segunda-feira, 6 de abril de 2015


Informações militares das Ilhas Malvinas são divulgadas por engano
Os dados foram publicados por engano no site do Ministério da Defesa britânico e revelam informações cruciais sobre a principal base militar do arquipélago

Base militar britânica nas Malvinas: informações divulgadas seriam 
“praticamente um manual para a invasão perfeita”

Um arquivo secreto com informações militares das Ilhas Malvinas foi publicado por engano no site do Ministério da Defesa britânico. Em meio à crescente tensão entre Argentina e Grã-Bretanha pelo controle do arquipélago, os dados divulgados sobre a principal base militar britânica nas ilhas são “praticamente um manual para a invasão perfeita”, afirmou uma fonte militar à imprensa britânica.
Segundo revelou a imprensa britânica, o documento vazado descreve a localização exata de campos de voo, a consistência do cimento das defesas físicas e coordenadas de GPS de quartéis e depósitos de munição. “Tratam-se de erros que não podemos nos permitir”, afirmou o ministro da defesa Liam Fox. Apesar disso, o Ministério negou que o documento tenha sido divulgado.
Justin Bronk, da área militar do Royal United Services Institute, uma organização que realiza pesquisas e auxilia o governo britânico com questões jurídicas, afirmou que as informações poderiam “dar a Argentina uma interessante janela sobre como melhor utilizar um número limitado de ataques e onde mirá-los para então causar o maior dano potencial nas operações”.
Em março o governo britânico anunciou um aumento no orçamento militar das Malvinas, já que considera a invasão por parte da Argentina uma “ameaça muito viva”. A presidente argentina, Cristina Kirchner, negou essa hipótese e relacionou a acusação com a campanha eleitoral britânica.
O governo argentino reivindica o controle do arquipélago desde 1833, quando foi ocupado pela Grã-Bretanha, que o governa desde então. Em 1982, quando a Argentina era governada por uma ditadura militar, os dois países travaram uma guerra, que terminou com a vitória britânica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário