quinta-feira, 11 de setembro de 2014


Pelé diz que Aranha se precipitou 
ao enfrentar atos racistas de gremistas

Pele na inauguração do Museu Pelé

O ex-jogador Pelé afirmou que o goleiro Aranha, do Santos, se precipitou ao contestar torcedores do Grêmio que o xingaram de macaco, durante partida entre os dois times em Porto Alegre, no último dia 28, pela Copa do Brasil, num ato que resultou na exclusão do time gaúcho da competição.
"Aranha se precipitou um pouco em querer brigar com a torcida. Se eu fosse parar o jogo cada vez que me chamassem de macaco ou crioulo, todo jogo teria que parar. O torcedor, dentro de sua animosidade, ele grita. Acho que temos que coibir o racismo, mas não é em um lugar público que vai coibir", disse o ex-jogador, ídolo do Santos e da seleção brasileira.
Em sua declaração, Pelé lembrou o caso de racismo envolvendo o lateral direito Daniel Alves, do Barcelona. Em abril, durante um jogo do Barcelona, um torcedor do Villareal jogou uma banana quando Alves esperava para bater um escanteio. Alves pegou a banana e a comeu. O agressor foi identificado e proibido de entrar no estádio do time pelo resto da vida.
 "Ele pegou a banana, comeu e bateu escanteio. Ninguém falou mais nada. Se o Daniel pegasse a banana e jogasse de volta no público, até hoje estaríamos falando nisso, então acho que o Aranha se precipitou um pouco em querer brigar com a torcida".
Lembrou também seus dias de jogador, quando, segundo Pelé, os jogadores negros não respondiam aos xingamentos das torcidas opostas.
"O Santos tinha Doval, Mengálvio, Pelé... Só o Pepe era branco. Iríamos jogar na Bahia, no interior, e nos xingavam de tudo quanto é nome", disse.
Para Pelé, a melhor estratégia seria não enfatizar o assunto.
"Quanto mais atenção der para isso, mais vai aguçar. Tem que coibir o racismo. Com pobre, há discriminação também. Acho que o futebol tem que tomar cuidado em respeito a essas ações. Imagina: Eu, sendo Santos, meter a camisa do Corinthians e gritar um monte de coisa, racistas, para prejudicar o Corinthians".
A declaração foi dada num evento da empresa Shell que inaugurou um campo de futebol onde placas instaladas no gramado transformam energia cinética em energia elétrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário