quinta-feira, 3 de novembro de 2011


O tratamento privado do câncer de Lula


Cardápio - A jornalista Mônica Bérgamo, Folha de S. Paulo de quarta-feira - 2 de novembro, página E2 Ilustrada, publicou a seguinte nota sobre o cardápio de Lula no jantar de segunda-feira - 31 de outubro:
"Anteontem, no hospital, Lula se alimentou com refeições leves e evitou açúcar. Jantou um filé de merluza ao molho de endro, salada de alface roxa, abobrinha e cenoura, farofa de maracujá, legumes salteados e salada de frutas".
A jornalista revelou que naquela noite, dona Marisa, de chinelinho, circulou pelo corredor e conversou com outros pacientes, que mostravam a ela jornais com as notícias sobre Lula.
2010 - Lula, ao inaugurar uma Unidade de Pronto-Atendimento do SUS, em Recife - Pernambuco, disse o seguinte: "Ela está tão boa que dá até vontade de ficar doente para ser atendido".
As críticas à decisão de Lula de procurar o hospital privado mais caro do Brasil para se tratar, o Sírio-Libanês, e não um hospital que atende pelo SUS, não têm nada a ver com seu desejo de se curar, mas à incoerência entre o que fez pelo SUS no seu governo e o que é o Sistema Único de Saúde. Lula poderia ter resgatado o SUS e não fez isto.
Mais: é enorme a incoerência entre o presidente que disse que "o SUS é um sistema público de saúde perto da perfeição" e o ex-presidente que não quer saber dele para se tratar.
Lula pode pagar o tratamento porque segundo seu sócio e amigo Paulo Okamoto "ele tem dinheiro" ... e também um Plano de Saúde milionário caríssimo e fantástico, o Global Care, que permite atendimento em casa. Foi o que lhe permitiu entrar na sexta-feira - 28 de outubro - no hospital, obter o diagnóstico no dia seguinte e iniciar o tratamento dois dias depois, na segunda-feira - 31 de outubro.
Um paciente do SUS espera 30 dias pelo diagnóstico, outros 76 dias para começar o tratamento por quimioterapia (se for radioterapia, mais 113 dias).
Lula sabe cuidar da própria saúde, mas durante seus oito anos de presidência, não soube cuidar da saúde do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário