quinta-feira, 27 de junho de 2013


Modelo alemão vai embasar projeto-piloto na educação profissional gaúcha

Hilchenbach, Alemanha - O secretário José Clóvis de Azevedo foi recebido pelo 
responsável pelo Setor da Formação Profissional do Grupo SMS, Dr. Günter Kneppe, 
e dois dos 30 integrantes de sua equipe. No grupo SMS, 250 alunos aprendizes 
estudam no sistema dual. Setenta e cinco estudantes estão frequentando cursos na 
unidade em Hilchenbach. A intenção, segundo Azevedo, é desenvolver projeto-piloto 
nas mesmas bases na rede estadual de ensino.

Hilchenbach, Alemanha - A agenda do secretário José Clóvis de Azevedo na Alemanha começou com uma visita a uma fábrica do Grupo SMS. Recebido pelo responsável pelo Setor da Formação Profissional do grupo, Dr. Günter Kneppe, e dois dos 30 integrantes de sua equipe.
No grupo SMS, 250 alunos aprendizes estudam no sistema dual. Setenta e cinco estudantes estão frequentando cursos na unidade em Hilchenbach. A intenção, segundo Azevedo, é desenvolver projeto-piloto nas mesmas bases na rede estadual de ensino.
De acordo com Kneppe, são oferecidos cursos em 10 ocupações, cinco na área da metalurgia e os outros em informática, design de produtos, escritório, mecatrônica, entre outros. Os cursos têm duração de três anos e meio. Neste período, os alunos frequentam a escola entre dois e seis vezes por semana, dependendo do curso, para aprendizado teórico. Os alunos ficam sete horas por dia na empresa. Aprendizagem prática é oferecida nos demais dias.
Depois de 10 meses, os estudantes/aprendizes farão a primeira prova, que vale 40% da nota final. A prova final, depois dos três anos e meio de aulas, vale 60%. Ao longo do curso, os estudantes passam por diferentes etapas na empresa. No primeiro ano, frequentam sala de aula e têm contato com a realidade prática da indústria.  No segundo, participam de oficinas e, nos terceiro e quarto ano, entram em produção, no chão da fábrica. Todo o processo é acompanhado de forma permanente entre empresa e escola.
Azevedo, o assessor de Relações Internacionais do gabinete do governador, Espártaco Dutra e o professor Bernd Fichtner, anfitrião dos brasileiros na Alemanha, acompanhados por técnicos da empresa e da Agência Federal do Trabalho visitaram a parte da fábrica onde são ministradas as aulas. A área, de 600 metros quadrados, inclui salas de aula e maquinário, além de laboratórios para aprendizagem prática. Dois cursos foram apresentados, o de técnico em mecatrônica e design de produtos. Depois da visitação, o técnico Andreas Schuchardt fez uma explanação sobre o processo de formação do técnico e o processo de construção e modernização dos cursos e das profissões na Alemanha. "Nosso objetivo final é construir um modelo para a profissão", explica. Esta construção parte de pesquisas e diagnóstico das necessidades das empresas e chega às escolas, para adaptação dos currículos.

Investimento e retorno
A formação de aprendizes recebe investimento de 5 milhões de euros anuais, entre a formação propriamente dita, e salários aos aprendizes, que varia de 800 euros mensais no primeiro ano, a 1000 euros por mês a partir do terceiro ano. De acordo com os anfitriões da comitiva brasileira, o investimento compensa, pois a qualidade da formação do jovem não é encontrada na formação profissional tradicional. Cerca de 60% dos trabalhadores da SMS Siemag, unidade do SMS Group visitada, foram formados na fábrica.  A contratação dos aprendizes, depois de formados, varia de acordo com a demanda da indústria.

Grupo SMS
O grupo SMS une atores globais na planta e construção de máquinas para processamento de aço e metais, operando sob denominação de SMS Holding GmbH, que consiste de duas Áreas de Negócios, SMS Siemag e SMS Meer, bem como participações industriais. SMS Holding GmbH é responsável pelo planejamento estratégico e controle. A SMS Siemag é a unidade visitada pelo secretário Jose Clovis de Azevedo, localizada em Siegen.

No roteiro para conhecer as diversas instâncias de execução do sistema dual de 
educação do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, o secretário
 José Clóvis de Azevedo apresentou a reestruturação curricular do Ensino Médio
 da rede estadual gaúcha na maior Escola Técnica da região de Siegen.

Secretário apresenta novo Ensino Médio
No roteiro para conhecer as diversas instâncias de execução do sistema dual de educação do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, o secretário José Clóvis de Azevedo apresentou a reestruturação curricular do Ensino Médio da rede estadual gaúcha na maior Escola Técnica da região de Siegen. O Berufskolleg Technik tem 4,5 mil alunos e oferece uma variedade de cursos técnicos nas áreas profissionais de engenharia civil, tecnologia de mídia, engenharia elétrica, design de interiores, engenharia automotiva, tecnologia da madeira, tecnologia metal, entre outros. São 170 professores. A comitiva brasileira foi recebida no Berufskolleg pelos diretores Manfred Kämpfer e Armin Stöhr, das escolas de educação profissional técnica e de pedagogia social e saúde, respectivamente.
Antes, Azevedo, o assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador Tarso Genro, Espártaco Dutra, e o anfitrião dos brasileiros na Alemanha, professor Dr. Bernd Fichtner, foram recebidos pelo gerente da Educação Profissional da Câmara da Indústria e Comércio de Siegen (IHK) Klaus Gräbener, que falou sobre o papel das câmaras de comércio e indústria no sistema educacional vocacional da Alemanha. À Câmara cabe o papel de certificar os estudantes que cursam a educação profissional, em integração com escolas, professores, sindicatos e empresas. Relacionando-se com cerca de 900 empresas de forma direta, a IHK tem orçamento anual de 800 mil euros, dos quais 30%provêm do setor público e 70% das empresas privadas.
A Câmara em Siegen mantém um centro de formação e qualificação profissional que atende 5,5 mil pessoas por ano. São jovens e pessoas que estão no mercado de trabalho, que buscam cursos de um dia ou com duração variada, de 40h a 1000h de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário