sábado, 4 de setembro de 2010


Cessar-fogo da ETA com "controle internacional"













Duas formações da esquerda abertzale (independentista) basca elaboraram um documento a propor as condições para o fim da violência no País Basco e que inclui um cessar-fogo permanente da ETA com "controle internacional", informou o El País.
Em comunicado conjunto, a Eusko Alkartasuna (EA) e o Batasuna referem que o documento está incluído no acordo que o EA e o setor político do Batasuna apresentaram em 20 de Junho em Bilbao.
A oferta foi até ao momento ignorada pelo Governo. No entanto, "responsáveis da luta antiterrorista" citados pelo diário de Madrid consideraram a proposta de trégua "um passo, evidentemente, mas não o passo que deve dar a ETA. Para ser credível, apenas é válido o abandono definitivo da violência e a entrega das armas".
O diário basco El Correo, que atribui o documento apenas ao Batasuna (considerado o braço político da ETA e ilegalizado), indica que a primeira das oito condições estabelecidas para um acordo consiste na declaração de cessar-fogo permanente da ETA, sob verificação internacional.
O documento sugere outras condições, como a aceitação dos "princípios Mitchell", estabelecidos no processo de paz para a Irlanda do Norte, no qual se renuncia à utilização da violência e ao desarmamento total e verificável, para além da a revogação da Lei dos Partidos e o cancelamento dos processos judiciais contra as organizações da esquerda abertzale.
O documento também sugere o fim das ameaças e pressões "contra todas as pessoas" e sublinha que devem ser feitos "esforços para a reconciliação de todas as vítimas". A transferência dos presos da ETA para prisões do País Basco e a libertação dos reclusos com doenças graves são outras propostas avançadas.
A esquerda abertzale, que está a intensificar as pressões sobre a ETA para a declaração de um cessar-fogo, defende ainda a abertura de "uma ou várias mesas de diálogo" entre os partidos bascos, com mediadores internacionais, para abordar as questões políticas e uma negociação entre o Governo espanhol e a ETA "sobre as consequências do conflito" para as vítimas, presos e membros da ETA.




Demi Moore posta foto só de biquíni na internet

A atriz norte-americana Demi Moore postou na internet fotos nas quais aparece vestindo apenas biquíni e óculos escuros. Sozinha em um espaço que parece ser o banheiro de sua casa, a atriz tirou as fotos de seu reflexo no espelho com um aparelho de telefone celular. Nas imagens, Demi Moore, aos 47 anos, prova estar em ótima forma. "Finalmente um dia livre", escreveu a atriz ao postar os registros íntimos na rede. As especulações são de que ela postou estas fotos em resposta aos comentários que estão surgindo sobre as escapadas de seu marido, o ator Ashton Kuscher, muito mais novo do que ela. Seria como uma reedição do que aconteceu com a atriz Sandra Bullock.




Oposição oficializa candidatura de Odone à presidência do Grêmio

Grupo reunido em torno da Chapa 1, a Renova Tricolor, lançou a candidatura do deputado estadual Paulo Odone à presidência do Grêmio. Ele está em campanha eleitoral para renovar seu mandato parlamentar. Paulo Odone foi presidente do Grêmio no ano em que o time esteve na segunda divisão do campeonato nacional, e voltou para a primeira ganhando um jogo que tinha tudo para ser perdido, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Agora, parece que o Grêmio caminha para a segunda divisão outra vez, e ele se candidata mais uma vez.




Jornal Folha de S. Paulo recorre para ter acesso a processo de Dilma no STM

O jornal Folha de S. Paulo protocolou no Superior Tribunal Militar um mandado de segurança em que pede acesso ao processo que levou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, à prisão durante a ditadura militar (1964-1985). O processo está recolhido em um cofre na presidência da corte por decisão do presidente do STM, Carlos Alberto Marques Soares, que diz querer "evitar o uso político do material". Soares também alegou que o processo encontra-se em "estado de fragilidade, de difícil manuseio". O mandado de segurança foi protocolado pelo jornal Folha de S. Paulo depois que o próprio Soares negou acesso ao processo requerido na semana passada pelo jornal, em petição. Segundo Taís Gasparian, advogada do jornal, o mandado de segurança tem o objetivo de combater arbitrariedades cometidas por agentes públicos. Agora, todo o plenário da corte militar vai se posicionar sobre o assunto. O relator será o ministro Marcos Torres. O processo de Dilma, arquivado há 40 anos e não sigiloso, foi retirado do arquivo e levado ao cofre em março. Parte do material que consta no processo está disponível em arquivos públicos.




Juíz da Paraíba denuncia compra e venda de votos por crack

O juiz da 48ª zona eleitoral da Paraíba, Ozenival dos Santos Costa, denunciou à Polícia Federal a prática da compra e venda de votos por pedras de crack no município de Solânea, localizado a cerca de 140 km da capital João Pessoa. Segundo ele, o esquema conta com a participação de políticos e cabos eleitorais e chega a utilizar o serviço de mototáxi para a distribuição da droga. O juiz revelou ainda que políticos participam do esquema e que consumidores são utilizados por cabos eleitorais no processo de troca de votos pelo crack. "É uma situação constrangedora a gente saber que pessoas ainda são capazes de votar com o objetivo de ganhar uma, duas ou três pedras de crack. É uma infelicidade, mas uma realidade aqui em Solânea".




Sigilo violado - Contador era filiado ao PT

O contador Antonio Carlos Atella Ferreira, que teve acesso ilegal às declarações de Imposto de Renda de Verônica Serra em setembro do ano passado, foi filiado ao PT entre 2003 e novembro de 2009. Ele diz que não se lembra. O outro contador que, segundo Antonio Carlos, lhe encomendou o serviço, é filiado ao PV.




Por quem bate agora o coração do secretário-geral do PT

No último dia 20, homenageado por uma parcela expressiva do PIB com um almoço no restaurante do Hotel Fasano, em São Paulo, o deputado José Eduardo Cardozo, secretário-geral do PT, aproveitou a ocasião para comunicar a amigos que espera casar em breve com a jornalista Sofia Krause, ex-repórter da VEJA e, atualmente, funcionária da TV Globo em Brasília.
Cardozo namorou durante quase dois anos a deputada gaúcha Manuela D' Ávila, do PC do B. Ele e Manuela eram apontados por seus pares como o casal mais charmoso do Congresso.


Manuela D'Ávila




Homem de 82 anos morde polícias

Os polícias talvez esperassem encontrar um cão perigoso quando foram a casa de um homem de 82 anos, em Nijkerk, localidade holandesa, apurar por que razão mantinha uma disputa com um vizinho por causa de um animal de estimação. O que não podiam antecipar é que seriam mordidos não pelo animal mas pelo dono. O octogenário foi interpelado para se identificar e reagiu com pontapés e dentadas. A aventura acabou, é claro, com a detenção do agressor.




Violento sismo sacode Nova Zelândia

Um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter atingiu o sul da Nova Zelândia.
Inicialmente, o Centro de Geologia dos EUA afirmou que a intensidade do terramoto tinha sido de 7.4 e que haveria ainda o alerta de tsunami, que não se veio a confirmar.
O epicentro do sismo localizou-se 30 quilômetros a Noroeste de Christchurch, a maior cidade da ilha sul da Nova Zelândia, e a 298 quilómetros a Sudoeste de Wellington, a capital neozelandesa. O epicentro teve uma profundidade de 16,1 quilómetros.
Até ao momento, não há registo de danos materiais ou vítimas.




Papa envia terços para os mineiros

Os 33 mineiros encurralados há um mês na Mina de São José (Copiapó), no Chile, a 700 metros de profundidade, receberam agora terços benzidos pelo Papa Bento XVI.
Os terços foram entregues aos mineiros pelo bispo de Santiago do Chile, D. Francisco Errázuriz, que manteve um breve diálogo com os homens, incentivando-os a ultrapassar esta adversidade. "Têm enfrentado este enorme desafio com muita força, disciplina e fé", declarou o cardeal chileno, que celebrou a Eucaristia em pleno deserto de Atacama, onde se localiza a mina, com a presença de familiares dos mineiros.
Apesar das dificuldades, os mineiros mantêm o bom-humor e, para desanuviar, contam mesmo algumas anedotas obscenas. O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, corou com uma das piadas e não quis contá-la aos jornalistas.
Especialistas da NASA estão, entretanto, a ultimar um conjunto de recomendações, após terem avaliado as necessidades dos mineiros. Estes aguardam o desenrolar do longo resgate, que demorará três a quatro meses, o que impedirá um deles de ver o nascimento, dentro de duas semanas, da filha, que receberá o nome de Esperanza (Esperança).




Criança de dois anos deixa de fumar

O serviço indonésio de proteção de menores colocou Aldi Rizal, uma criança de dois anos, num programa de desintoxicação de tabaco. O bebê fumava 40 cigarros por dia desde os 11 meses. O resultado foi um êxito, mas Rizal ficou com seqüelas no coração.
Aldi Rizal experimentou o primeiro cigarro aos 11 meses pela mão do pai, alegadamente, para aliviar dores de cabeça.
Desde então, o bebê, que também tinha problemas de obesidade, desenvolveu o vício e chegou a fumar dois maços de tabaco por dia.
A história correu o Mundo. E o Mundo condenou os pais de Rizal. Em sua defesa, o casal disse que em todas as ocasiões que tentavam impedir o filho de fumar, ele manifestava comportamentos agressivos.
Entretanto, desde Junho passado, a criança foi retirada, temporariamente da família, para fazer terapia psicológica.
Uma das atividades terapêuticas passava por colocar Rizal a brincar com crianças da sua idade.
Enquanto isso, a mãe de Rizal, com 26 anos, esteve a aprender algumas noções de educação infantil.
A terapia foi um êxito: Rizal deixou de fumar e passou a ser uma criança mais feliz.
Regressada a casa, Rizal terá dito que tinha saudades do pai, que manifestou total despreocupação pelo vício do filho.
Rizal deixou de fumar, mas ficou com seqüelas no revestimento do coração.




Soldado israelita acusado de roubo na frota humanitária para Gaza

Um soldado israelita foi acusado por um tribunal militar de ter roubado material confiscado durante a operação contra a frota com ajuda humanitária para Gaza, uma intervenção que provocou a morte de nove ativistas, informou o exército.
O soldado, cuja identidade não foi revelada, retirou os bens em causa do navio Navi Marmara quando este se encontrava atracado no porto israelita de Ashdod, indicou o exército em comunicado.
"Estas ações contradizem os padrões morais e o código ético do exército israelita", segundo a nota.
O jornal “Yediot Aharonot” divulgou que um militar tinha admitido que roubou um computador portátil, duas máquinas fotográficas e uma bússola, objetos que pertenciam aos membros da frota com ajuda humanitária para Gaza, interceptada por um comando israelita no dia 31 de Maio.
Segundo o jornal, a polícia militar crê que outros soldados podem ter cometido furtos nos navios.




SITUAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário