Pátria educadora? A conferir
Neca Setúbal |
O avanço necessário para uma educação de qualidade exige mais do que
retórica. Vamos acompanhar de perto o cumprimento das promessas.
Em seu discurso de posse, a presidente Dilma Rousseff anunciou o novo
lema de seu governo: "Brasil, pátria educadora". Destacou que a educação
será a prioridade das prioridades e que buscará em todas as ações de
governo "um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de
ética e um sentimento republicano".
O novo ministro da Educação, Cid Gomes, reiterou os compromissos
anunciados pela presidente, destacando a reforma do ensino médio e o
diálogo com os professores.
Ao mesmo tempo em que aplaudimos o discurso, nós nos perguntamos o porquê do descaso da gestão anterior com a educação.
A falta de credibilidade do governo se expressa também pelas incertezas
das regras do jogo, pela falta de transparência dos resultados das
políticas, pelo descompasso entre o discurso e sua prática e pela falta
de participação da sociedade no acompanhamento e implementação das
ações.
A sociedade brasileira tem consciência da importância da educação no
mundo de hoje e, por isso, estará atenta para acompanhar o desenho, a
implementação e a avaliação das políticas tendo como base as metas
estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação.
A presidente Dilma enfatizou que "democratizar o conhecimento significa
universalizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis --da
creche à pós-graduação. Significa também levar a todos os segmentos da
população --dos mais marginalizados aos negros, às mulheres e a todos os
brasileiros a educação de qualidade". Para sua concretização, ela
menciona o aumento de recursos; sem dúvida, condição fundamental, mas
insuficiente.
O salto necessário para uma educação de qualidade exige muito mais do
que retórica. Recursos sem uma gestão eficaz, democrática e transparente
nos seus resultados pode levar a mais uma frustração nacional. Caminhar
na direção de um sistema nacional de educação com funções mais claras
entre os entes federados poderá dar mais agilidade e eficiência ao
sistema.
Para começar precisamos acabar com o analfabetismo absoluto e funcional.
O Brasil não pode tolerar ser o país que concentra mais de um terço dos
analfabetos da América Latina. Outro fator não mencionado nos discursos
oficiais é o das desigualdades visíveis nas diferenças de desempenho em
avaliações das regiões Norte e Nordeste e do restante do país.
Trata-se de um enorme desafio. Não superá-lo nos afastará da meta de sermos um país desenvolvido.
Nossas escolas precisam de infraestrutura adequada com bibliotecas,
laboratórios e, sobretudo, banda larga que possibilite acesso à
internet. Os dados do Censo Escolar mostram que ainda estamos longe de
alcançar essas condições.
Precisamos muito mais que um diálogo com os professores. A qualidade da
educação está diretamente relacionada com a qualidade dos professores. A
valorização dos profissionais da educação passa por sua valorização
simbólica, por planos de carreira, salários dignos e, principalmente,
formação.
Dado que mais de 80% dessa formação inicial está na rede privada, é
fundamental que as políticas abarquem esse segmento de modo a trazer a
realidade da sala de aula como eixo estruturante das formações inicial e
continuada.
Queremos, sim, uma pátria educadora e vamos reforçar a importância de
uma educação integral que possibilite uma visão articuladora dos
aspectos físicos, cognitivos e emocionais das crianças e jovens.
Queremos uma educação que supere os problemas básicos não resolvidos do
século 20 e aponte para as inovações do século 21, tarefa que exige a
mobilização de toda sociedade. Vamos acompanhar o cumprimento de todas
as promessas feitas e, principalmente, das metas do Plano Nacional de
Educação.
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