quinta-feira, 10 de novembro de 2011


O perigo do lixo eletrônico


Para chamar a atenção sobre os perigos da contaminação causados pelo processo de reciclagem informal de lixo eletrônico, o Laboratório Federal para Ciência e Tecnologia de Materiais da Suíça alerta que o transporte do lixo eletrônico, proibido internacionalmente, é feito de maneira clandestina para países africanos e asiáticos misturado a carregamentos de eletrônicos de segunda mão importados de países desenvolvidos.
Em Gana, um dos principais receptores de eletrônicos europeus de segunda mão na África, testes feitos em uma escola próxima a um centro de reciclagem informal mostraram níveis de chumbo, cádmio e outros poluentes cerca de 50 vezes acima dos níveis considerados seguros.
De acordo com o Laboratório, a reciclagem e a extração de materiais de televisores, celulares e computadores quebrados é vista como oportunidade para milhares de comunidades mais pobres. O Empa estima que em 100 mil celulares há cerca de 2,4 quilos de ouro, mais de 900 quilos de cobre e 25 quilos de prata, que valeriam mais de US$ 250 mil (R$ 430 mil) se fossem completamente recuperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário