quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Negociador palestino diz que teme ser "executado'' por causa de documentos vazados

O negociador-chefe palestino Saeb Erekat disse que teme ser "executado" devido à decisão da rede de TV árabe Al-Jazeera de divulgar centenas de documentos secretos que dizem respeito às negociações de paz com Israel. Os documentos vazados sugerem que os líderes palestinos estariam dispostos a fazer grandes concessões aos israelenses, incluindo permitir que Israel anexasse praticamente todos os assentamentos judaicos construídos em Jerusalém Oriental em troca de terras em outras regiões. Erekat é citado como o mensageiro das propostas. Ele admitiu que ao menos parte dos documentos é verdadeira, mas que eles não são "oficiais". "Hoje, o que está sendo feito contra nós (a divulgação dos documentos pela Al-Jazeera) passa a mensagem de que nós somos culpados, nós devemos ser executados", disse Erekat em Ramallah. O negociador disse que vai investigar a origem dos vazamentos e, caso fique provado que os documentos vazaram de seu escritório, assumirá "a responsabilidade". Questionado se estava fazendo, em privado, concessões que iriam além do que o povo palestino estava preparado para ceder, Erekat disse que está mantendo a população a par do andamento das negociações. A Autoridade Palestina foi duramente atingida pela revelação dos documentos, que mostram que, em reuniões privadas com negociadores israelenses, os líderes palestinos ofereceram a Israel, por exemplo, a anexação de assentamentos em Jerusalém Oriental e barreiras ao direito de retorno dos refugiados palestinos aos territórios ocupados. Erekat é citado em vários dos 1,6 mil documentos secretos publicados pela Al-Jazeera e pelo jornal britânico The Guardian. Os documentos abrangem dez anos de negociações entre israelenses e palestinos intermediadas pelos Estados Unidos. Uma penúltima leva de papéis divulgados sugeria que a Autoridade Palestina conspirou com forças de segurança de Israel para matar o palestino Hassan Al-Madhoun, morto posteriormente por um míssil israelense em Gaza. Os documentos também indicam um envolvimento do serviço de inteligência britânico, o MI6, em tentativas de enfraquecer a organização Hamas, antes que esse tomasse o controle de Gaza, quatro anos atrás.





ProUni bate recorde e tem mais de 1 milhão de inscritos
O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou um recorde de inscrições — ao todo, 1.048.631 alunos concorrem a 123.170 bolsas de estudo, sendo 80.520 integrais e 42.650 parciais (50% da mensalidade). Os números, de acordo com o Ministério da Educação, superam os 822 mil registrados no ano passado — a maior marca até então.
Para participar do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
O candidato pode escolher até três cursos, elegendo uma prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada na próxima sexta-feira (28/01). Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.
Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa.


PS: Mais de um milhão de pessoas querem estudar. Necessitam de auxílio financeiro. O Governo oferece, apenas, 123.170 bolsas de estudo. Este é o retrato da educação no governo do PT. Para mais de novecentas mil pessoas o PT diz: "Caso você queira estudar vire-se brother! Vire-se!"
Em tempo: o PT já teve 86% de aprovação em pesquisas de opinião, ou melhor, tem.






Josias de Souza

Lula defenderá ‘volta’ de Delúbio, diz dirigente do PT
José Dirceu bem que avisara. Em novembro de 2010, depois de um café no Alvorada, o companheiro dissera:
Fora do governo, Lula vai se dedicar a desmontar a “farsa do mensalão”.
O próprio Lula, numa de suas derradeiras entrevistas como presidente, referira-se ao escândalo como “tentativa de golpe”.
Pois bem. O ex-soberano ainda nem “desencarnou” direito e o secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), já informa:
“Se for questionado, Lula vai dizer que é favorável” à volta de Delúbio Soares aos quadros do PT.
Segundo Vargas, o pedido de refiliação de Delúbio será votado no PT entre março e abril. O deputado disse o seguinte ao repórter Bernardo Mello Franco:
"Como é que nós vamos dizer que ele não pode se filiar? Nenhum de nós tem condição moral ou política de dizer que ele não pode militar no PT..."
"...Se qualquer evidência de caixa dois servir para excluir alguém do PT, tem que dar uma excluída boa, geral. Do PT ou do PTB, do PMDB..."
O deputado talvez devesse desperdiçar um naco do seu tempo com a leitura da ação penal que corre no STF. Verá que a peça trata de grossa corrupção, não de delito eleitoral.
Seja como for, não resta senão evocar o próprio Delúbio. Em 2005, nas pegadas do escândalo que fulminou aquela aura de diferença heróica de que se jactava o PT, o companheiro previra:
Isso tudo ainda vai virar “piada de salão”. Neste ano da graça de 2011, a propósito, o Carnaval cai em março. O PT não poderia ter escolhido mês mais adequado para abrir o debate sobre a volta do que não foi.





Dilma cancela viagem para inauguração de usina termoelétrica
A presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria a Candiota (RS) para inaugurar uma usina termelétrica, nesta sexta-feira (28/01). A agenda marcaria seu primeiro discurso em palanque desde que assumiu a Presidência, em 1º de janeiro. A Presidência, que comunicou o cancelamento, não informou o motivo da desistência da viagem. Desde sua posse, Dilma vem concentrando sua agenda em reuniões internas no Palácio do Planalto, com ministros.





Curtas:

Bolsa-herdeiro: uma descendente do mártir Tiradentes quer receber pensão vitalícia.

A Polícia e a Receita Federal estão no rastro de agiotas no Piauí. O negócio é escancarado: fazem empréstimos a prefeitos e colocam prepostos para administrar os cofres municipais. Os prefeitos só assinam os cheques. Estima-se que o negócio já chega a R$ 1 bilhão. A PF prendeu sete prefeitos e trinta empresários na Operação Geleira, há dias, e a expectativa é da revelação do envolvimento de agiotas.

O secretário de Comunicação do PT, André Vargas, fez um desabafo/confissão: “nenhum de nós (dirigentes) tem condição moral ou política de impedir que Delúbio Soares milite no PT”. Tem toda razão.

Desde que voltou ao País, o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) não passa um dia sem falar pelo telefone com o vice-presidente Michel Temer.

A bancada gaúcha do PMDB confirmou seu voto em Marco Maia para presidente da Câmara. A candidatura temporã do deputado Mabel não é considerada confiável.
O PMDB gaúcho vem trabalhando para emplacar na 1ª. vice de Marco Maia um deputado do Partido que não esteja marcado pelos sinais do fisiologismo e da corrupção. As negociações estão na reta final.


GOL e a TAM estão em último no ranking mundial de segurança entre empresas aéreas.

Yeda e seu regresso
A ex-governadora gaúcha Yeda Crusius avisou que "só voltará ao Brasil em fevereiro".

Portugal Telecom faz acordo com a Oi
A Portugal Telecom e a Oi anunciaram a assinatura de acordos de parceria com investimentos da operadora portuguesa, e aquisição de participação de 22,38% no grupo brasileiro. O contato entre as duas empresas foi iniciado em julho do ano passado e deverá ser concluída nos próximos 60 dias.


Tarso desiste de viajar ao exterior com Dilma.
Soou como desapreço ao próprio companheiro de Partido, o deputado Adão Villaverde, a decisão do governador Tarso Genro de viajar a Buenos Aires com a presidente Dilma Rousseff, segunda-feira (31/01).
É que Villaverde assumirá a presidência da Assembléia na segunda-feira.
Tarso não tem o que fazer na Argentina. A alegação de que poderia conversar com Dilma é insubsistente, porque o próprio governador já avisou inúmeras vezes que o Rio Grande do Sul agora tem relações carnais com o governo federal do PT.


Governo Dilma
Reafirma mínimo de R$ 545,00.
Aumento de 80% do índice de reajuste do mínimo para os aposentados que ganham acima do salário mínimo.
Admitiu a possibilidade de reajustar a tabela do imposto de renda em 4,5%.


O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), aguarda apenas o retorno do presidente interino do PMDB, Valdir Raupp, que está em férias, para definir o processo de dissolução do Diretório Estadual em São Paulo e a nomeação de uma comissão provisória do partido no Estado. A mudança deve alçar um aliado de Temer à presidência do PMDB paulista e será feita por meio de uma reunião da Executiva Nacional do partido.
Nos bastidores, a dissolução do diretório já é dada como consumada. Segundo um peemedebista que participou das reuniões preliminares para definir a mudança, cerca de 70 dos 90 membros e suplentes da executiva estadual do partido já assinaram suas renúncias. Bastaria formalizar os pedidos, com a entrega dos documentos ao diretório nacional.
Isso significa a total submissão do PMDB paulista ao PT e à petista Dilma Rousseff.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deverá enfrentar um batalha jurídica para manter o mandato se trocar o DEM pelo PMDB. Setores do DEM querem pedir à Justiça a devolução do mandato, no caso do prefeito levar a idéia adiante. Alegam não existir nenhuma brecha que facilite a saída de Kassab na resolução do Tribunal Superior Eleitoral de 2008, que trata da fidelidade partidária.
Para afastar o risco, Kassab pode esperar a aprovação pelo Congresso de uma lei que crie uma janela para mudanças partidárias.
A presidente Dilma e seu vice, Michel Temer (PMDB-SP), agem para atrair Kassab para o PMDB, maior partido da base aliada do governo e fincar um pé no maior colégio eleitoral do País, São Paulo.
Kassab já é tratado como novo aliado pela presidente Dilma Rousseff.

Empréstimos cresceram em 2010, mesmo com as altas taxas de juros
O Banco Central divulgou o índice da taxa de juros sobre o cheque especial entre novembro e dezembro de 2010, que atingiu 1,3%, o que totalizou uma taxa 170,7% durante todo o ano. Durante o período de janeiro a dezembro, a alta foi de 11,6%. Já os juros para o crédito pessoal subiu 2,1 pontos percentuais, chegando a 44,1%. Mesmo com os acréscimos, o número de empréstimos feitos com desconto direto em folha chegaram a 27,5%, registrando alta de 0,3 ponto percentual no fim do ano.






Canadense faz mestrado sobre Beatles
Uma canadense tornou-se a primeira pessoa no mundo a graduar-se com um mestrado no estudo dos Beatles. Ex-finalista do concurso de Miss Canadá, Mary-Lu Zahalan-Kennedy foi uma das primeiras 12 estudantes a matricular-se no curso da Universidade Hope de Liverpool sobre os Fab Four quando começou, em 2009, e foi a primeira a se formar, disse a universidade. "Sinto orgulho", disse Mary-Lu. "O curso foi desafiador, interessante e me fez perceber o impacto que os Beatles tiveram e ainda têm hoje sobre todos os aspectos da vida."






Inter adia chegada de Cavenaghi pela segunda vez
Pela segunda vez nos últimos dois dias, o Inter adiou a chegada do atacante Fernando Cavenaghi a Porto Alegre. Inicialmente marcado para as 17h34min de quarta-feira (26/01), o desembarque primeiro foi adiado para o final da tarde de quinta-feira (27/01). Agora, segundo o Inter, o jogador só deve chegar a capital gaúcha na sexta-feira (28/01). De acordo com o Colorado, o atraso na chegada é causado pelo atraso da assinatura de documentos.
Natural de O'Brien, na Argentina, Cavenaghi começou a sua carreira de jogador no River Plate, em 2000. Em 2004, ele acertou a sua transferência para o Spartak Moscou, da Rússia. Entre 2006 e 2010, o atacante defendeu o Bordeaux, da França. Na última temporada, Cavenaghi estava no Mallorca, da Espanha.

Ficha técnica
Fernando Ezequiel Cavenaghi
Nascimento: 21/07/1983
Idade: 27 anos
Naturalidade: O'Brien, Argentina
Altura: 1,81m
Destro


O internacional de Porto Alegre ainda contará com os novos jogadores:





José Roberto de Oliveira - 30 anos de idade, procedente do Vasco da Gama, com contrato firmado para as próximas duas temporadas - cerca de 700.000 euros por seus serviços.







Alex dos Santos Gonçalves - 20 anos de idade, procedente do Fluminense, chega com contrato de empréstimo até o final da presente temporada.









SITUAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário