Habemus Papam
Novo Papa é da Argentina: Jorge Mario Bergoglio
se chamará: Francisco
É o primeiro Papa latino-americano; ele tem 76 anos e foi escolhido na 5ª votação do conclave.
Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco |
Nesta quinta-feira (13), segundo dia de conclave, a fumaça branca da Capela Sistina anunciou ao mundo um novo papa. Logo em seguida, às 15h10 (horário de Brasília, 19h10 em Roma), os sinos da igreja badalaram, confirmando a escolha.
O novo papa passou à chamada sala das lágrimas para se vestir com batina branca e sapatos vermelhos. O nome dele é Jorge Mario Bergoglio e se chamará Francisco.
Um cardeal apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para anunciar, em latim: "Annuntio vobis gaudium magnum: habemus papam" ("Eu vos anuncio uma grande alegria: temos papa"). O cardeal então falou o nome de batismo do pontífice, sendo o prenome traduzido para sua versão em latim, e então o nome que o eleito adotará em seu pontificado.
A eleição do sucessor de Bento XVI durou dois dias, mesmo tempo que os cardeais levaram para eleger o alemão Joseph Aloisius Ratzinger. O tempo foi inferior ao levado para escolher o polonês Karol Josef Wojtyla em 1978. À época, os clérigos precisaram de três dias e oito votações para designar Wojtyla para o trono de Pedro.
Ao todo, 115 cardeais participaram da escolha do novo papa. A votação ocorreu de forma secreta, em papel, com os cardeais disfarçando a letra. As cédulas foram checadas por três escrutinadores e revisadas pela mesma quantidade de cardeais. Ao final, as cédulas depositadas em urnas de bronze foram retiradas e levadas para o forno - no qual foram queimadas.
Clorato de potássio, lactose e colofónia são os componentes acrescentados à queima das cédulas para originar a fumaça branca que anuncia ao mundo que a Igreja tem novo papa. Foram instalados na Capela Sistina a estufa tradicional, usada desde o conclave de março de 1939, no qual Pio XII foi eleito, e onde são queimadas as cédulas das votações, e uma estufa auxiliar, que permite, graças a um mecanismo eletrônico, aumentar a visibilidade das fumaças.
Eleição de Bergoglio como Papa é recebida com festa na Argentina
A eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio como novo Papa foi recebida com aplausos de centenas de fiéis que estavam em missa, na Catedral de Buenos Aires.
Depois da surpresa inicial, cerca de 200 fiéis saudaram o novo Papa Francisco, enquanto várias pessoas e equipes de TV se aproximavam da catedral, que fica na histórica Praça de Maio.
Nas ruas, moradores fizeram um buzinaço em comemoração ao anúncio.
Fiéis comemoram a escolha do papa argentino Francisco na Catedral de Buenos Aires. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário