segunda-feira, 14 de novembro de 2011


Em vistoria no HPS de Porto Alegre, Simers encontra leitos vazios e pacientes aguardando vagas.

Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS)

Em uma vistoria no domingo - 13 de novembro, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) flagrou leitos vazios na UTI Clínica do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). Segundo a entidade, enquanto há espaço a ser ocupado, pacientes graves aguardam vagas.
"Pelo menos dois pacientes são mantidos na sala de politraumatizados quando deveriam ocupar duas vagas da UTI", reclama o Simers. Um deles, um senhor de 64 anos, estaria há 48 horas no local, entubado. De acordo com o Sindicato, a razão para não ocorrer a transferência do paciente seria a falta de técnicos de enfermagem.
O Simers diz que se reunirá na segunda-feira - 14 de novembro - com o Ministério Público Estadual para pedir providências urgentes que supram a necessidade de pessoal na instituição. No domingo - 13 de novembro, um técnico da UTI Clínica teria sido deslocado para a de trauma, o que reduziu o atendimento a três técnicos para cada sete pacientes na UTI Clínica, que não pode receber mais doentes se não tiver mais profissionais.
— O problema não chegou ontem ao HPS, mas agora vivemos o ponto crítico. Isso só está ocorrendo porque não foram tomadas medidas a tempo — lamentou o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes.
O Sindicato havia denunciado que uma circular interna, de sexta-feira, dia 11 de novembro, determinou a desativação de leitos da UTI Clínica. Depois, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nova circular, reforçando que o HPS atenderá prioritariamente traumas. O Sindicato reclama que a decisão de restringir a internação não foi comunicada aos demais hospitais, que registram quadro de extrema superlotação.

O que diz a Secretaria de Saúde
Tentou-se contato por telefone no início da noite de domingo - 13 de novembro - com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Carlos Henrique Casartelli, mas ele não atendeu às ligações. A assessoria de imprensa da secretaria afirmou que os representantes do Simers que foram ao HPS não procuraram o chefe de plantão do hospital, que seria o responsável pelo gerenciamento da casa de saúde durante o período dos plantões.
A assessoria da SMS informou, ainda, que o paciente de 64 anos citado pelo Simers deu entrada na manhã de domingo - 13 de novembro - no hospital, e está aguardando um leito pela Central de Regulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário