas passaram pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, no primeiro dia do Acampamento Farroupilha. A chegada da chama crioula ao local marcou a abertura oficial das comemorações da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.
Acesa no último dia 17 de agosto, em Venâncio Aires, a centelha foi trazida a cavalo do município da Região Central até a capital pelos chamados sentinelas da chama. Em Porto Alegre, ficou guardada pelos sentinelas até ser levada ao Acampamento para se fundir com a centelha da pátria, que desde o dia 1º estava no Parque da Redenção.
Viúva do tradicionalista Barbosa Lessa e patrona dos festejos na edição 2012, Nilza Lessa teve a honra de acender a chama no Parque da Harmonia. Durante as duas semanas, a chama ficará protegida 24 horas por dia por integrantes dos piquetes que se revezam a cada hora.
Os espetáculos musicais também começaram. Para os bailes no Centro de Eventos, os ingressos custam R$ 20. Os shows no Palco Central são gratuitos. A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento.
Serão duas semanas dedicadas à música, cultura e costumes do Rio Grande do Sul. Em meio ao parque, estão acampadas mais de 360 entidades, entre piquetes e Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e espaços de várias entidades. O acampamento vai até o 20 de setembro, data em que os gaúchos comemoram o feriado da Revolução Farroupilha.

Chama Crioula é guardada 24 horas no parque


Vídeo: aberto oficialmente o Acampamento Farroupilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário