sábado, 27 de outubro de 2018



Coligação de Sartori pede para Justiça suspender divulgação da última pesquisa Ibope no Rio Grande do Sul
Aliança do emedebista candidato à reeleição ao governo gaúcho pede esclarecimento sobre métodos utilizados pelo instituto em levantamentos anteriores



Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB)


A coligação do candidato à reeleição ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições 2018, José Ivo Sartori (MDB), pediu na sexta-feira, 26.out.2018, que a Justiça Eleitoral do Estado suspenda a divulgação da pesquisa Ibope para o governo gaúcho prevista para a noite de sábado, 27.out.2018.
A coligação e o MDB gaúcho está "colocando em dúvida o resultado da pesquisa eleitoral", considera que há "manipulações das pesquisas eleitorais" em relação aos números que são divulgados pelo IBOPE.
A confiança do partido e da coordenação da campanha de Sartori tem a ver com a confiança que depositam nos trackings diários que fazem, como também no que chamam de "percepção das ruas".
O resultado do tracking de 25.out.2018, feito pelo MDB para consumo interno, mostra Sartori com 44,7% e Eduardo Leite com 37,6%. Os demais dados da estimulada: não vai votar, 2,1%; não sabe, 4,5%; brancos e nulos, 11%.

O levantamento divulgado pelo IBOPE no dia 23.out.2018 indicou Eduardo Leite com 60% das intenções de voto, ante 40% de Sartori. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RS-07227/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06645/2018. A pesquisa IBOPE do dia 17.out.2018, mostrou Eduardo Leite com 59% dos votos válidos e Sartori com 41%, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RS-01741/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08755/2018.

Para fundamentar seu pedido de liminar, a coligação de Sartori alega, principalmente, que 35 das cidades sorteadas para as duas sondagens realizadas pelo Ibope no segundo turno, divulgadas em 17 e 23 de outubro, coincidiram — o que, segundo a aliança do emedebista, teria distorcido o resultado. No primeiro levantamento, 63 cidades foram pesquisadas, no seguinte, foram 70, segundo o MDB.
O partido pediu na Justiça o acesso às informações colhidas pelo Ibope. O MDB afirma que os dados foram entregues "parcialmente" e que as fontes pesquisadas e a legislação "não foram cumpridas" pelo instituto.

Até às 13 horas de 27.out.2018 o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) ainda não tinha decisão sobre o mandado de segurança impetrado na noite de 26.out.2018 pelo coligação do candidato à reeleição ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), pedindo a suspensão da publicação da pesquisa IBOPE para a noite de sábado, 27.out.2018.

As restrições do MDB gaúcho são a todo um pacote de pesquisas muito parecidas e que incluem Ibope, Methodus e Real Bit Data.

Procurado pela reportagem, o Ibope Inteligência afirmou que não havia sido notificado oficialmente sobre o caso.



Atualização:

O Ibope divulgou na noite de sábado (27.out.2018) o resultado da terceira pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição para governador no Rio Grande do Sul. O levantamento foi realizado entre 25 e 27 de outubro e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:
—> Eduardo Leite (PSDB): 57%
—> José Ivo Sartori (MDB): 43%

Votos totais — Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:
—> Eduardo Leite: 51%
—> José Ivo Sartori: 39%
Branco/Nulo: 6%
Não sabe: 4%

Rejeição — A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. O Ibope perguntou: "Para cada um dos candidatos a governador do Rio Grande do Sul que eu citar, gostaria que o senhor ou a senhora me dissesse qual desses frases melhor descreve a sua opinião sobre ele".

—> Eduardo Leite
Com certeza votaria nele para governador – 38%
Poderia votar nele para governador – 23%
Não votaria nele de jeito nenhum – 15%
Não o conhece o suficiente para opinar - 22%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%

—> José Ivo Sartori
Com certeza votaria nele para governador – 31%
Poderia votar nele para governador – 19%
Não votaria nele de jeito nenhum – 36%
Não o conhece o suficiente para opinar - 12%
Não sabem ou preferem não opinar – 2%




Nenhum comentário:

Postar um comentário