Carro sem motorista
O repórter Jon Ironmonger foi convidado para testar um protótipo de um carro que não precisa de motorista.
O passeio foi acompanhado por um engenheiro da empresa responsável pelo veículo, mas que nem encostou as mãos na direção.
O repórter admite que se sentiu um pouco nervoso nas curvas, mas achou o
carro bem estável, mesmo quando a velocidade aumentava um pouco.
O governo britânico anunciou que vai permitir que carros desse tipo rodem em suas estradas a partir de janeiro do ano que vem.
Ministros britânicos já solicitaram uma revisão da legislação rodoviária, para que ela seja adaptada aos novos carros.
Autoridades também convidaram cidades britânicas para participarem de
uma competição para abrigar os primeiros testes dos carros. As cidades
interessadas têm até o mês que vem para se inscreverem formalmente. Um
fundo de 10 milhões de libras foi criado para cobrir os custos dos
projeto – valor a ser dividido entre as três cidades vencedoras.
Como funcionam?
Há diferentes tipos desse tipo de carro, que oferecem graus variados de autonomia.
Mas o termo geralmente é usado para se referir a veículos capazes de
dirigir, acelerar e brecar durante todo ou quase todo o percurso entre
dois pontos, mais ou menos da maneira como os aviões funcionam no piloto
automático.
Mas diferentemente dos céus, no entanto, as rodovias são muito mais
lotadas e uma serie de tecnologias estão sendo desenvolvidas para lidar
com isso.
Uma das principais inovações é um sistema chamado Lidar, que mede como
lasers ricocheteiam em superfícies refletivas e captam informações sobre
os milhões de pontos que envolvem o veículo a cada segundo. Essa
tecnologia já vem sendo usada na criação de mapas online pelo Google e
pela Nokia.
Veículos autônomos também podem usar GPS, radares, sensores
ultrassônicos para detectar objetos perto de carros e outros sensores
para medir a rotação das rodas e, assim, ajudar na localização exata.
O debate agora é sobre permitir carros, como o protótipo do Google, que
abandonam totalmente controles como direção e pedais de freio ou
veículos que necessitem que um passageiros esteja pronto para reassumir a
direção.
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