O homem que recebeu o primeiro transplante completo da face apareceu em público pela primeira vez. Quatro meses depois da cirurgia, o espanhol apelidado de Oscar diz que está reaprendendo a falar.
Há cinco anos, ele teve o rosto e o maxilar destruídos por um tiro acidental.
Antes dele, outros dez pacientes haviam recebido transplantes parciais.
Segundo os médicos do hospital Vall D'hebron, em Barcelona, Oscar ainda vai passar um ano em fisioterapia e deve recuperar 90% dos movimentos da face.
Uma equipe multidisciplinar do Hospital Universitário Vall d'Hebron transplantou toda a pele e músculos do rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, paladar, ossos dos pômulos e da mandíbula, utilizando técnicas de cirugia plástica e microcirugia reparadora vasculonervosa.
A operação mobilizou trinta pessoas durante 22 horas.
Hospital Vall d'Hebron, em Barcelona, detalhou etapas da cirurgia, que demorou 22 horas
O transplante de rosto realizado em Oscar foi o primeiro considerado total no mundo, mas outros pacientes foram beneficiados com cirurgias parciais. O caso mais famoso foi, sem dúvida, o primeiro transplante de tecidos do rosto realizado na França em novembro de 2005. O transplante foi parcial e foi realizado em uma mulher cujo rosto havia sido desfigurado por um cachorro. A cirurgia devolveu à paciente Isabelle Dinoire um novo nariz, boca, queixo e parte das bochechas.
A Espanha tornou-se líder mundial em doação de órgãos desde que criou uma rede de coordenação de transplantes em 1989, envolvendo todos os hospitais do país que monitoram de perto as áreas de emergência para identificar doadores potenciais.
Quando ficam sabendo de um falecimento, eles conversam com as famílias para obter permissão para a doação de órgãos e ajudam a salvar a vida de outras pessoas.
Apenas 15% das famílias abordadas na Espanha recusaram a doação, uma forte queda perto da cifra de 40% que se recusavam nos anos 1980, antes de o sistema ser implantado.
Pernalonga saiu da toca há 70 anos
Em 27 de Julho de 1940, deu-se a estreia do coelho Pernalonga ( Bugs Bunny ) uma das maiores estrelas da animação ou mesmo a maior de sempre, segundo a "TV Guide".
No entanto, o protótipo de Bugs Bunny ( Pernalonga ), um certo Happy Rabbit (coelho feliz), aparecera pela primeira vez a 30 de Abril de 1938 com o pêlo completamente branco e uma personalidade quase paranóica, semelhante à de Duffy Duck ( Patolino ), tendo sido figurante de mais quatro filmes, em que apresentou ainda uma gargalhada muito semelhante a que viria a ficar como imagem de marca de Woody Woodpecker (Picapau).
Porém, segundo alguns historiadores, a sua linha genealógica deveria começar a ser traçada mais atrás, pois o personagem teria sido inspirada em um outro coelho animado, criado por Walt Disney em 1935.
Independentemente destas considerações, o seu “cartão de cidadão” aponta 27 de Julho de 1940 como data oficial de nascimento, embora não especifique ... trata-se de um coelho ou de uma lebre... Quem o conhece – e há quem não o conheça, afinal? - tem dificuldade em limitar os adjectivos necessários para o caracterizar: inteligente, mordaz, sarcástico, rápido, decidido, irritante, provocador.
Da sua biografia, constam participações na II Guerra Mundial, contra Mussolini, Hitler e os japoneses, e a presença nos aviões de diversas esquadrilhas, como mascote. A conquista de um Oscar – em 1958, por “Knighty knight Bugs” – em três nomeações e uma estrela na calçada da fama de Hollywood são alguns dos pontos altos da longa carreira de Bugs Bunny.
Hoje, apesar das suas 70 primaveras, o “velho Pernalonga” continua ágil e imprevisível garantia infalível de boas gargalhadas.
Situação
Nenhum comentário:
Postar um comentário