sexta-feira, 10 de abril de 2015


Noticiário internacional destaca incidente com ratos na Câmara dos Deputados
"Bloomberg News" publicou que ratos vivos 'cumprimentaram' o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto

Manifestante solta ratos no plenário da CPI da Petrobrás durante 
depoimento de João Vaccari.

Os ratos soltos na hora da chegada de João Vaccari Neto à Câmara dos Deputados para depor na CPI da Petrobras nesta quinta-feira foram destaque no noticiário internacional. O jornal argentino "La Nación" chamou atenção para o fato no topo da página principal da seção "Mundo" em sua versão eletrônica. Além disso, as agências de notícia AFP e Reuters e os sites da "Bloomberg News", do jornal uruguaio "El País" e do "The Wall Street Journal" também noticiaram o incidente.
O título da reportagem do "La Nación" classificava o episódio como "incomum". Segundo o jornal, os ratos caminhavam "sobre o carpete verde do salão lotado ante um Vaccari impávido". O jornal também veiculou o vídeo divulgado na internet em que Márcio Oliveira Martins, servidor da 2ª vice-presidência da Câmara, é retirado do plenário por seguranças.
Já a manchete da "Bloomberg News" afirma que ratos vivos "cumprimentam" o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto. O jornal uruguaio "El País" também publicou o vídeo da confusão no plenário e disse que o ato de Martins desencadeou um caos de "cores circenses" entre políticos, agentes da segurança da Câmara e jornalistas. O "The Wall Street Journal" mencionou o atraso da sessão devido ao episódio.


PT usou ratos para acusar tucanos de corrupção em 2002 na propaganda da TV
Roedores fizeram parte de campanha partidária que antecedeu a eleição de Lula para o Planalto

Campanha do PT contra a corrupção feita por
Duda Mendonça em 2002
Ratos estiveram presentes, em 2002, na propaganda partidária do PT. A peça foi veiculada na TV meses antes de a campanha eleitoral que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto começar. Idealizada pelo marqueteiro Duda Mendonça, a propaganda petista mostrava um grupo de ratos roendo a bandeira brasileira e finalizava com um locutor dizendo: “Ou a gente acaba com eles, ou eles acabam com o Brasil. Xô, corrupção. Uma campanha do PT e do povo brasileiro.”
Na propaganda, ratos de esgoto saíam de uma toca para roer a bandeira brasileira. Depois, levavam o que sobrava do pano para dentro de um buraco na parede. À época, o PT estava na oposição e fazia na peça uma alusão ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.
Em 2011, o PSDB recuperou a propaganda petista que acusava o governo de FH de corrupção e usou trechos em inserções partidárias. Numa delas, os tucanos disseram que a corrupção “virou a realidade deste governo (do PT)”.
Ao exibir um trecho da propaganda dos adversários, o PSDB afirmou: “Há nove anos (em 2002), nessa propaganda, o PT anunciava que se o Brasil não acabasse com a corrupção, a corrupção ia acabar com o Brasil. Há nove anos o PT está no poder. E o que era apenas uma propaganda do PT, virou a realidade deste governo”. Por fim, o PSDB exibiu na propaganda uma animação, com um rato gordo rindo e arrotando após comer parte da bandeira.
Três anos depois da propaganda petista dos ratos, viria à tona o escândalo do mensalão. O próprio Duda Mendonça foi citado como réu no processo, que correu no Supremo Tribunal Federal (STF). O publicitário foi absolvido. Lula foi reeleito em 2006 e, em 2010, fez sua sucessora, Dilma Rousseff, que convive com denúncias de corrupção desde que desembarcou no Palácio do Planalto.
O primeiro governo da presidente Dilma foi marcado por queda de ministros envolvidos em denúncias de corrupção. Neste segundo mandato, a petista enfrenta casos de corrupção na Petrobras.

Vídeo da campanha do PT contra a corrupção feita por Duda Mendonça em 2002



Nenhum comentário:

Postar um comentário