Pela primeira vez desde que aderiu ao euro, em janeiro de 2002, e sob ordem expressa da União Europeia (UE), o Vaticano está colocando em circulação a sua própria moeda, até então restrita a colecionadores.
Mas a difusão é muito limitada, já que as moedas contempladas pela medida, as de 0,50 ( cinquenta centavos de euros ), são distribuídas apenas nos comércios situados dentro do Vaticano, acessíveis a um número pequeno de pessoas.
Além disso, os operadores de caixa desses comércios só podem dar aos clientes dois exemplares da moeda, que tem a efígie do papa Bento 16.
O Vaticano mandou cunhar aproximadamente 2 milhões de moedas de 50 centavos por um valor total de 1 milhão de euros.
As moedas emitidas pelo Vaticano até então só eram vendidas pela Santa Sé como objeto colecionáveis. Cada unidade era vendida a 30 euros, o que representava uma fonte de renda significativa para o Estado papal.
Limitando a circulação ordinária a somente um tipo de moeda, a Cidade do Vaticano não deixará de atender o interesse dos colecionadores pelas séries completas.
Segundo as previsões, é muito provável que as moedas vaticanas com a efígie do Papa desapareçam de circulação, pois ninguém irá querer desfazer-se delas.
A Comissão Europeia decidiu pôr em prática uma convenção monetária, assinada em 2009 entre o Vaticano e a UE, pela qual ao menos 51% das moedas produzidas pela Santa Sé deveriam ser colocadas em circulação.
Em função de acordos assinados com a Itália, o menor país do mundo é parte da zona do euro.
PS: As Moedas de Euro do Vaticano são compostas de três séries diferentes.
- A primeira delas, apresenta a efígie do Papa João Paulo II (2002-2005).
- A segunda, apresenta o emblema da Câmara Apostólica, as armas do cardeal Carmelengo, e os dizeres "Sede Vacante MMV" (2005).
- A terceira série apresenta a efígie do Papa Bento XVI (2006).
Ainda existem as Moedas Comemorativas:
- 75º aniversário do Tratado de Latrão (2004)
Tratado que formalizou a existência do Estado do Vaticano (cidade do Vaticano), Estado soberano, neutro e inviolável, sob a autoridade do papa, e os privilégios de extraterritorialidade do palácio de Castelgandolfo e das três basílicas de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros.
- 20º Jornada Mundial da Juventude, Colónia (2005)
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro.
- 500º aniversário da criação da Guarda Suíça (2006)
Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável desde 22 de janeiro de 1506 pela segurança do Papa.
- 80º aniversário do Papa Bento XVI (2007) - 266º Papa
- Ano de São Paulo (2008)
"São" Paulo, biblicamente conhecido como Paulo de Tarso, cujo nome original era Sha'ul ("Saulo"), é considerado por muitos cristãos como o mais importante discípulo de Jesus ("Yeshua") e, depois de Jesus, a figura mais importante no desenvolvimento do Cristianismo nascente.
Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47).
A palavra gentio designa um não-israelita e deriva do termo Latim "gens" (significando "clã" ou um "grupo de famílias"). A palavra é especialmente importante em relatos sobre a História do Cristianismo, para designar os povos Europeus que gradualmente se converteram à nova religião, sob a influência do apóstolo Paulo de Tarso (São Paulo) e outros. A partir do século XVII o termo é mais usado para referir não-judeus. Com o mesmo sentido de gentio existe o termo goy.
Goy (do hebraico גוי, plural goyim גויים) é a transliteração da palavra hebraica para nação ou povo, geralmente utilizado pela comunidade judaica para referirem-se aos gentios. É também usado na forma pejorativa para se referir aos não judeus.
Em tempos recentes, ambos os termos deixaram de ser bem vistos, preferindo-se muitas vezes usar a expressão "não-Judeu" como substituto.
Casa onde Lula nasceu vira ponto turístico no interior de Pernambuco
Feito de taipa, casebre em Caetés foi restaurado para filme sobre vida do presidente
Casa onde Lula nasceu, em Caetés (PE)
A casa de taipa onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nasceu, no município de Caetés, vizinho a Garanhuns, virou ponto turístico da região. Seguidamente aparecem curiosos para fotografar o local.
A casa fica a 5 km da entrada de Caetés, em uma estrada de chão. Depois de anos sem conservação, ela foi restaurada para o filme "Lula, o Filho do Brasil".
Na última campanha presidencial, em 2006, Lula visitou o local.
Lula nasceu em Caetés. Há 64 anos atrás a localidade era distrito de Garanhuns.
- Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Foi a terra natal do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que nasceu em 27 de outubro de 1945 quando o atual município de Caetés era um distrito integrante de Garanhuns.
- Caetés é um município brasileiro localizado no interior de Pernambuco (Agreste). Emancipou-se como município em 20 de dezembro de 1963, desmembrando-se do município de Garanhuns.
TV do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entra no ar em agosto
A TVT (TV dos Trabalhadores) vai entrar no ar em agosto. O presidente Lula deverá participar da estréia da emissora, a primeira que é outorgada a um sindicato de trabalhadores. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (CUT), que há 23 anos pede a concessão da TVT, em parceria com a Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, criada há 10 anos. A data em que a emissora entrará no ar, os detalhes de programação e de sua retransmissão serão divulgados. "Os trabalhadores têm direito legítimo a um canal de TV, assim como segmentos como igrejas e universidades já tem", diz Sérgio Nobre, presidente do sindicato, que representa mais de 100 mil trabalhadores na região do ABC. A TVT irá ao ar pelo canal 46 UHF-Mogi das Cruzes, além de canais comunitários em todo o Estado de São Paulo. No início, a TVT terá uma hora e meia diária de produção própria, com um telejornal e dois programas de debates. Para o restante da grade de programação, foram firmadas parcerias com a TV Brasil e as TVs Câmara e Senado para retransmissão de reportagens especiais e documentários. A outorga da emissora foi feita em outubro de 2009 por meio de decreto assinado pelo presidente Lula e pelo então ministro das Comunicações, Hélio Costa. Em outubro de 2007, assembléia extraordinária dos trabalhadores aprovou investimentos da ordem de R$ 15 milhões na área de comunicação para os próximos anos. A concessão é de um canal educativo e foi feita à Fundação Sociedade de Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade criada e mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário