quinta-feira, 27 de junho de 2013


O Sistema Educacional Alemão

O prof. Bernd Fichtner explica que o sistema educacional alemão é peculiar. É público e gratuito da 1ª série até a universidade, sendo diferente dos outros países da Europa, e tendo com características próprias: área elementar (1ª a 4ª Série ou Classe),  Secundária I (5ª a 10ª Série ou Classe) e Secundária II (11ª a 13ª Classe ou Série). As áreas elementar e secundária são obrigatórias a todos, sem exceção.
Os alunos podem iniciar um curso de formação profissional assim que tiverem concluído o Sekundarstufe I (Nível Secundário 1), a partir de 15 anos de idade, no mínimo. Eles devem decidir se querem seguir um curso de formação dual em uma organização e uma escola profissional ou seguir um curso em uma escola de formação profissional.
Estudantes que queiram começar um curso de formação profissional na Alemanha podem escolher entre centenas de profissões, das quais 349 reconhecidas nacionalmente.
Uma característica típica de um curso de formação profissional reconhecido é que os estudantes passam grande parte de seu curso de formação em uma empresa. A frequência na escola de educação profissional dá suporte ao conhecimento teórico. Esta forma de treinamento é conhecida como "formação dual". No esquema dual, o estudante tem a integração entre prática e teoria, com aulas em escola e aprendizado prático no ambiente de trabalho, seja em empresa/fábrica, escritório, etc.

O Executivo Operacional da Agência Federal de Trabalho, 
em Siegen, Carsten Tillmann e o Secretário Gaúcho
 de Educação José Clóvis de Azevedo.

Projeto Inovador
Um projeto inovador está sendo implementado em todas as escolas do Estado da Renânia do Norte-Vestfália - Alemanha - e que consiste em oportunizar a alunos da 8ª (oitava) série o conhecimento do mundo do trabalho, a partir de visitas aos ambientes profissionais, seguido de estágio na 9ª (nona) série.
A ideia é contribuir para que o estudante tenha base mais sólida para escolher qual curso fará a partir da décima série, quando começa a etapa da educação profissional. O projeto Kein Abschuluss ohne Anschluss (algo como ninguém desassistido ao final do ensino fundamental) é uma iniciativa do Ministério da Educação e Formação da Renânia do Norte-Vestfália - que está em implantação nas escolas do Estado em parceria com o Ministério do Trabalho e Integração Social do Estado. A ideia é oferecer aos estudantes de oitava série visitas a empresas, ou outros ambientes profissionais, para conhecer profissões e ocupações regulamentadas no país, como uma introdução ao mundo do trabalho. Estão no projeto 75 escolas, com 3.000 alunos de oitava série.
O representante da Divisão Administrativa de Siegen Wittgenstein, Reinhard Kämper, explica que o projeto foi iniciado em 2012 e deve estar concretizado em até cinco anos. "Temos a esperança de que este projeto se constitua em um sucesso para a vida dos estudantes", resume Kämper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário