quarta-feira, 17 de novembro de 2010


Brasil é único emergente a se desacelerar em outubro


Entre os grandes países emergentes, o Brasil foi o único a voltar a amargar em outubro uma desaceleração da atividade econômica. A tendência de perda de ritmo da expansão da economia brasileira se mantém desde janeiro deste ano. É o que mostra um índice que mede o desempenho combinado de indústria e serviços com base em informações (como ritmo de novas encomendas, patamar de estoques e expectativas com o futuro) prestadas por representantes dos dois setores.
O EMI (sigla em inglês para Índice de Mercados Emergentes) -calculado pelo HSBC em parceria com a consultoria Markit Economics e muito acompanhado pelo mercado financeiro- indica que o nível de atividade econômica no Brasil se desacelerou entre setembro e outubro de 51 para 50,8 pontos.





Corte Suprema do Chile rejeita usina
de Eike


A Corte Suprema do Chile confirmou uma decisão que na prática impede a construção da termelétrica Castilla, do empresário Eike Batista, no norte do país, segundo fontes judiciais. A mais alta corte do país decidiu, por unanimidade, confirmar a decisão expedida em meados de setembro pelo Tribunal de Apelações de Copiapó, que impede que as autoridades ambientais aprovem a instalação da usina, considerada poluidora.
O tribunal de Copiapó, cidade localizada 804 quilômetros ao norte de Santiago, havia declarado ilegal a modificação da classificação de "poluente" para "prejudicial", que fora feita durante o processo de qualificação da usina da MPX Power Company, de propriedade de Batista.





PDT anunciará dia 22 quais as três secretarias que quer de Tarso.

É só uma questão de datas o anúncio da adesão do PDT ao governo do Sr. Tarso Genro. O Partido reunirá o diretório no dia 22 e anunciará que topará a aliança com o PT.
Romildo Bolzan, Prefeito de Osório e Presidente do PDT, informou que seu Partido ficará com três secretarias. O leque de ofertas feito por Tarso Genro incluem Saúde e Agricultura (uma das duas), além de Ciência e Tecnologia, Administração, Gabinete dos Prefeitos e Esportes (duas das quatro).

PS: O PDT já superou as desavenças que teve com o PT no caso da CPI da Propina, que tornou Alceu Collares um pato manco, como também o agravo feito por Olívio Dutra quando convidou Zé Vicente Brizola para o seu governo, num gesto de deliberado insulto ao pai, Leonel Brizola.





Olívio é carta fora do baralho.

Apesar de indicado pelo governador eleito, Tarso Genro, e pelo PT do RS, o ex-governador Olívio Dutra tem chance zero de emplacar no Ministério de Dilma Roussef.
O núcleo duro que assessora Dilma – Zé Dirceu, Palocci, Zé Dutra e Zé Cardoso – é pragmático e sabe que só caberá no ministério quem tiver votos na Câmara e no Senado.
Isto significa que o PT gaúcho poderá fazer um Ministro, sim, mas ele deverá ser um deputado federal, até porque a idéia é abrir espaço para que suba Paulo Ferreira, o primeiro suplente, ex-tesoureiro nacional do Partido.

PS: Paulo Ferreira é o único líder de importância do PT do RS que joga de mão com Zé Dirceu.
Os gaúchos Manoela D´Ávila e Mendes Ribeiro Filho estão na lista dos ministeriáveis.
Manoela pode não parecer, mas tem influência na Câmara dos Deputados. É o mesmo caso de Mendes Filho, cujas relações são ainda mais amplas.






Líderes da Câmara querem aumento

Líderes partidários da Câmara defenderam nesta terça (16/11) a votação de um projeto de lei de reajuste de seus salários e também do da presidenta eleita, Dilma Rousseff. O vice-presidente da Casa, Marco Maia (PT) foi quem levou o assunto à reunião. A idéia ganhou o apoio de grande parte dos deputados. O argumento é que os salários do Executivo e do Legislativo estão sem aumento há aproximadamente três anos, e que a inflação no período foi de 17,8%. O valor dos aumentos e o texto final da proposta devem ser acertados pela Mesa Diretora, que tem um encontro informal com o presidente da Casa Michel Temer (PMDB).




Campeonato Mundial da Empada
















Decorreu, na Escócia, o Campeonato Mundial da Empada Escocesa. O campeonato testou mais de 400 receitas.
O "World Scotch Pie Championship" ou "Campeonato Mundial de Empada Escocesa" testa anualmente as melhores empadas do mundo.
Este ano, a competição decorreu em Dunfermline, na Escócia. Durante o dia, os jurados provaram mais de 400 tipos diferentes de empadas. A empada escocesa é uma empada de carne e é muito consumida no Reino Unido como "snack" em jogos de futebol.





Oficial das SS chegou à direção da NASA
O cientista alemão Wernher von Braun, que durante a II Guerra Mundial criou o míssil de longo alcance 'V2', entrou nos EUA em 1945 e dez anos depois obteve a cidadania americana. Começou por trabalhar para o Exército, mas acabou a dirigir o centro Marshall Space Flight da NASA. Braun, ex-membro das SS , dirigiu a criação do foguete 'Saturno V', que lançou a nave 'Apollo' para a Lua. Morreu em 1977.





Governo americano protegeu nazistas

Casa Branca estava a par da contratação de criminosos de guerra pelos serviços secretos.
"A América, que se orgulhava de ser um refúgio seguro para os perseguidos, tornou-se também - de certa maneira - num refúgio seguro para os perseguidores".
Esta é apenas uma das passagens de um relatório de 600 páginas que vem comprovar a cumplicidade do Governo americano na proteção de antigos criminosos nazistas. O documento, elaborado pelo Gabinete de Investigações Especiais (O.S.I.) do Departamento de Justiça dos EUA e mantido em segredo durante quatro anos, revela novos fatos sobre dezenas de criminosos de guerra contratados pelos serviços de informações americanos durante o pós-guerra.
O texto dá pormenores sobre aquilo a que chama de "colaboração do Governo com os perseguidores" nazistas.
Um dos casos referenciados é o do alemão Otto van Bolschwing um associado de Adolf Eichmann, o homem que ajudou a criar o plano para a chamada "purga dos judeus alemães". O relatório analisa uma série de memorandos trocados entre agentes da CIA, nos quais são discutidas as medidas a tomar no caso de Bolschwing, contratado pela agência americana em 1954, vir a ser confrontado com o seu passado.
Também o caso de Arthur L. Rudolph é referido no documento. O cientista nazista que durante a II Guerra Mundial dirigiu a fábrica de munições de Mittelwerk, foi levado para os EUA em 1945 pelos seus conhecimentos no fabrico de rockets. Rudolph, que chegou a ser homenageado pela NASA , trabalhou na Operação Paperclip, um programa americano que recrutava cientistas que tinham trabalhado na Alemanha nazista.
O relatório, que o New York Times divulgou no fim-de-semana passado, revela ainda que em 1997 o Departamento de Justiça comprovou que a Suíça comprou ouro aos nazistas que tinha sido roubado a judeus vítimas do Holocausto.
Esta é uma das cerca de mil passagens que foram eliminadas do documento antes de este ter sido entregue ao Arquivo de Segurança Nacional, que no ano passado requereu acesso ao texto à luz do ato de liberdade de informação.
O conteúdo do relatório só foi conhecido na íntegra porque The New York Times teve acesso à versão completa do documento.
O Arquivo de Segurança Nacional demonstrou a sua indignação perante o caso, tendo no sábado declarado o seguinte no seu site: "O Departamento de Justiça censurou dezenas de páginas sobre a história verdadeira da perseguição [e proteção] aos nazistas pelo Governo dos Estados Unidos. De tal modo que, esta semana, antigos oficiais entregaram o documento completo ao New York Times, em vez de cumprirem o pedido que foi feito ao abrigo do ato de liberdade de informação [FOIA] ."
O FOIA permite aos cidadão pedir em tribunal acesso a documentos de agências do Governo.





Deportações atingem recorde no governo de Obama

As deportações de imigrantes ilegais atingiram números recorde nos EUA durante o governo de Barack Obama. No último ano foram deportadas 392.862 pessoas.
O governo de Barack Obama, em matéria de deportação de imigrantes ilegais, é considerado mais rígido que os seus antecessores na fiscalização e aplicação de penas. Segundo a BBC Brasil, no último ano fiscal, que encerrou em Setembro, os Estados Unidos da América deportaram 392.862 imigrantes ilegais, um aumento em relação às deportações verificadas em anos anteriores.
Além do recorde de deportações, o executivo de Barack Obama também tem intensificado a fiscalização sobre empresas e estabelecimentos comerciais que contratam imigrantes. A BBC Brasil adianta que mais de 2,2 mil estabelecimentos foram investigados este ano por suspeita de empregarem imigrantes ilegais, o que contrasta com as 1,5 mil fiscalizações efetuadas em 2009.
Apesar do governo afirmar que metade dos deportados no último ano eram criminosos já condenados que estavam ilegalmente no país e de que um terço dos criminosos deportados terem cometido crimes graves como violações ou assassinatos, alguns setores estão a criticar fortemente o rigor exagerado das medidas tomadas contra os imigrantes ilegais, insistindo na necessidade de uma ampla reforma das leis de imigração do país.





Mais de 340 fetos encontrados num templo budista

Mais de 340 fetos humanos foram encontrados dentro de um templo budista no centro de Banguecoque, divulgou a polícia tailandesa.
Os 348 fetos, embrulhados em sacos de plástico e em jornais, foram encontrados numa zona do templo onde são guardados os corpos antes da cerimônia de cremação.
"Pensamos que os fetos podem ser provenientes de clínicas ilegais onde se realizam abortos e estamos a investigar", indicou o responsável da polícia, o coronel Metee Rakphan, acrescentando que o chefe das cerimônias fúnebres do templo está a ser interrogado.
Um elemento da fundação Poh Teck Tung, organização humanitária que oferece serviços de ajuda de emergência e de recuperação de corpos, admitiu a possibilidade de existirem no local perto de 500 fetos.
O aborto é ilegal na Tailândia, exceto em casos em que o parto pode colocar em perigo a vida da mãe ou quando a gravidez é resultado de um estupro.





Conflito: China e Japão em guerra
pelo atum


Principais bancos de pesca situam-se numa área reivindicada pelos dois países, onde este peixe é muito popular.
China e Japão estão em confronto aberto em torno da exploração dos bancos de pesca no mar da China, junto de um arquipélago reivindicado por ambos os países: ilhas Diaoyu para Pequim, ilhas Senkaku para Tóquio.
Além dos recursos marinhos, em especial o atum-branco, muito apreciado na gastronomia dos dois países, China e Japão enfrentam-se na definição das respectivas zonas econômicas exclusivas numa área que se estende do mar da China Oriental ao mar das Filipinas, rica em gás natural.
O valor destes bancos de pesca levou ao aparecimento de "piratas do atum", pescadores clandestinos que capturam o peixe e o transferem para navios-frigoríficos. Assim "lavado", o atum é comercializado como pesca legítima na China, Japão e Taiwan. Prática que se estende às costas Oriental e Ocidental da África e à região do Pacífico. Um número que não entra nas estatísticas oficiais, e que faria subir o valor total da pesca de atum no mundo.
O essencial do conflito sino-nipônico é econômico. E a "guerra" entre China e Japão passa também por argumentos histórico-jurídicos. Em termos gerais, se Tóquio detém, de fato, a soberania desde 1895, Pequim argumenta que, desde essa época, demonstrou interesse pelas ilhas e que estas lhe deviam ter sido entregues no final da II Guerra Mundial, como sucedeu com outros territórios nestes mares.
O objeto piscícola do conflito vale cerca de dez euros/quilo nos mercados chineses, o que o torna um dos mais caros a venda neste país. Apesar do preço, a sua popularidade é enorme. O que leva a frota chinesa a viajar até às costas oriental e ocidental da África para pescar nas águas territoriais de países que lhe concedem direitos de pesca.

PS: Outros casos de tensão na pesca do atum.
O mais importante dos conflitos envolvendo o atum sucedeu entre os EUA e o Equador, de 1963 a 1971, período em que o Equador aprisionou 29 pesqueiros dos EUA que pescavam ilegalmente nas suas águas. Entre 1979 e 1981, os EUA e Canadá estiveram envolvidos num diferendo da mesma natureza, com os dois países a apresarem mutuamente pesqueiros, até ser assinado um tratado que pôs fim ao conflito. Em ambos os casos, é o conceito ainda não reconhecido de zona econômica exclusiva a estar na origem dos conflitos.






Mundo islâmico comemora Festa do Sacrifício

Por todo o mundo islâmico festejou-se o Eid al-Adha, uma festa muçulmana que é também conhecida como Festa do Sacrifício. A celebração assinala o fim da peregrinação de milhões de pessoas a Meca e simboliza o sacrifício do filho do profeta Ibrahim (nome árabe para Abraão). De acordo com a tradição, todos os muçulmanos com possibilidades econômicas devem sacrificar cordeiros nesta data. Contudo, bodes, bois, ovelhas ou camelos são também mortos neste dia. A carne é depois distribuída por familiares, vizinhos e pobres. De acordo com o Alcorão, Alá ordenou em sonhos a Ibrahim que sacrificasse aquilo que lhe era mais precioso, o seu filho Ismael. Quando estava tudo preparado para o sacrifício, Alá percebeu que os dois homens iriam cumprir aquilo que lhes tinha sido pedido e colocou no local um cordeiro que foi sacrificado em vez de Ismael. De acordo com o livro sagrado do islamismo, Ibrahim recebeu pouco depois a notícia da concepção de Isaac.





61% dos norte-americanos quer abolir pena de morte

A pena de morte é "imoral". É isto que pensam 61% dos norte-americanos, de acordo com um estudo do Centro de Informação da Pena de Morte, realizado em Maio em vários estados dos EUA.
Abolir a pena de morte foi a opinião mais votada. 39 dos 61 por cento, elegeram a prisão perpétua e compensação monetária para família da vítima como solução alternativa, 13 escolheram apenas a prisão perpétua e 9 por cento escolheram a opção de liberdade condicional.
"Estes resultados mostram que o povo norte-americano está preparado para começar um debate sério sobre a pena de morte", afirmou Richard Dieter, diretor executivo do centro.
O estudo contou com 1500 participantes de vários estados do país.





Mulher despedida
por ter seios grandes

Amy-Erin Blakely, de 43 anos, entrou com um processo em tribunal contra a companhia onde trabalhava, em Orlando, Estados Unidos, alegando ter sido despedida por ter seios muito grandes.
Amy-Erin diz sentir-se humilhada por saber que os seus chefes, em vez de se concentrarem no seu desempenho profissional, concentravam-se nos seus seios.
"Apenas pedi para ser julgada pelos meus méritos. Em vez disso, era julgada pela minha aparência e pelo tamanho do peito", disse a mulher.
Já os colegas de trabalho da americana pediram-lhe para tapar o peito uma vez que, durante as reuniões, não conseguiam ver nada a não ser os seus seios.
Apesar de ter sido promovida oito vezes em 13 anos, Amy-Erin garante que foi impedida de progredir profissionalmente porque os chefes a achavam "muito sensual".





SITUAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário