sábado, 10 de agosto de 2013


Dilma destaca investimentos na 
Educação Profissional

Uma aluna formada no Pronatec, representando os cerca de 480 diplomados
 na cerimônia, subiu ao palanque. Dilma a abraçou, ambas posaram para fotos. 
A estudante erguia a carteira de trabalho, recém-assinada simbolicamente 
na própria cerimônia.

Com a participação da Presidente Dilma Rousseff, foi inaugurado na cidade gaúcha de Osório, o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento marcou ainda a formatura de 480 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Em seu discurso, a Presidente Dilma destacou os investimentos do governo federal na educação profissional.
Uma hora após o início da cerimônia, Dilma iniciou o seu discurso se dirigindo aos 480 formandos do Pronatec e a duas mil pessoas que participavam da cerimônia de inauguração. Com o humor em alta, a presidente fez brincadeiras com deputados, agradecimentos especiais e afirmou que o dia era de festa.
— Temos sempre de procurar aumentar a competitividade e produtividade da nossa economia. E um profissional melhor formado vai atender melhor a população, vai agregar mais valor e vai ter salário melhor. Tudo isso vai ajudar a construção de um Brasil melhor. É um dia de festa. A gente não pode parar de estudar. Temos de buscar sempre. Sempre que se faz um curso, uma capacitação, estamos melhorando a capacidade — afirmou.
Antes do discurso, a presidente visitou salas de aula da nova sede.
— É um gosto ver este Instituto muito bem construído com ótimos equipamentos. Agora, este instituto foi construído para constituir a arquitetura de todos nós, que é a educação — afirmou a presidente.
Dirigindo-se aos formandos, Dilma parabenizou-os pela escolha da carreira técnica.
— É um momento de conquista pessoal dos estudantes do Pronatec, que se formam em vários cursos. Temos de ter muito orgulho de vocês. Quero dizer que esta é uma opção correta de vocês, de fazer o curso, se especializar — completou.
Dilma explicou que o Pronatec tem hoje três eixos: formação complementar do Ensino Médio, de trabalhadores e o Brasil Sem Miséria.
— O profissional melhor remunerado tem capacidade de atender melhor a nossa população — argumentou.

Uso de royalties do petróleo na educação
Em sua fala, a presidente destacou ainda a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para a educação como forma de melhorar a qualidade da educação no país e o controle da inflação.
– Vamos usar todos os royalties do petróleo para financiar a educação no Brasil. O país, a partir deste ano, começa a explorar uma grande quantidade de petróleo que é o pré-sal – disse Dilma, acrescentando que investir em ensino “não é só fazer prédio”.
— Tem que pagar bem os professores, dar estrutura, ter laboratórios e matérias de qualidade — completou.

Dilma visita laboratório antes da cerimônia de inauguração 
do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia 
do Rio Grande do Sul (IFRS)

O ministro da Educação
Além da presidente, participou também da inauguração em Osório o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que destacou a retomada de investimento do governo federal no ensino técnico e em novos institutos federais.
Mercadante afirmou que durante o governo Dilma, 4 milhões de estudantes se matricularam no Pronatec.
— Cada vez mais jovens saem formados com maior perspectiva na vida — declarou.
Ao se dirigir aos formandos, o ministro afirmou que o estudo é importante para a formação profissional e também para suprir a mão-de-obra no país.
— Quem estuda pode escolher o que vai fazer. Vocês terão muito mais oportunidades no mercado de trabalho — disse o ministro da Educação.
Mercadante também disse que o objetivo do governo é destinar metade das vagas em universidades federais a estudantes das redes públicas.
— Até o final do governo Dilma, metade de todas as vagas de universidades federais serão para alunos da escola pública, que são 88% dos estudantes do país — garantiu o ministro.

O IFRS
O Campus Osório funciona desde 2010 em uma sede provisória, cedida pela prefeitura. Atualmente, conta com cerca de 370 alunos, 37 professores e outros 25 funcionários. A primeira etapa da obra da sede definitiva foi concluída com um orçamento de R$ 3,6 milhões.
O IFRS tem 12 campi espalhadas pelo estado, com a sede da reitoria situada em Bento Gonçalves, na Região da Serra Gaúcha.  A reitora do IFRS destacou a importância da presença da presidente no evento.
— Hoje estamos realizando o sonho de termos a presença da Dilma nesta inauguração — disse Cláudia Schiedeck.

Dilma visita instalações do campus do Instituto Federal em Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário