sábado, 3 de março de 2012


Vazamento em tanque de nafta é investigado no Pólo Petroquímico de Triunfo no Rio Grande do Sul.
Saúde de cem trabalhadores é monitorada.


Pelo menos 100 trabalhadores da Unidade de Petroquímicos Básicos do Polo Petroquímico de Triunfo estãos sendo monitorados em função de possível intoxicação decorrente do vazamento de um dos reservatórios de nafta. Técnicos da Fepam foram chamados e investigam o caso. Vapores de nafta são inflamáveis, explosivos e provocam graves problemas de saúde.  O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo denunciou que o vazamento de quarta-feira(29) decorreu de negligência da empresa.

Nota da Braskem, controladora do Polo, explicando o que ocorreu:
Comunicado Braskem

 A Braskem decidiu suspender os trabalhos da área administrativa e de prestadores de serviço de suas plantas do Polo Petroquímico de Triunfo nesta sexta-feira ( 2 de março de 2012) após constatar ainda a presença de  odor no local. A empresa  segue realizando o monitoramento do ar em todas as áreas com nenhuma alteração nos resultados.
As atividades normais serão retomadas na segunda-feira (5 de março de 2012), quando a empresa já terá concluído o deslocamento da nafta armazenada em um tanque que teve o teto flutuante inclinado em decorrência das fortes chuvas do dia 22 de fevereiro. A operação envolve o deslocamento de 14 mil toneladas de nafta para outro tanque e deverá ser concluída no sábado (3 de março de 2012). As atividades operacionais das unidades seguem ocorrendo normalmente.
Ontem [1º de março de 2012], os colaboradores do turno administrativo foram liberados como forma preventiva após o mau tempo diminuir o efeito de contenção da espuma mantida como cobertura sobre o teto flutuante do tanque. O incidente liberou odor na área gerando desconforto, com imediato isolamento do local.
No dia 29 de fevereiro, chuvas e ventos fortes atingiram Triunfo, provocando o deslocamento da espuma especial que isolava parte da cobertura do tanque de armazenagem de nafta, matéria-prima líquida utilizada pela indústria petroquímica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário