quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Crise entre presidente do senado e judiciário
põe em risco planos do governo



O presidente Michel Temer


O presidente Michel Temer decidiu atuar como bombeiro para esfriar a crise entre o presidente do Senado, Renan Calheiros, e representantes do Judiciário e do Ministério Público ao perceber o risco ao qual seu governo ficou exposto. Cinco minutos de conversa com Renan bastaram para perceber sua irritação com o que chama de “absurda intromissão” na autonomia do Legislativo. Temer percebeu que Renan não fala sozinho e que a insatisfação é geral no Senado com a situação. E isso pode representar falta de apoio ao governo na Casa.
Setores do governo enxergaram a influência do presidente do Senado, Renan Calheiros, no pedido de vista feito pelo ministro Vital do Rego, do Tribunal de Contas da União (TCU), durante a discussão do processo que analisa a devolução pelo BNDES de R$ 100 bilhões para o Tesouro Nacional. Vital do Rego era senador do PMDB antes de entrar no TCU e é ligado politicamente a Renan Calheiros.
O pedido de vista, obviamente, não impede que o julgamento seja aprovado, uma vez que o relatório feito pelo ministro Raimundo Carreiro libera a devolução do dinheiro. Mas atrasa o andamento do assunto. Tecnicamente, um pedido de vista é quando um ministro pede mais tempo para estudar um determinado assunto.
Em maio, a equipe econômica anunciou a medida, considerada estratégica para baixar o endividamento público. Agora, terá de aguardar mais. Como existem dois feriados durante as próximas semanas, é possível que o TCU só retome o assunto em novembro.
Irritado com as ações do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e com decisões tomadas pelo Poder Judiciário, que considera como intromissões indevidas nos assuntos do Poder Legislativo, Renan estaria mandando seus primeiros recados ao Palácio do Planalto e demonstrando sua força política. O senador nega qualquer relação com o pedido de vistas de Vital do Rego. Oficialmente, o ministro justificou seu pedido porque estava ausente e precisava se inteirar sobre o assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário