sábado, 13 de novembro de 2010


Espanha mostrou a sua diversidade
a Bento XVI
















A visita do Papa a Santiago de Compostela e Barcelona serviu para ratificar a diversidade da sociedade espanhola, em que 76% da população diz ser católica, ainda que durante os últimos anos tenham crescido os não praticantes, agnósticos e pertencentes a outras religiões. Apesar dos protestos prévios, a viagem foi um êxito, como declararam o embaixador de Espanha junto da Santa Sé, Francisco Vázquez, o presidente da Conferência Episcopal e o cardeal arcebispo de Madrid, Antonio María Rouco Varela.
Como se esperava, as manifestações tanto em Compostela como durante o percurso até à Basílica da Sagrada Família aconteceram sem conseguir prejudicar os objetivos de Bento XVI: defender a importância da Fé em relação ao laicismo em tempo de crise, apelar à tradição cristã da Europa e recordar os pilares do cristianismo, que são a família e a solidariedade.
Não é de estranhar que na sua segunda viagem a Espanha o Papa quisesse prestar homenagem a um dos eixos mais vivos da peregrinação e do catolicismo atual: o Caminho de Santiago, que culmina na catedral de Compostela, onde repousa o apóstolo Santiago. Bento XVI chegou como peregrino e disse que "peregrinar não é só visitar um lugar, é sair de nós próprios e ir ao encontro de Deus".
Em Barcelona, consagrou como basílica um dos templos católicos mais belos da arquitetura contemporânea, a Sagrada Família, ainda inacabada, do arquiteto Antonio Gaudí. E foi ali que o Papa, ignorando os protestos na rua a favor do casamento homossexual, fez um novo apelo em defesa da família e da vida. Reafirmando que tudo o que seja feito para apoiar o casamento, a família e os mais necessitados contribui para o bem da sociedade.

PS: Os príncipes das Astúrias foram os anfitriões de Bento XVI durante a sua estada em Compostela e os Reis em Barcelona.





Cuba revoltada com vídeo jogo
Matar Fidel dá prêmio
















Um novo vídeo jogo de guerra em que o alvo a abater é o líder cubano Fidel Castro está a causar polêmica. Cuba diz que ‘Call of Duty: Black Ops’ é um jogo que "estimula atitudes sociopáticas" e glorifica as tentativas que de fato foram realizadas para matar Fidel. "O que o governo dos EUA não conseguiu fazer em mais de 50 anos, tenta fazer agora no mundo virtual", pode ler-se no site governamental www.cubadebate.cu.
Os responsáveis cubanos consideram que o jogo reflete a realidade, pois o líder da revolução cubana foi alvo de mais de 600 tentativas de assassinato orquestradas pela CIA desde que tomou o poder pela força das armas, em 1959.
A ação do jogo, criado pela Activision, decorre durante a Guerra Fria e além de Cuba conta com missões na Rússia, Laos e Vietnã.
Adivinha-se que a polêmica servirá somente para fazer disparar as vendas.





Correntes nos pulsos entraram na carne.

Preso chinês pode ficar sem mãos
.

O chinês Zhang Chuanqiu pode ficar sem as mãos por ter passado anos preso em condições desumanas.
Zhang, de 27 anos, foi acorrentado em 2005, num estábulo de Hunan, sul da China, por um conflito com as autoridades devido a um empréstimo para construir uma casa. Puseram-lhe correntes tão apertadas nos pulsos que a carne cresceu em volta delas. Agora, tenta juntar 1200 euros para a cirurgia que lhe pode salvar as mãos.






Automóvel
Bilionário vende 25 Ferraris que nunca saíram da garagem


Um bilionário anônimo está a vender uma verdadeira frota de automóveis de luxo, que inclui nada menos de 25 Ferraris, com a curiosidade de nenhuma das máquinas ter chegado a ser conduzida pelo proprietário.
Uma verdadeira frota de automóveis de luxo, que nunca foi utilizada e que inclui nada menos de 25 Ferraris, três Lamborghinis, uma Cizeta e outros super-carros de luxo, está agora a ser posta a venda por um bilionário anônimo que não se quer identificar.
Segundo o corretor responsável pelo negócio, os carros foram todos encomendados diretamente ao fabricante, que os entregou ao respectivo dono. No entanto, não se sabe porque razão, nenhum dos veículos veio a ser conduzido pelo seu proprietário.
Uma "garagem de sonho"
Além dos 25 Ferraris, que incluem os modelos Enzo, F50, F40, Daytona, 575 Superamerica, 512 TR Spyder e 355 Challenge, esta "garagem de sonho", agora posta a venda, conta ainda com um Lamborghini Diablo, dois lamborghinis SE30 comemorativos dos 25 anos da marca, um Porsche 964, um Porsche 911 Turbo S Leichtbaus (dos quais só foram fabricados 80 em todo o Mundo), e um desportivo Cizeta italiano, raríssimo, desenhado pelo engenheiro de automóveis Claudio Zampolli em parceria com o compositor Giorgio Moroder.
De acordo com o site Business Insider, os automóveis estão todos guardados numa garagem na Nova Zelândia, aguardando comprador.

PS: Especula-se que o misterioso vendedor seja o Sultão de Brunei, Haji Hassanal Bolkiah, não sendo, no entanto, conhecidos os motivos de tão insólita venda.





Itália
Fundos da UE teriam ido para Elton John


A Comissão Europeia está a investigar a utilização de fundos destinados ao desenvolvimento regional num concerto de Elton John na região italiana da Campânia que tem Nápoles como capital.
A investigação foi iniciada a partir de uma denúncia do eurodeputado italiano Marco Borghezio. Segundo a denúncia, as autoridades da Campânia teriam usado mais de 500 mil euros no pagamento deste concerto.





Ucrânia
Ativistas da FEMEN tiraram a roupa
por Ashtiani

















Cinco ativistas da organização feminista "FEMEN" invadiram um auditório onde se realizava um evento de promoção da cultura iraniana para protestar contra a condenação à morte de Sakineh Ashtiani.
Ativistas da organização feminista de direitos humanos, "FEMEN", realizaram uma ação de protesto em Kiev, durante um evento de promoção da cultura iraniana que se realizou no Ukranian House Convention Centre, em defesa da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por adultério.
As cinco ativistas ucranianas da "FEMEN entraram no edifício e invadiram o auditório onde se realizava o evento, despindo a roupa e gritando slogans de protesto contra a condenação à morte de Ashtiani. Após um breve confronto com elementos de segurança iranianos que se encontravam no local, acabaram por ser expulsas.





Grã-Bretanha
A última viagem do porta-aviões 'Ark Royal'

















O navio-almirante da marinha de guerra britânica, o porta-aviões ligeiro HMS Ark Royal, percorre as águas junto à costa escocesa naquela que é a sua última viagem. No final deste ano será desativado no âmbito da restruturação do setor da defesa, resultante das restrições orçamentais e da necessidade de reduzir em cerca de 8% das despesas nesta área.
Com as suas 22 mil toneladas, o HMS Ark Royal esteve no serviço ativo durante 25 anos, sendo o quinto navio com este nome na história da marinha de guerra britânica. Construído em 1978, entrou ao serviço em Julho de 1985, sendo um pouco mais longo, com os seus 213 metros, do que os restantes porta-aviões britânicos, o HMS Invincible e o HMS Illustrious. Equipado com quatro motores Olympus, os mesmos utilizados nos Concorde, o HMS Ark Royal pode atingir os 30 nós.
Concebido no auge da Guerra Fria, estava vocacionado para o combate anti-submarino, podendo transportar até 22 aparelhos de combate, entre caças e helicópteros.





SITUAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário