quinta-feira, 9 de setembro de 2010



Ferreira Gullar

Vamos errar de novo?
‘Ao chegar à Presidência da República, Lula adotou os programas contra os quais batalhara anos a fio’

Faz muitos anos já que não pertenço a nenhum partido político, muito embora me preocupe todo o tempo com os problemas do país e, na medida do possível, procure contribuir para o entendimento do que ocorre. Em função disso, formulo opiniões sobre os políticos e os partidos, buscando sempre examinar os fatos com objetividade.
Minha história com o PT é indicativa desse esforço por ver as coisas objetivamente. Na época em que se discutia o nascimento desse novo partido, alguns companheiros do Partido Comunista opunham-se drasticamente à sua criação, enquanto eu argumentava a favor, por considerar positivo um novo partido de trabalhadores. Alegava eu que, se nós, comunas, não havíamos conseguido ganhar a adesão da classe operária, devíamos apoiar o novo partido que pretendia fazê-lo e, quem sabe, o conseguiria.
Lembro-me do entusiasmo de Mário Pedrosa por Lula, em quem via o renascer da luta proletária, paixão de sua juventude. Durante a campanha pela Frente Ampla, numa reunião no Teatro Casa Grande, pela primeira vez pude ver e ouvir Lula discursar.
Não gostei muito do tom raivoso do seu discurso e, especialmente, por ter acusado “essa gente de Ipanema” de dar força à ditadura militar, quando os organizadores daquela manifestação - como grande parte da intelectualidade que lutava contra o regime militar - ou moravam em Ipanema ou frequentavam sua praia e seus bares. Pouco depois, o torneiro mecânico do ABC passou a namorar uma jovem senhora da alta burguesia carioca.
Não foi isso, porém, que me fez mudar de opinião sobre o PT, mas o que veio depois: negar-se a assinar a Constituição de 1988, opor-se ferozmente a todos os governos que se seguiram ao fim da ditadura – o de Sarney, o de Collor, o de Itamar, o de FHC. Os poucos petistas que votaram pela eleição de Tancredo foram punidos. Erundina, por ter aceito o convite de Itamar para integrar seu ministério, foi expulsa.
Durante o governo FHC, a coisa se tornou ainda pior: Lula denunciou o Plano Real como uma mera jogada eleitoreira e orientou seu partido para votar contra todas as propostas que introduziam importantes mudanças na vida do país. Os petistas votaram contra a Lei de Responsabilidade Fiscal e, ao perderem no Congresso, entraram com uma ação no Supremo a fim de anulá-la. As privatizações foram satanizadas, inclusive a da Telefônica, graças à qual hoje todo cidadão brasileiro possui telefone. E tudo isso em nome de um esquerdismo vazio e ultrapassado, já que programa de governo o PT nunca teve.
Ao chegar à presidência da República, Lula adotou os programas contra os quais batalhara anos a fio. Não obstante, para espanto meu e de muita gente, conquistou enorme popularidade e, agora, ameaça eleger para governar o país uma senhora, até bem pouco desconhecida de todos, que nada realizou ao longo de sua obscura carreira política.
No polo oposto da disputa está José Serra, homem público, de todos conhecido por seu desempenho ao longo das décadas e por capacidade realizadora comprovada. Enquanto ele apresenta ao eleitor uma ampla lista de realizações indiscutivelmente importantes, no plano da educação, da saúde, da ampliação dos direitos do trabalhador e da cidadania, Dilma nada tem a mostrar, uma vez que sua candidatura é tão simplesmente uma invenção do presidente Lula, que a tirou da cartola, como ilusionista de circo que sabe muito bem enganar a plateia.
A possibilidade da eleição dela é bastante preocupante, porque seria a vitória da demagogia e da farsa sobre a competência e a dedicação à coisa pública. Foi Serra quem introduziu no Brasil o medicamento genérico; tornou amplo e efetivo o tratamento das pessoas contaminadas pelo vírus da Aids, o que lhe valeu o reconhecimento internacional. Suas realizações, como prefeito e governador, são provas de indiscutível competência. E Dilma, o que a habilita a exercer a Presidência da República? Nada, a não ser a palavra de Lula, que, por razões óbvias, não merece crédito.
O povo nem sempre acerta. Por duas vezes, o Brasil elegeu presidentes surgidos do nada - Jânio e Collor. O resultado foi desastroso. Acha que vale a pena correr de novo esse risco?




Serra diz que violações de sigilos são "trabalho de quadrilha" e que Dilma está "terceirizando" sua defesa

Ao comentar o discurso do presidente Lula, durante o programa de TV de sua candidata, Dilma Rousseff (PT), na noite de terça-feira, o candidato José Serra (PSDB) afirmou que a participação de Lula "não foi uma defesa, mas um ataque" e que a adversária está "terceirizando" a artilharia contra sua candidatura. Apesar de criticar o comportamento do presidente, José Serra direcionou suas críticas à petista. "Dilma promove a terceirização dos debates e dos ataques, que incluem, agora, o presidente da República, que apesar de presidente da República e de todos os brasileiros, se engaja como porta-voz de uma candidata que, aparentemente, não tem condição de falar por si própria, nem de atacar. Porque o que houve ontem não foi uma defesa, foi um ataque", afirmou, em entrevista após participar de um encontro com pessoas com deficiência. Serra criticou o fato de o presidente ter, segundo ele, invertido a posição de vítimas dos tucanos e de sua filha, Veronica, ao acusar o candidato de promover "baixarias". "É absolutamente original acusar vítimas, que reclamam por terem sido vítimas, de fazer jogo baixo. O jogo baixo, da invasão, só mostra a natureza daqueles que praticam o crime", disse Serra. Para ele, "essa é a estratégia do PT, essa é a estratégia da candidata oculta e essa é a estratégia do presidente da República enquanto pessoa física". Sobre a revelação de que o seu genro, o empresário Alexandre Burgeois, também teve seu sigilo fiscal acessado na unidade da Receita Federal em Mauá, Serra disse que o caso "deixa mais do que claro que se trata de um trabalho de quadrilha". O tucano se disse "indignado" e "ofendido" e afirmou que a violação representa, na prática, um ataque aos seus netos. "Eu tenho três netos, os pais deles estão sendo agredidos pela máquina oficial em nome de uma campanha. Querem prejudicá-los para, com isso, prejudicar a minha candidatura", disse Serra.




Se todas as instituições funcionarem na velocidade habitual, a quebra do sigilo fiscal do tucanato poderá chegar à primeira condenação em 2015, pois esse é o balanço do mensalão de 2005. Ou não irá a lugar algum, como o episódio dos aloprados de 2006.

Mesmo com o vigor e a celeridade das instituições americanas, o caso Watergate, ocorrido durante a campanha presidencial de 1972, custou o mandato a Richard Nixon dois anos depois, por ter atrapalhado a investigação. Só em 1974 um de seus colaboradores foi para trás das grades.


A imprensa expôs o crime, mas a quadrilha foi detonada por um juiz rápido e pelos procuradores, socorridos por 43 jovens advogados, entre eles Hillary Rodham, mais tarde, senhora Clinton.





Claúdio Humberto

RS: bomba política explode no colo de Rigotto

O escândalo da CEEE, antiga estatal de energia do Rio Grande do Sul, sai do limbo para assombrar a campanha do ex-governador Germano Rigotto (PMDB) ao Senado: a juíza Fabiane Zilles, da 2ª Vara da Fazenda Pública, deu por “concluso” o processo do desvio de R$ 840 milhões pela quadrilha que seria chefiada por Lindomar Rigotto, que foi indicado diretor financeiro da empresa pelo irmão Germano, então líder do governo de Pedro Simon. É a maior fraude na História gaúcha.
O “Caso CEEE”, com 110 volumes, tramitava há quinze anos em “segredo de Justiça” e envolve doze pessoas e onze empresas.
O processo da CEEE está sob o carimbo de “Meta 2 CNJ”, programa do Conselho Nacional de Justiça para limpar prateleiras do Judiciário.
Outra má notícia para Rigotto foi o último Ibope: ele está em terceiro, atrás de Ana Amélia Lemos (PP), com 49%, e Paulo Paim (PT), 40%.




Josias de Souza
Fidel: ‘Modelo econômico cubano não fuciona mais’

Fidel Castro atravessa aquela fase da vida em que, de tanto receber a visita dos médicos, o sujeito esquece todos os sintomas da juventude.
Aos 84 anos, o ditador cubano parece ter descoberto que o melhor remédio contra o cabelo branco é o senso de ridículo.
Concedeu uma entrevista ao repórter Jeffrey Goldberg, da revista americana ‘The Atlantic Monthly’.
Lero vai, lero vem Jeffrey perguntou a Fidel se ainda vale a pena tentar exportar o modelo comunista cubano para outros países.
E o camarada: "O modelo cubano não funciona mais nem para nós".
A certa altura, Fidel permitiu-se discorrer sobre uma passagem de 1962: a crise dos mísseis.
Autorizara a velha União Soviética a instalar numa base militar cubana mísseis apontados para os EUA. Arrependeu-se: “Não vale nada a pena”.
Como assim? "Depois que eu vi o que eu vi, e sabendo o que eu sei hoje, eu sei que aquilo não valia a pena".
Fidel chamou o repórter para a conversa depois de ler um artigo que ele escrevera sobre um tema que o hipnotiza: o risco de conflito nuclear entre Israel e Irã.
O velho lobo de Havana é, hoje, um ativista pró-desarmamento nuclear. Na entrevista, fez uma crítica a Mahmoud Ahmadinejad.
Disse que o presidente do Irã deveria deixar de lado seu arraigado antisemitismo.
Para Fidel, "os judeus tiveram uma existência muito pior que a nossa”. Mais: “Não há nada que se compare ao Holocausto".
Como se vê, Fidel parece muito próximo da grande descoberta.
Está na bica de descobrir que, para um sujeito com a cara repleta de cronologia, não fica bem manter tanta ideologia.




Pastor americano usa internet para alavancar campanha anti-islã e queima do Alcorão












O pastor americano Terry Jones é um exemplo do poder da internet. Com a ajuda de uma página no Facebook, o seu "Dia Internacional de Queimar um Alcorão" passou de uma campanha entre os fiéis da igreja cristã Dove World Outreach, na pequena cidade de Gainesville, com pouco mais de 95 mil habitantes, para uma discussão mundial que forçou o alto escalão do governo dos Estados Unidos a reagir. Jones, de 58 anos, já foi gerente de hotel e trabalhou por 30 anos como missionário na Europa. Em 1996, voltou à pequena Gainesville para dirigir a igreja evangélica e há anos protagoniza uma dura campanha contra o islamismo, que rendeu até mesmo o livro "Islam is of the Devil" ("Islã é do Demônio"). Nele, Jones conta que "o mundo enfrenta um grande perigo, a religião islâmica, que, se não for interrompido, será cedo ou tarde uma ameaça à liberdade de todas as nações e especificamente aos Estados Unidos. Apesar do islamismo proclamar ser a verdade, não é, como Jesus disse no livro de João, a verdade liberta as pessoas. O islamismo em vez disso, oprime e mata", continua o pastor. Aos interessados em ajudar a campanha, Jones oferece o livro em um site por US$ 12,99 (R$ 22,50), ao lado de canecas (R$ 26,00) e camisetas (R$ 27,00). Com entrevistas para os principais jornais e canais de TV americanos, a polêmica de Jones virou assunto de debate entre os americanos e chegou até mesmo a Washington. A Casa Branca declarou publicamente estar preocupada com a queima do Alcorão e alertou que o projeto coloca em risco as tropas americanas no Afeganistão e pode ser usada por terroristas como campanha contra os Estados Unidos. As críticas vieram também do general americano David Petraeus, chefe das tropas no Afeganistão, do chefe da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Anders Fogh Rasmussen, e da secretária de Estado, Hillary Clinton. A lista inclui ainda o Vaticano e a Liga Árabe. Jones diz entender os protestos, mas defende estar protegido pela Primeira Emenda da Constituição, que garante a liberdade de expressão. Ele afirma que os Estados Unidos "enfrentam um inimigo com o qual não se pode dialogar e ao qual deve se mostrar força", e nem mesmo as mais de cem ameaças de morte que diz ter recebido desde julho passado parecem intimidá-lo. Mas, para se garantir, ele começou a usar uma pistola calibre 40 na cintura, até mesmo durante os sermões.




Líder cigano chama Sarkozy de nazista

Um líder cigano da Romênia comparou o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao ditador romeno marechal Ion Antonescu, de antes da Segunda Guerra, após a expulsão de centenas de ciganos da França. "Sarkozy está fazendo o que Antonescu fez", disse Iulian Radulescu, durante um festival anual, que acontece em um vale aos pés dos montes Cárpatos. Antonescu deportou 25 mil ciganos da Romênia para a região soviética de Trans-Dniester, em 1942. Cerca de 11 mil ciganos morreram após terem sido deportados da Romênia. Não há números precisos sobre os ciganos mortos durante o nazismo, mas segundo o Museu Memorial do Holocausto nos Estados Unidos, foram entre 220 mil e 500 mil. O governo de Sarkozy mandou cerca de mil ciganos de volta à Romênia e à Bulgária nas últimas semanas, como parte de medidas de combate ao crime. Sarkozy ligou os ciganos ao crime, chamando os campos em que alguns deles vivem de fontes de tráfico, exploração de crianças e prostituição. Radulescu pediu que líderes ciganos tentem conter os crimes dentro de suas comunidades. Segundo ele, as centenas de ciganos expulsos estão pagando o preço "dos crimes de uns poucos". "Não é certo ser expulso se você é um cidadão dentro da lei", disse o líder de 71 anos. Há entre 10 milhões e 12 milhões de ciganos na União Européia, a maioria vivendo em circunstâncias de calamidade, vítimas de pobreza, discriminação, violência, desemprego e habitação precária. Cerca de 1,5 milhão vivem na Romênia, um país de 22 milhões de habitante, que tem a maior população de ciganos na Europa. Tanto a França como a Romênia são membros da União Européia, e sob as regras que regem o bloco de 27 membros seus cidadãos podem viajar livremente dentro da União Européia, mas os governos também podem, legalmente, mandar cidadãos para outros países da União Européia se eles não conseguem encontrar trabalho ou se manter.

Vítor Vieira
Sarkozy, um dos amigos preferidos de Lula (do qual ele pretende comprar caças militares), obviamente, não é um nazista, mas esta iniciativa de seu governo em relação aos ciganos efetivamente é, no mínimo, muito incômoda. Ela faz recordar aspectos da Segunda Guerra Mundial que ainda não cicatrizaram inteiramente. Por outro lado, as atitudes em relações aos ciganos mostram como os europeus são imensamente bárbaros quando se trata de questões étnicas. Um exemplo disso é a feroz região da antiga Iugoslávia.





Vice-procuradora eleitoral diz que é difícil comprovar motivação eleitoral nos vazamentos da Receita

A vice-procuradora-geral eleitoral da República, Sandra Cureau, não deverá propor ação no Tribunal Superior Eleitoral por conta do vazamento de dados sigilosos da Receita Federal envolvendo tucanos. Ela disse que tem dificuldades de comprovar o "intuito eleitoral" do caso, "uma vez que essas informações não foram devidamente usadas por nenhum partido ou nenhuma coligação na propaganda eleitoral". "Para mim toda a dificuldade neste momento é demonstrar a conotação eleitoral porque não foram utilizadas. Isso poderia inclusive configurar um crime e gerar outras medidas, mas não no âmbito eleitoral", disse a procuradora. "Até pode-se argumentar que não foi usada porque realmente nem foi necessário", ironizou, referindo-se à larga vantagem da candidata petista Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto.

Vítor Vieira
Sandra Cureau, é bom que se relembre, informou em entrevistas que votou nas últimas eleições no PT e em Lula. É impressionante a incapacidade no Brasil dos Ministérios Públicos conseguirem prova para qualquer crime. É tanta dificuldade que seria o caso de mandar procuradores e promotores brasileiros para um cursinho nos Estados Unidos com os produtores da série de televisão CSI Miami e Las Vegas. Eles voltariam bem mais espertos. Por outro lado, como a Justiça Eleitoral é tremendamente inútil, os brasileiros poderiam fazer uma economia, fechando este segmento judicial inútil.





IBGE aponta que um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional

A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostra que um em cada cinco brasileiros de 15 anos ou mais (20,3% do total) são analfabetos funcionais, ou seja, tem menos de quatro anos de estudo. A pesquisa, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entrevistou 153.837 pessoas em todo o País até setembro de 2009. De acordo com os dados do ano passado, o analfabetismo atinge 14,1 milhões de brasileiros (9,7% da população). O número é somente 1,% percentual menor do que em 2004. O Nordeste ainda tem o maior índice de analfabetismo, quase o dobro da média brasileira. Mesmo assim, o número caiu de 22,4% da população para 18,7% na região em cinco anos. A pesquisa ainda aponta que, nas regiões Norte e Nordeste, há mais homens analfabetos do que mulheres, e que 12% da população acima de 25 anos é analfabeta, ou cerca de 13,4 milhões de pessoas. Segundo dados da Unesco, o Brasil teve uma taxa média de analfabetismo maior do que a da América do Sul entre 2005 a 2008. Apesar do analfabetismo persistente, a Pnad indica que a escolarização no Brasil aumentou desde 2008. Mais de 96% das crianças de 6 a 14 anos estão na escola em todas as regiões do Brasil e, entre os adolescentes de 15 a 17 anos, o número é superior a 90%. O índice diminui drasticamente entre os jovens de 18 a 24 anos. Somente 38,5% frequentaram uma instituição de ensino em 2009. Além disso, os dados da pesquisa mostram que boa parte dos alunos não completa o ensino médio. Em 2009, a média de anos estudo de brasileiros de mais de dez anos de idade foi de 7,2, quase quatro anos a menos do que o previsto pelo sistema educacional brasileiro.

Vítor Vieira
Esta pesquisa é altamente incompetente e incompleta. Com toda certeza, muito mais do que um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional. O IBGE alcançou esta resposta pela quantidade de anos de escola de cada brasileiro. Ora, o analfabetismo funcional é medido de outra forma. O sujeito aprende a ler e escrever, a fazer sua assinatura, mas não tem compreensão do que lê. Esse é o analfabeto funcional. Portanto, pode se dizer, com toda certeza, que cerca de três em cada cinco brasileiros são analfabetos funcionais. Não só são incapazes de compreender um texto, como também são incapazes de escrever duas linhas corridas de texto.




Crise global tirou o emprego de 1,3 milhões de brasileiros

A crise global ajudou a formar um acréscimo de 1,3 milhão de pessoas no contingente de desempregados entre 2008 e 2009. É o que revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009. De acordo com o instituto, a população desocupada (sem trabalho e procurando emprego) subiu para 8,4 milhões de pessoas entre 2008 e 2009, um aumento de cerca de 18,3%, maior taxa de elevação desde 2001.
A taxa de desemprego, ou de desocupação, saltou de 7,1% em 2008 para 8,3% em 2009. O IBGE destacou que as taxas de desemprego mostradas pela Pnad são diferentes das apuradas, para os mesmos anos, pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Isso ocorre devido às diferenças metodológicas das duas pesquisas, além da abrangência diferenciada: a PME alcança as seis principais regiões metropolitanas e a Pnad tem caráter nacional.




TCU vê problemas de segurança de informação em 65% dos órgãos públicos

Relatório aprovado pelo plenário do Tribunal de Contas da União aponta que 65% dos órgãos públicos do País, incluindo os três poderes, não têm uma política de segurança da informação adequada. Isso significa que os órgãos não têm controle sobre vazamentos de informações sigilosas, entre outros problemas. Conforme o Tribunal de Contas da União, houve pouco avanço na política de tecnologia da informação em cerca de 250 órgãos públicos na era Lula. Para se ter uma idéia, 97% dos órgãos não têm o chamado "plano de continuidade de negócios", diretrizes que devem ser seguidas em caso de haver uma pane no sistema que interrompa o serviço.




Monsenhor ecônomo da Arquidiocese do Rio de Janeiro é preso no aeroporto com euros na cueca e na meia


Encarregado da administração dos bens da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o monsenhor Abílio Ferreira da Nova envolveu-se, na noite do último domingo, no maior escândalo da paróquia. O ecônomo da Cúria foi flagrado por agentes da Polícia Federal no momento em que embarcava para Portugal com 52 000 euros não declarados. As cédulas estavam divididas: 45 000 em uma de suas malas, camufladas entre enlatados, e outros 7 000 nas meias e cueca do religioso. A prisão do ecônomo já seria, isoladamente, desastrosa para a imagem da Igreja Católica no Rio de Janeiro. Mas o enredo da trama protagonizada por monsenhor Abílio torna-se ainda mais indigesto para a Cúria por ser ele o sucessor do padre Edvino Alexandre Steckel, afastado em 2009 depois que veio à tona uma lista de gastos que, entre móveis, itens de luxo e serviços caros, incluía a compra de um apartamento ‘funcional’ de 500 metros quadrados por 2,2 milhões de reais para o então arcebispo, dom Eusébio Scheid. Abílio, que havia sido afastado em 2008, foi reconduzido ao cargo e assumiu tendo, entre outras missões, a de moralizar as contas da Arquidiocese. Pelo crime de evasão de divisas, ele vai responder em liberdade e pode pegar até seis anos de prisão.




Irã trava lapidação

Numa clara cedência às pressões internacionais, o Irã suspendeu a sentença de morte por lapidação proferida contra Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada por adultério e cumplicidade no homicídio do marido.
"O veredicto referente ao adultério vai ser reavaliado", anunciou o regime de Teerão.





Segredo para atrair mulheres na discoteca
Um conselho para os homens que tentam em vão impressionar as mulheres na pista de dança: toca a mexer mais o joelho direito!
Um estudo realizado por cientistas britânicos concluiu que as mulheres se sentem mais atraídas por homens que mexem rapidamente o joelho direito ao som da música. A rapidez e variedade dos movimentos do tronco e do pescoço são igualmente importantes para fazer aumentar a atração física, diz o estudo.




SITUAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário