terça-feira, 7 de abril de 2015


Consumo de energia cai
Comparando o primeiro trimestre de 2015 com o do ano passado, a queda foi de 1,8%.

Nos três primeiros meses do ano, o consumo de energia no Brasil caiu em relação ao mesmo período do ano passado. Isso não acontecia desde 2009.
A novidade deste dado é que a retração se deu em todos os segmentos. Nos últimos meses, a queda de consumo restringia-se ao setor industrial – o comércio, serviços e as residências mantinham os consumo em alta. Agora, a queda é geral.


O consumo de energia no país que vinha crescendo desde 2009, caiu. Comparando o primeiro trimestre de 2015 com o do ano passado, a queda foi de 1,8%. Os números mais recentes detalhados por setor são de fevereiro e mostram que a queda foi geral. Na indústria, os setores metalúrgico e automotivo foram os que mais reduziram o consumo em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nivalde de Castro
“É a redução da atividade econômica, diminuição do PIB, o aumento da inflação que faz com que  as indústrias diminuam a sua atividade econômica e, consequentemente, consumam menos energia”, explica Nivalde de Castro, Grupo de Estudos do Setor Elétrico – UFRJ.
Nas residências e no comércio, o consumo, que vinha crescendo, também caiu. É a primeira vez que isso acontece desde abril de 2008.
“As famílias já estão sentindo o impacto do custo maior da energia elétrica, porque você está tendo que acionar as usinas termelétricas. Nós mal começamos um processo de realismo tarifário e as estimativas são de que janeiro a dezembro de 2015, a energia elétrica venha a sofrer um aumento médio de quase 60%”, diz Nivalde de Castro, Grupo de Estudos do Setor Elétrico – UFRJ.
Aumento de energia - o antes
Aumento de energia - o depois


Nenhum comentário:

Postar um comentário