terça-feira, 14 de setembro de 2010



Cláudio Humberto

Briga de sócios fez empresário delatar Erenice
A briga pelo controle da empresa de cargas Master Top Airlines (MTA) pode explicar por que Fabio Baracat decidiu revelar o envolvimento da ministra Erenice Guerra (Casa Civil) e do filho dela, Israel, no negócio de R$ 59,8 milhões da empresa com os Correios. Fortalecido com o êxito do contrato que negociou, Baracat adquiriu dois aviões no exterior para reforçar a frota de DC-10 da MTA, a fim de atender os Correios.
Baracat foi afastado pelo sócio Alfonso Reis, argentino que controla a MTA através da americana Centurion, o que é vedado na lei brasileira.
Desde que foi afastado da MTA, Fabio Baracat iniciou uma luta judicial para ser reintegrado à empresa e receber indenização por dano moral.
Alfonso Reis mora nos EUA. Esteve em Brasília para a posse do amigo Arthur Rodrigues Silva na diretoria de Operações dos Correios.
O coronel-aviador Arthur Rodrigues trabalhava para a MTA até ser confirmado por Erenice Guerra no cargo diretor de Operações da ECT.
Denúncia de Baracat foi gravada na quinta, 9
As revelações do empresário Fabio Baracat sobre como conseguiu fechar um contrato de R$ 59,8 milhões, com a ajuda da ministra Erenice Guerra e do filho dela, foram prestadas – gravadas – ao repórter Diego Escosteguy, de Veja, na quinta-feira (9) pela manhã. Baracat falou à revista em São Paulo, nas imediações do aeroporto de Congonhas. No mesmo dia da entrevista, ele embarcou para a Europa.
Fabio Baracat foi afastado da MTA após obter o contrato de carga de Brasília para Salvador e Recife, e de Viracopos (SP) para Manaus.





EUA: Jovem britânico banido por ofender Obama via email

Um adolescente britânico de 17 anos foi banido para sempre dos Estados Unidos por, após uma bebedeira, escrever um email para o presidente Barack Obama repleto de ofensas, como informou o diário "New York Daily News".
A mensagem foi enviada por Luke Angel, da Inglaterra, no último sábado - quando os americanos lembravam os nove anos dos atentados do 11 de Setembro - e acabou interceptada pelo FBI, a polícia federal dos EUA.
O adolescente então recebeu a visita das autoridades britânicas em sua casa em Bedfordshire, na Inglaterra, e admitiu ter enviado o email para a Casa Branca, embora ainda não consiga lembrar o que escreveu.
- Ele enviou um email para a Casa Branca com uma linguagem totalmente ameaçadora e abusiva - disse um porta-voz da polícia britânica.
Além disso, Luke, que não foi detido e não enfrentará qualquer processo criminal, foi informado de que não poderia nunca mais entrar nos EUA.
- Eu realmente não me importo com isso. Sei que meus pais não estão muito felizes. A polícia veio aqui, tirou uma foto minha e disse que eu estava banido dos EUA - contou à imprensa britânica o jovem, que explicou que enviou a mensagem após ver um programa na TV sobre o 11 de Setembro.





Gabinete Sarkozy acusado pelo 'Le Monde'

O jornal francês "Le Monde" publicou em sua primeira página um editorial acusando o gabinete do presidente do país, Nicolas Sarkozy, de usar o serviço de inteligência para identificar uma fonte que passou informações ao diário sobre a investigação envolvendo a mulher mais rica da França e o ministro francês do Trabalho, Eric Woerth.
A Presidência não comentou o caso até o momento.
Denunciando o que considera uma violação do dispositivo legal que garante aos jornalistas manter suas fontes em segredo, o editorial diz que o jornal abrirá um processo judicial por conta do caso.
O texto não acusa nenhuma autoridade em particular, mas diz que o gabinete do presidente pediu que a direção central de inteligência interna (DCRI) identificasse a fonte relacionada ao escândalo ligado à dona da L'Oréal, Liliane Bettencourt.
A mulher do ministro francês trabalhou para a bilionária, que é investigada sob suspeita enviar dinheiro para o exterior de forma ilegal e sonegar impostos.
Ele é suspeito de ter favorecido Liliane na concessão de benefícios fiscais e em relação a um prêmio concedido ao administrador da fortuna da mulher.
A herdeira da L'Oréal também teria feito doações ilegais para a campanha de Sarkozy à Presidência.





Procuradoria diz que slogan de Tiririca é legal

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo divulgou uma nota para dizer que o slogan "pior do que está não fica", do candidato Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, não pode ser considerado crime eleitoral. A nota foi divulgada depois que o promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes, do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, deu uma entrevista na qual afirmou que o slogan poderia ser considerado uma infração capaz de barrar a candidatura. Tiririca disputa uma vaga à Câmara dos Deputados pelo PR de São Paulo. "A propaganda do candidato Tiririca não é, até o presente momento, irregular nem gera cassação de registro, pois que não viola dispositivo constitucional ou infraconstitucional que trate da matéria", afirma a procuradoria na nota. O Ministério Público Eleitoral ainda afirma que os partidos têm autonomia para escolher seus candidatos e diz que não pode haver uma intervenção do Estado nos casos em que a lei não é violada.
O texto informa ainda que a procuradoria já recebeu sete representações contra Tiririca e em todos os casos a opinião foi pelo arquivamento.





Cuba cortará meio milhão de empregos

Cuba vai eliminar mais de meio milhão de empregos até o primeiro trimestre de 2011, anunciou o sindicato único de trabalhadores. O corte faz parte de uma das mudanças de rumo mais importantes decidida pelo governo em décadas. O presidente cubano, Raúl Castro, anunciou em abril deste ano, um plano que prevê a demissão de mais de 1 milhão de funcionários públicos nos próximos cinco anos, como parte de suas reformas moderadas para melhorar a produtividade do trabalho e elevar a qualidade dos serviços. Porém, o governo assegurou que ninguém ficará desamparado e ofereceu recolocar os funcionários excedentes em setores deficitários de mão-de-obra.





Dilma torce o pé e aparece de bota ortopédica em evento

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, torceu o pé e está calçando uma bota ortopédica. Ela surgiu na Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo) calçando o acessório e informou que teve "um pequeno acidente". A presidenciável se exercitava na esteira quando torceu o pé. Dilma foi atendida pelo médico Roberto Kalil, que imobilizou o pé da petista e afirmou que só houve uma torção.










Bento XVI: Dor por pedofilia


O Papa Bento XVI fez saber que sente “muita dor” após ter tomado conhecimento da dimensão do escândalo de abusos de menores no seio da Igreja belga.












Fidel afirma que Sarkozy "parece" estar louco

O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou na última das suas reflexões que "parece" que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, está a ficar louco, supostamente devido à sua política de expulsão de ciganos romenos.
A reflexão de Castro, publicada no site Cubadebate, é dedicada a França, tanto pelas expulsões de ciganos como pelo seu poder nuclear, que consiste, segundo Fidel, em 300 bombas que só podem ser acionadas com chaves guardadas numa mala que está na posse do próprio Sarkozy.
"Suponhamos que Sarkozy de repente fique louco, como parece ser que está a acontecer. Que faria nesse caso o Conselho de Segurança das Nações Unidas a Sarkozy e à sua mala?", pergunta Castro.
O ex-presidente, de 84 anos, muito ativo desde que, em Julho, voltou à vida pública após quatro anos de doença e convalescença que o fizeram ceder o poder ao irmão Raúl, já provocou protestos na França quando qualificou de "Holocausto racial" a política do Governo francês relativamente aos ciganos.
Castro interroga-se sobre o que "acontecerá se a extrema direita francesa decidir obrigar Sarkozy a manter uma política racista em contradição com as normas da Comunidade Europeia" e acrescenta que o Conselho de Segurança da ONU deveria pronunciar-se tanto sobre esta questão como sobre o poderio nuclear francês.
Do mesmo modo, Fidel questiona se faz sentido moral e ético lançar um ataque contra o Irã por ter a "suposta intenção" de fabricar armas atômicas.





Avião cai na Venezuela

Um avião da companhia venezuelana Conviasa com 47 passageiros e quatro tripulantes a bordo despenhou-se em Puerto Ordaz, no estado venezuelano de Bolívar, causando a morte a pelo menos 14 pessoas. Fontes oficiais adiantaram que outras 33 pessoas sobreviveram ao acidente, até o fechamento da edição não havia informações sobre as restantes 4 pessoas.
O avião, um ATR42, fazia a ligação entre Porlamar, na ilha Margarita, e Puerto Ordaz, tendo-se despenhado num terreno pertencente a uma siderurgia. A queda deu-se quando a aeronave estava a dez quilômetros do aeroporto. Não houve vítimas em terra.
Equipes de socorro acorreram ao local e levaram os 33 feridos, alguns em estado grave, para os hospitais da região. Segundo testemunhas, o aparelho perdeu o controlo antes da queda e as autoridades investigam agora se houve falha técnica ou se foi erro humano.





China: Incidente com avião causa pânico em aterragem

Um incidente com um avião comercial chinês que voava de Shenyang, noroeste, para Xian, no centro, provocou o pânico entre os passageiros, um incidente que tem lugar quando a aviação chinesa se mantém alerta.
Depois do desastre do Embraer ERJ-190 da Henan Airlines a 24 de Agosto que provocou a morte a 42 pessoas e ferimentos noutras 54 no que foi o primeiro desastre da aviação chinesa em seis anos, o setor mantém-se em alerta e o incidente do avião da Southern Airlines aumentou os receios.
Quando o McDonnel Douglas MD-90 aterrava em Xian, o trem de aterragem largou uma grande quantidade de fumaça que alarmou os passageiros evacuados de imediato com receio de um incêndio a bordo.
O incidente não provocou danos pessoais e as autoridades do aeroporto informaram imediatamente que se tratava de um falso alarme provocado pela combinação da perda de óleo numa roda com as altas temperaturas que atinge o trem de aterragem que podem subir até aos 500 graus centígrados.
O acidente da Henan Airlines, o primeiro desde 2004 em voos comerciais na China, desencadeou uma inspeção ao setor em todo o país que revelou que muitos pilotos de linha da companhia acidentada exageravam na sua experiência quando procuravam emprego na empresa.





EUA: Capitólio evacuado devido a pó estranho

A descoberta de um pó estranho na galeria onde ficam os visitantes da sala da Câmara dos Representantes forçou a evacuação parcial do Capitólio, em Washington (EUA).
Depois de terem encontrado a substância ainda não identificada, as autoridades norte-americanas agiram "com excesso de cautela", isolando aquela parte do edifício onde têm assento os senadores e congressistas.
No momento em que se deu a descoberta havia poucas pessoas na Câmara dos Representantes e em apenas uma hora tudo voltou ao normal.

PS: A Câmara de Representantes dos Estados Unidos foi esvaziada após um alerta emitido pelas equipes de segurança pela suspeita de antraz. Segundo a polícia do Capitólio, o pó suspeito foi encontrado nas instalações do Congresso. As únicas pessoas que estava presentes neste momento eram alguns funcionários, que foram retirados por precaução", indicou a porta-voz da polícia, Kimberly Schneider.





Ex-chefe de grupo terrorista ETA é condenado a 83 anos de prisão na Espanha

A Justiça espanhola condenou Gorka Palacios, ex-chefe militar do grupo terrorista basco ETA a 83 anos de prisão. Na primeira condenação a um membro do grupo desde o anúncio de um cessar-fogo, Palacios foi considerado culpado pelo atentado ao Ministério da Justiça, no dia 10 de julho de 2001, que matou o policial Luis Ortiz de la Rosa e deixou ao menos 20 feridos. Em 2003 o ex-chefe do grupo terrorista também já havia sido condenado a 19 anos de prisão na França, país que o extraditou temporariamente para ser julgado na Espanha. Considerada uma organização terrorista pela União Européia, o ETA foi responsabilizado pela morte de 829 pessoas em mais de 50 anos de violência pela independência do que, em basco, chama-se Euskal Herria, uma nação independente almejada pelo grupo, que seria formada pelo País Basco espanhol, a vizinha região de Navarra e o País Basco em território francês






Narcotráfico no México: Detido n.º 2 de cartel

O Exército mexicano capturou, na região de Puebla, Sergio Villarreal Barragán (‘El Grande’), alegado número 2 do cartel dos irmãos Beltrán Leyva e cujo nome constava da lista nacional dos traficantes de droga mais procurados.







Estação abastecedora de leite fresco

Um produtor alemão de leite criou um novo e bem-sucedido negócio: uma estação de abastecimento de leite fresco.
A ideia foi implementada perto de Colôniae visa vender diretamente ao público o leite de 78 vacas, disponibilizado numa máquina de venda, 24 horas do dia. Os clientes podem levar recipientes vazios ou comprar garrafas para encher. Depois, é só pôr as moedas na ranhura e carregar num botão, consoante a quantidade pretendida.






Australiano fuma páginas da Bíblia e do Corão

Um advogado australiano resolveu arrancar páginas da Bíblia e do Corão e gravar-se enquanto as transformava em mortalhas de cigarros. 'Bíblia ou Corão: qual deles arde melhor?' é o título do vídeo polêmico que foi entretanto retirado do site de partilha You Tube.
A intenção de Alex Stewart, que trabalha na Universidade de Tecnologia de Queensland, terá sido fazer uma sátira à polêmica causada pelo pastor evangélico norte-americano Terry Jones, que ameaçou promover uma queima de cópias do Corão para assinalar o nono aniversário dos atentados de 11 de Setembro.
"As pessoas que ficam perturbadas com este tipo de coisas estão a levá-las demasiado a sério", afirmou o advogado australiano, que é um ateu assumido.
Na sequência das reações negativas ao seu gesto, Alex Stewart meteu licença na Universidade de Tecnologia de Queensland, cujo vice-reitor disse estar "desapontado" com o vídeo.
Entretanto, líderes da comunidade muçulmana da Austrália pediram aos seguidores que não "respondam a provocações".







SITUAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário