quinta-feira, 9 de abril de 2015


Dilma confirma Pepe Vargas nos Direitos Humanos

O ex-ministro Pepe Vargas enquanto atendia a 
telefonema durante entrevista coletiva em Brasília
Depois de ter confirmado e, em seguida, recuado sobre a sua ida para o comando da Secretaria de Direitos Humanos, o ministro Pepe Vargas foi confirmado na noite de quarta-feira (08.abr.2015) no cargo em nota oficial da Presidência.
A nota não informa, porém, o destino da ministra Ideli Salvatti, titular da pasta. Ela é cotada para assumir a presidência dos Correios. Sua mudança pode ser oficializada nesta quinta-feira (09.abr.2015).
Na nota, a presidente Dilma Rousseff agradeceu "o empenho, a lealdade e a competência da ministra Ideli Salvatti, que deixa o cargo".
Pepe entregou o cargo na Secretaria de Relações Institucionais na terça-feira (07.abr.2015) após ficar sabendo, pela imprensa, que Dilma havia convidado o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil), do PMDB, para a pasta. Como Padilha recusou o posto, Dilma decidiu transferir as competência da articulação política para o vice-presidente Michel Temer. Com isso, a SRI foi extinta.
Na tarde de quarta-feira (08.abr.2015), Vargas convocou uma entrevista coletiva em que, inicialmente, confirmou a sua ida para a Secretaria de Direitos Humanos. No entanto, após um telefonema que interrompeu a entrevista por três minutos, Vargas recuou e disse que ainda não havia a formalização da sua indicação por Dilma.
"É importante dizer que a presidente não confirmou essa questão da SDH. Não houve um comunicado oficial em relação a isso. O que eu digo para a presidenta é que, se ela quiser me aproveitar na sua equipe, eu aceito o convite de continuar contribuindo com a sua equipe", disse na entrevista. De acordo com sua assessoria de imprensa, a ligação era de cunho pessoal.



PS.: Sabe-se agora, que enquanto o ex-ministro de Relações Institucionais, Pepe Vargas, dava entrevista confirmando – e depois desconfirmando – sua nomeação para ministro da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), a ministra Ideli Salvati, titular da pasta, teve uma conversa sincera com o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
Questionada pelo colega se estava chateada com a saída da SDH, Ideli confirmou que estava contrariada, embora a própria presidente Dilma Rousseff já tivesse comunicado a ela que necessitaria do cargo.
Ideli lembrou que estava desenvolvendo projetos importantes na pasta de Direitos Humanos.
Logo depois, Pepe Vargas recebeu telefonema de Mercadante, no meio da entrevista coletiva, e mudou o seu discurso em seguida.
Só à noite, o Palácio do Planalto divulgou a versão oficial de que Pepe Vargas assumirá como ministro a Secretaria de Direitos Humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário