sexta-feira, 10 de setembro de 2010



Políbio Braga

Este poema mostra o lado iniquo e vulgar do governo Lula

Este Poema para o Presidente Lula, recitado em português castiço de Portugal, expõe com crueza inédita todas as iniquidades e vulgaridades do governo do PT, como também apresenta o lado obscuro do dia a dia brasileiro que pouca gente se dá ao trabalho de examinar.
Vale a pena ver, ler e ouvir. E conheça verdades nunca dantes navegadas.







Lula deixa um legado trágico de seu governo
O IBGE divulgou uma pesquisa que traça um retrato lastimável do Brasil de quase uma década de governo Lula. Os dados mostram que o País avançou muito em algumas coisas, mas preserva outros atrasos.

Os dados de saneamento: o acesso à rede de esgoto saiu de 46,4% em 1992 para 60% em 2009, excluindo a área rural do Norte. Levamos quase duas décadas para isso. Esse número é fundamental na consideração da ONU para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que coloca o Brasil lá atrás.

O analfabetismo atinge 14,1 milhões de pessoas.

A falta de saneamento é problema grave. Isso aumenta os gastos com saúde, a deterioração do meio ambiente, a qualidade de vida das pessoas.

Em 1992, apenas 19% das casas tinham telefone. Atualmente, cerca de 85% dos domicílios possuem um aparelho. Isso é total e absoluta consequência das privatizações do setor de telecomunicações promovidas pelos governos de Fernando Henrique Cardoso. O crescimento é de 387% nesse período.

O brasileiro comprou mais DVDs, máquinas de lavar, computadores ...

A economia privada tem conseguido colocar os equipamentos nas mãos dos brasileiros, mas o setor público não consegue fazer os serviços andarem com rapidez.





Alemanha precisa de 500 mil imigrantes para manter economia

O Instituto Alemão de Estudos Econômicos (DIW) divulgou que o país precisa de ao menos 500 mil imigrantes anuais para manter sua economia e evitar o envelhecimento da população. Segundo o presidente do instituto, Klaus Zimmermann, a partir de 2015 a Alemanha perderá 250 mil trabalhadores ao ano.





Papa saúda israelenses pelo Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico

O papa Bento 16 dirigiu "os mais cordiais e sinceros votos" pela chegada do Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico; a iminência do Yom Kippur, Dia do Perdão, e as festividades de Sukot. Em uma mensagem dirigida ao líder da comunidade hebraica e rabino-chefe de Roma, Riccardo Di Segni, o pontífice expressou seu desejo de que "estas festas possam trazer copiosas bênçãos do eterno e ser fonte de íntima alegria". "Que cresça em todos nós a vontade de promover a justiça e a paz, das quais tantos têm necessidade no mundo de hoje", continuou o chefe de Estado do Vaticano. Bento 16 também recordou "com sentimentos de gratidão e afeto" a visita que fez à sinagoga da capital italiana em janeiro passado. "Deus, na sua bondade, proteja toda a comunidade e lhe permita crescer, em Roma e no mundo, na amizade recíproca", acrescentou o líder máximo da Igreja Católica na mensagem.

PS: Os judeus entraram na quarta-feira no ano 5771 do calendário hebraico, na ocasião do Rosh Hashaná. Ao final de dez dias é celebrado o Yom Kippur, enquanto as festas de Sukot são iniciadas duas semanas após a chegada do Ano Novo Judaico e duram uma semana.





Primeiro neto de Dilma nasce em Porto Alegre

Nasceu no início da manhã de quinta-feira(9) em Porto Alegre o primeiro neto da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, informou a médica que atendeu Paula Rousseff Aaraújo, filha da petista.
Segundo a obstetra Thaís Guimarães dos Santos, a criança, chamada Gabriel, nasceu após uma cesariana às 6h41, pesando 3,945 quilos e medindo 50 centímetros.
Dilma está no hospital Moinho de Vento, onde seu neto nasceu, acompanhada do ex-marido e pai de Paula, o ex-deputado estadual gaúcho Carlos Araújo.
De acordo com a médica, a filha de Dilma deve permanecer no hospital por três dias.
Dilma cancelou sua participação em comício em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, marcado para esta noite, e ficará em Porto Alegre ao lado da filha.




Merval Pereira
O papel de Dirceu

O ex-ministro e deputado federal cassado José Dirceu, acusado pelo procurador-geral da República de ser o "chefe da quadrilha" que organizou o mensalão, está se sentindo perseguido durante esta campanha eleitoral. Incomoda-o bastante o pequeno anúncio da campanha do candidato tucano José Serra que alerta o eleitorado para a sua proximidade com a candidata oficial Dilma Rousseff.
"Depois dela, vem ele", adverte o comercial. A própria candidata mostra-se incomodada com essa ligação, mas como José Dirceu continua tendo muito influência dentro do PT, e atua nos bastidores da coligação governista com estatura de coordenador da campanha, a candidata evita renegar seu antigo chefe, que, ao passar-lhe o cargo de chefe do Gabinete Civil, atingido pelo escândalo do mensalão, saudou-a como "minha companheira em armas".
Hoje, Dilma nega ter pegado em armas contra a ditadura, mas na ocasião chegou a se emocionar no Palácio do Planalto ao relembrar os dias de luta armada e a morte de vários companheiros seus e de Dirceu.
Ao contrário do ex-presidente e atual senador Fernando Collor, cujo apoio Dilma renegou de público depois de ter conseguido tirar do ar uma propaganda em que Collor pedia votos para ela, com Dirceu o trato é cauteloso.
Perguntada se Dirceu faria parte de seu governo, Dilma disse apenas que não responderia sobre equipe de governo porque pareceria presunção antes do resultado oficial da eleição.
Coube ao próprio José Dirceu retirar do caminho de Dilma esse obstáculo, anunciando que não pretende voltar a atuar no governo antes de seu julgamento no Supremo Tribunal Federal.
O fato é que José Dirceu continua dando as cartas dentro do PT e atuou explicitamente na formação da coligação que hoje apoia a candidatura de Dilma Rousseff.
Viajou pelo país como enviado do PT e negociou diretamente os diversos acordos firmados nos estados, tendo sido parte importante na decisão de o PT abrir mão de concorrer ao governo de Minas para dar a vez a Hélio Costa, do PMDB. O ex-ministro mostrou-se também indignado com uma informação dada.
Transcrevo o trecho que incomodou Dirceu e que ele publicou em seu blog:
"No governo, montaram uma máquina de informações não apenas para difundir notícias falsas sobre seus adversários como para usar as informações como arma política de chantagem nas negociações de bastidores. O cérebro desse esquema de informações paralelo e ilegal foi o ex-ministro e deputado federal cassado José Dirceu, que se vangloria até hoje dos métodos que aprendeu quando esteve exilado em Cuba."
Pois bem, a informação de que Dirceu é a origem de uma máquina subterrânea de "inteligência" montada dentro do governo petista já fora publicada, mais exatamente em setembro de 2006, quando o escândalo dos "aloprados" do PT estava no auge.
Naquela ocasião, relatei que Cid Benjamim, então candidato a deputado estadual pelo PSOL, irmão de César Benjamim, que disputava a eleição como vice de Heloísa Helena, contara em seu blog "uma historinha" que demonstra muito bem o que podia estar por trás da compra do dossiê contra os tucanos e do tal setor de "inteligência" da campanha de reeleição de Lula.
Setor esse que novamente está no centro das intrigas políticas, depois de ter sido apanhado em flagrante contratando um araponga para trabalhos de espionagem para a campanha de Dilma Rousseff.
Entre os que faziam parte desse grupo está o jornalista Amaury Ribeiro Junior, suposto autor do dossiê com dados que, por coincidência, se referem às mesmas pessoas do PSDB que tiveram seu sigilo quebrado, inclusive a filha do candidato Serra e seu marido.
Seu chefe, o jornalista Luiz Lanzetta, foi demitido do posto de coordenador de imprensa da campanha oficial depois que o caso dos dossiês foi noticiado.
Reproduzo a parte da coluna que se refere ao caso. "Segundo ele (Cid Benjamin), em fevereiro de 2002, estando em Porto Alegre para cobrir para um jornal do Rio o Fórum Social Mundial, conversou com José Dirceu, com que mantinha ‘relações cordiais’, ainda que no PT fossem adversários.
"Cid relata a conversa: ‘Lá pelas tantas, na sua megalomania, Dirceu disse: ‘Estou montando um serviço secreto dentro do PT. Uma coisa que será sigilosa e que as pessoas sequer saberão que existe. E esse serviço vai ficar subordinado diretamente a mim.'
Fiquei intrigado. Por que diabos ele estaria me contando isso? Será que pensa em me recrutar para seu SNI particular? Mas, depois, me convenci de que sua tagarelice advinha mesmo da descomunal vaidade. Hoje, tudo indica que essa autêntica Operação Tabajara foi produto do serviço secreto criado por Dirceu. Estará ele ainda à frente desse simulacro de KGB? Eu não afastaria a hipótese.’"
O caso das sucessivas quebras de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB, e de parentes do candidato José Serra, mostra que continua funcionando a pleno vapor esse grupo de "inteligência" do PT, que teve sua origem, como se verifica, no Gabinete Civil sob a chefia do então ministro José Dirceu.
Pelo menos foi o que ele contou a Cid Benjamin. Quanto aos treinamentos que recebeu em Cuba, o próprio Dirceu se encarrega de contar seus feitos a várias pessoas no meio político.
No documentário de João Moreira Salles "Entreatos", sobre a campanha de 2002, há uma cena em que Dirceu reclama de uma reunião estar sendo filmada. E, quando Gilberto Carvalho diz que a equipe do documentário é de confiança, e que o filme é guardado em um cofre, Dirceu diz que não existe nada seguro em campanhas: "Se você soubesse o que eu tenho guardado de outras campanhas, você não diria isso", comenta.




Britânica é forçada a escolher qual filho salvar após carro cair em represa

Rachel Edwards com o filho Jack e a filha Isabella.

Rachel salvou a filha, Isabella, mas não conseguiu resgatar o filho, Jack

Uma mulher britânica foi forçada a escolher entre salvar a vida do filho de 16 anos ou da filha de 2 após seu carro cair em uma represa.
Rachel Edwards, de 39 anos, dirigia o carro acompanhada dos dois filhos e de dois amigos do filho quando passou por um buraco e perdeu a direção na região de Lincolnshire, no nordeste da Inglaterra.
Edwards, que estava grávida de seis meses na ocasião do acidente, no mês passado, conseguiu escapar do carro pela janela enquanto o veículo afundava.
Os dois amigos do filho também conseguiram escapar pela janela e correram para buscar ajuda.
Edwards mergulhou a mais de três metros de profundidade para tentar resgatar os filhos, que ficaram dentro do veículo, e percebeu que não teria como levar os dois de volta à superfície.
Ela decidiu então tomar a filha Isabella e levá-la à superfície, enquanto o filho Jack ainda estava preso no carro.
"Eu puxei a Isabella para fora e sabia que ela ainda estava viva. Tentei voltar para tentar salvar o Jack, mas sabia que se eu soltasse a Isabella, não conseguiria tomá-la de volta. Eu estava só gritando e gritando", relatou a mãe.
Ela disse que o filho estava sentado ao seu lado no banco da frente, e que sua janela estava fechada porque ela havia pedido que ele a fechasse por causa do vento.
Ela esperava conseguir deixar Isabella na superfície e mergulhar novamente para resgatar o filho, mas paramédicos chegaram ao local e a impediram de voltar para buscá-lo.
Os serviços de emergência conseguiram tirar Jack do veículo, mas o adolescente já estava inconsciente e foi declarado morto ao chegar ao hospital.
"Desde então eu passo todos os meus momentos pensando em como eu poderia ter salvado meus dois filhos", disse.




Brasília reforma ‘fonte luminosa’
















O governo do Distrito Federal reinaugurou a Fonte Luminosa, uma das mais festejadas atrações turísticas da Capital da República.
Fica defronte da Torre de Televisão, no coração da cidade. Foi assentada ali nos primórdios de Brasília, em 1967.
Desde então, passou por três reformas. Essa última custou R$ 9 milhões. Dinheiro provido por uma empresa estatal: a Eletrobras.
Em seu novo formato, a fonte ganhou dispositivos novos. Agora é sonora. Ela “cospe” para o alto 3,5 milhões de litros d’água guiados por notas musicais.
Os jatos vão “dançar” conforme a música, emanada de 28 alto-falantes. Tocarão de rock a peças eruditas.
Ao “ouvir” as notas agudas, a água ganhará cores “frias”. As notas graves farão disparar um laser de tonalidades “quentes”.
Haverá espetáculos diários. Uma hora e meia, a partir de 18h30.




Josias de Souza
Em meio ao ostracismo, Arruda é fotografado na praia

A foto reproduz uma cena ocorrida há 25 dias. Clicou-a um cidadão brasiliense, durante viagem de férias a Fortaleza (CE).
Era segunda-feira, 16 de agosto. Livre da azáfama administrativa, José Roberto Arruda, ex-governador de Brasília, bronzeava-se.
Expunha-se aos efeitos dos raios ultravioleta num pedaço de areia de nome sugestivo: “Praia do Futuro”, uma das mais aprazíveis da capital cearense.

Na política, o futuro de Arruda chegou com tal velocidade que ficou atrás dele. Parecia radioso. Até para vice de José Serra o cogitavam. Porém, o passado de perversões levou Arruda aos vídeos do ex-assessor Durval Barbosa. E dali às páginas do inquérito do mensalão do DEM.
O presente do “ex-demo”, cada vez mais remoto, inclui a desfiliação partidária, uma passagem de 40 dias pela PF’s Inn e a renúncia ao cargo de governador.
A despeito de ter sido apartado do contracheque que recebia das arcas do GDF, Arruda não parece atormentado com a provisão de “panetones”.
No “futuro” de Fortaleza, ele exibia, além da cútis amorenada, uma silhueta delgada, diferente da que ostentava ao deixar a hospedaria da Polícia Federal.
O ex-governador deve a remodelagem de sua cintura a uma recente passagem pelo spa Sete Voltas, em São Paulo. Coisa de duas semanas.
Fica patente que, embora o ontem tenha conspurcado o seu amanhã, Arruda cuida para que o usufruto do ostracismo de hoje lhe seja doce.




Eliane Cantanhêde
De homem para homem

Afinal, quem é o candidato do governo? Lula ou Dilma?
Por que ele é quem tem de bater boca com o candidato da oposição no horário eleitoral? Para falar de homem para homem?
Não fica bem, principalmente se Lula já começa a transferir para Dilma aquela lenga-lenga do preconceito. Quem discorda tem preconceito porque ele "é operário" (?!). Quem continuar discordando terá preconceito porque ela é mulher.
Serra é acusado de estar se "vitimizando" com a história da quebra dos sigilos, mas nisso pode dar as mãos a Lula, campeão da vitimização. Sempre que a barra pesa, lá vem essa história do perseguido pelas elites e pela direita, enquanto os banqueiros enchem as burras da campanha da sua candidata.
O que interessa são os fatos, mais do que o uso eleitoral que Serra tente fazer e do qual Lula tente escapar. Os fatos são, até agora, lineares: usaram a Receita para quebrar o sigilo do secretário-geral do PSDB e da filha, do genro e do amigo de Serra. Por "coincidência", sempre havia um petista de carteirinha por trás, e os dados circularam pela pré-campanha de Dilma.
Em vez de agir como candidato, Lula deveria ser firme como presidente para salvaguardar o tão decantado "Estado democrático de Direito". Há um círculo interessante a ser investigado. Se é que alguém quer mesmo a investigação.
Ontem, em Uberlândia (MG), Lula fez uma provocação barata aos EUA, comparando a potência a um elefante bobão e o Brasil a um ratinho esperto: "Um elefante é daquele tamanhão, a tromba dele vale uns dez ratos, mas coloca um ratinho perto de um elefante para ver como o bicho tem medo e se borra todo", disse o presidente (ou seria o candidato?) sobre as batalhas que o Itamaraty enfrentou na OMC.
Aqui dentro, porém, a comparação é outra. Se o elefante Estado mete a sua pata onipresente nos milhões de ratinhos chamados de cidadãos, borram-se todos.




Las Vegas: Leão ataca tratador
Um funcionário do jardim zoológico de Las Vegas conseguiu sair ileso do ataque de um leão.
O animal atacou o seu tratador no dia 1 de Setembro e o vídeo, agora divulgado, foi captado por visitantes do zoo.
O leão avançou sobre o tratador sem que nada o fizesse prever, sendo que a vítima foi ainda ajudada por outro colega e por uma leoa que também se encontrava na jaula.








Policial dançarino faz sucesso

Wibert Castillo, agente de trânsito de Nova Iorque, tornou-se numa atração turística da cidade, ao fazer movimentos de dança enquanto orienta os automobilistas.
Muitas pessoas param para apreciar o policial de trânsito dançarino. Castillo, de 46 anos, afirma que introduziu movimentos de dança enquanto dirige o trânsito porque dançar deixa-o inspirado e também porque queria mudar a percepção de que os nova-iorquinos não são sensíveis ao seu trabalho.





SITUAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário