segunda-feira, 14 de novembro de 2011


Alemanha prende suspeito de ser cúmplice de assassinos neonazistas
Líderes alemães temem o existência de 'terrorismo de extrema-direita'.
'Assassinos do döner' mataram dez pessoas entre 2000 e 2007.

A procuradoria federal da Alemanha anunciou no domingo -13 de novembro - a detenção de um homem de 37 anos identificado como Holger G., suspeito de ser cúmplice de um grupo de neonazistas envolvido em dez assassinatos.
O grupo recebeu o apelido de "assassinos do döner" em referência ao "döner kebab", um prato típico da comunidade turca na Alemanha. Os estabelecimentos comerciais que vendem o kebab foram alvos de vários ataques do grupo.
Oito pessoas de origem turca, uma de origem grega e uma policial alemã, todos mortos entre os anos de 2000 e 2007, estão entre as vítimas dos assassinos. Os crimes aconteceram em várias cidades diferentes da Alemanha.
Durante a semana, dois supostos autores do ataque, Uwe B. e Uwe M., foram encontrados mortos, provavelmente por suicídio.
Policial vascula casa da neonazista Beate Z.
em busca de provas
Outra suspeita, Beate Z., de 36 anos, provocou a explosão de sua residência antes de se entregar à justiça. Neste fim de semana, os rostos dos três suspeitos figuravam no jornal "Bild" e nas manchetes de outros jornais alemães.
A polícia descobriu uma pistola calibre 7,5 milímetros em Zwickau (leste da Alemanha), em meio às ruínas da casa de Beate. Segundo a perícia balística, a arma foi usada para cometer vários assassinatos que não foram elucidados até o momento.
Ela era procurada em função de uma investigação sobre um ataque a mão armada em 4 de novembro, em Jena (leste).
A descoberta faz as autoridades da Alemanha temerem a existência interna de um "terrorismo de extrema-direita". A investigação está a cargo da promotoria federal antiterrorismo.
"Este caso mostra que restam extremistas de direita dispostos a fazer uso da violência na Alemanha", lamentou o chefe da bancada parlamentar social-democrata (SPD, oposição), Thomas Oppermann, falando ao jornal "Die Welt".
Vários jornais falam de uma possível "Facção do Exército Marrom", referindo-se ao grupo armado de extrema-esquerda "Facção do Exército Vermelho" que, dos anos 70 aos 90, causou a morte de mais de 30 pessoas na Alemanha.
O Partido Nacional Democrático da Alemanha (NPD, na sigla em alemão), de extrema-direita, elegeu no domingo -13 de novembro - seu novo presidente. Holger Apfel representa a ala mais radical do partido, que reúne vários neonazistas, e é reconhecidamente antissemita.

Foto dos 'assassinos do döner', fornecida pela polícia do estado da Turíngia, no leste da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário