sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Grêmio assume vice-liderança


Sem misericórdia, o Grêmio goleou o Sport por 3 a 1 na Ilha do Retiro, e assumiu definitivamente a segunda colocação do Campeonato Brasileiro, já que supera o Atlético-MG no número de vitórias – ambos tem 56 pontos. A estratégia traçada em Porto Alegre deu certo, e o Tricolor usou os chutes de fora da área, com Anderson Pico e Marquinhos, para construir o placar. Leandro, de boa atuação, ainda deixou o seu.
Foi o primeiro triunfo fora de casa dos gaúchos no segundo turno. Os pernambucanos, com 27 pontos, por outro lado, permanecem na zona de rebaixamento. Fica na 17ª colocação, mas oito pontos longe do Bahia, o 16º colocado.
Na próxima rodada, o Tricolor gaúcho enfrenta o Botafogo, às 18h30 de domingo, no Olímpico. Um confronto direto na parte de cima da tabela. Poderá ser ajudado pelo próprio Sport, que duela com o Atlético-MG, às 16h, no mesmo dia, no Independência.

LEANDRO INFERNIZA - PICO MARCA
A faca e o queijo estavam na mão do Grêmio. A expressão popular brasileira explica muito bem como os gaúchos entraram no gramado da Ilha do Retiro. Depois do rival Internacional ter goleado o Atlético-MG, precisava ganhar para assumir a segunda colocação do Brasileirão. Foi o que fez.
O Sport até iniciou a partida melhor que os visitantes. Tinha necessidade talvez maior até que a dos tricolores, já que se encontra na zona de rebaixamento. Pecou pelos inúmeros cruzamentos, todos afastados, e a ineficiência de Gilsinho e Gilberto como dupla de ataque.
Sem criar, os pernambucanos se resumiram a um chute de Felipe Azevedo no primeiro tempo, que levou perigo à meta de Marcelo Grohe. Os gremistas, por outro lado, não se cansaram de tentar. A principal oportunidade foi com Leandro, aos 14 minutos, quando o atacante entrou livre na frente de Magrão, mas arrematou sobre o gol pernambucano.
Leandro, por sinal, era o melhor jogador gremista na primeira etapa. Depois de ser protagonista na virada gremista sobre o rubro-negro na partida no Olímpico, ao marcar dois gols, infernizou a defesa rival com velocidade e movimentação. Foi o atacante que cruzou para Kleber tocar com a mão na bola e receber o terceiro cartão amarelo. É desfalque para o próxima rodada.
No apagar das luzes dos 45 minutos iniciais, uma personagem deste Grêmio de 2012 fez seu primeiro gol com a camisa gremista. Ao menos, em seu recomeço. Anderson Pico arriscou de fora da área – estratégia anunciada dos gaúchos – e venceu Magrão. Antes de chegar na bola espirrada pela defesa, o lateral-esquerdo escorregou, em uma boa metáfora para sua carreira. Destaque em 2008, o camisa 29 ficou três anos emprestado por conta de seu comportamento. Com Luxemburgo, retoma o rumo. Vaias para os donos da casa na saída ao vestiário.

GRÊMIO CONSOLIDA 2ª COLOCAÇÃO
O Sport voltou com Renan na vaga de Moacir e ímpeto renovado. Testou Marcelo Grohe em três vezes, de fora da área. Mas se descuidou na defesa. E no espaço vazio, o personagem do da etapa inicial finalmente acertou o alvo. Como no primeiro turno, Leandro ganhou na corrida dos defensores pernambucanos, após arrancada na esquerda, e cutucou na saída de Magrão para fazer o segundo, aos 6.
Os protestos aumentaram. Faixas com ‘Fora Dubeux’ e ‘Gustavo Dubeux, por que você não cai fora?’, contra o presidente do clube rubro-negro, pipocaram nas arquibancadas. A situação ainda piorou quando Marquinhos desferiu chute de fora da área aos 11, após jogada de Leandro, e ampliou para 3 a 0. A torcida pernambucana virou tricolor, já que a vaia pegou contra os jogadores do Sport.
Apesar de Luxemburgo poupar jogadores – tirou Kleber e Léo Gago, colocou André Lima e Vilson – o Grêmio continuou com ritmo alto. O Sport, naturalmente, partiu para cima querendo descontar. Henrique, ex-São Paulo, entrou na vaga de Gilberto. Mas nada animava a ‘Turma da Fuzarca’. Muitos torcedores deixaram o estádio ainda na metade do segundo tempo.
Com a aproximação do final da partida, o Sport passou a ocupar mais o campo ofensivo. O Grêmio se postou mais atrás, para esperar o contra-ataque. Teve com Leandro mais uma chance, desperdiçada. Os donos da casa centralizavam o jogo em Hugo, que acertou pouco. Só que aos 34 o meia foi derrubado por Souza. Pênalti batido e convertido pelo próprio. O gol, porém, mal foi comemorado por jogadores e torcida.
Melancolicamente para o Sport, com muita festa por parte do Grêmio, o final da partida chegou. A pressão pernambucana não surtiu efeito e o placar não ganhou novos números.


Sport 1 x 3 Grêmio  (melhores momentos)
29ª rodada do Brasileirão 2012



Os gols: Sport 1 x 3 Grêmio
29ª rodada do Brasileirão 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário