sábado, 20 de setembro de 2014


Dia do Gaúcho foi comemorado em todo o estado neste 20 de Setembro

Milhares de pessoas acompanharam os desfiles temáticos em comemoração ao Dia do Gaúcho neste sábado (20 de setembro) em Porto Alegre e em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul.

Pessoas acompanham o desfile em Santa Rosa

Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do estado, policiais militares abriram o desfile conduzindo as bandeiras históricas. Quatro mil cavaleiros e mais de 30 entidades tradicionalistas passaram pela Avenida Presidente Vargas. As lidas campeiras também foram lembradas no evento com o desfile de uma tropa de bois.

Desfile farroupilha em Uruguaiana reuniu quatro mil cavaleiros

Lidas campeiras: tropa de bois

Também na Fronteira Oeste, o desfile farroupilha de Alegrete reuniu milhares de pessoas na Praça Getúlio Vargas. Mais de sete mil homens e mulheres montados participaram do evento. Em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, seis mil pessoas assistiram ao desfile farroupilha, segundo a Brigada Militar. Dois mil cavaleiros participaram do evento que durou cerca de duas horas.

Chama Crioula de Santa Maria foi extinta após o encerramento do desfile

Em Santa Rosa, na Região Noroeste, o público lotou uma das principais avenidas da cidade na manhã deste 20 de setembro. As quinze entidades que participaram da comemoração reverenciaram algumas dos símbolos do estado, como o chimarrão e o quero-quero.

Homenagem a alguns símbolos do estado em Santa Rosa

Em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, um concurso de cavalaria mobilizaram as 14 entidades tradicionalistas que participaram do desfile. Neste ano, os cuidados com os animais valem nota para os grupos.

Concurso de cavalaria em Passo Fundo


20 de Setembro

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil], na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1° de março de 1845.

O Hino Rio-Grandense é o hino oficial da República do Rio Grande do Sul. Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado - A lei nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966.
Oficialmente existe o registro de três letras diferentes para o hino, desde os tempos da Revolução Farroupilha até aos nossos dias, até que finalmente foi resolvido por uma comissão abalizada qual seria a versão oficial, pouco antes dos festejos do Centenário da Revolução Farroupilha.

♪...
I.
Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade

Refrão
Mostremos valor e constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra

II.
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Refrão
Mostremos valor e constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
...♪


Nenhum comentário:

Postar um comentário