domingo, 15 de outubro de 2017

Papa canoniza no Vaticano vítimas de massacres em 1645 no Rio Grande do Norte durante dominação holandesa na região



Documentos do processo de beatificação e canonização dos 30 santos
de Cunhaú e Uruaçu usados pelo Vaticano


Cerca de 500 peregrinos, incluindo delegações oficiais da Igreja e do governo federal, foram a Roma para assistir, na manhã de domingo, 15.out.2017, à cerimônia de canonização dos 30 santos de Cunhaú e Uruaçu, martirizados em julho e outubro de 1645, durante a ocupação holandesa no Rio Grande do Norte.
O papa Francisco fez a canonização durante missa celebrada na Praça de São Pedro, com início às 10h15min (6h15min no Brasil, pelo horário de verão).
Dos 30 mártires de Natal canonizados na Praça de São Pedro, no Vaticano, 28 eram brasileiros natos. Dois dos novos santos eram estrangeiros — padre Ambrósio Francisco Ferro, português dos Açores e João Lostau Navarro, francês. Como viviam no Rio Grande do Norte, são considerados brasileiros. Com exceção dos dois padres, todos eram leigos.

HISTÓRICO: Vítimas de massacre no século 17 se tornam santos — Aliados dos colonos portugueses, que lutavam para retomar o Nordeste dos invasores holandeses, os mártires foram vítimas de massacres em 1645 — Um grupo de católicos foi arrastado para um trecho do rio Potengi, perto de Natal, no Rio Grande do Norte. Seus algozes, soldados holandeses e índios tapuias, lhes arrancaram línguas, deceparam pernas e braços e partiram crianças ao meio. Enquanto tinha o coração arrancado pelas costas, umas das vítimas Mateus Moreira repetia: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento", segundo relato da Igreja Católica.
Trata-se dos primeiros mártires do país, todos vítimas do episódio conhecido como massacre de Cunhau e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, durante a dominação holandesa na região.
O grupo habitava as duas únicas comunidades paroquiais existentes no local. Pela pesquisa da igreja potiguar, os holandeses, que eram calvinistas, não admitiam a prática do catolicismo nos territórios invadidos.
Foram mais de 150 pessoas massacradas no Rio Grande do Norte, mas a Igreja só está canonizando os 30 que puderam ser identificados pelo nome ou por referências fidedignas, como parentes ou amigos daqueles que puderam ser reconhecidos. Entre eles, havia crianças que foram trucidadas nos braços das mães. 
Os santos do Rio Grande do Norte foram martirizados um ano e dois meses depois de o Conde Maurício de Nassau, governador de Pernambuco e capitanias vizinhas, ter voltado para a Europa, em maio 1644. Com sua saída, os invasores holandeses, na maioria calvinistas, proibiram celebrações e reuniões nas igrejas. Exigiram ainda que os católicos renegassem a fé e se convertessem para não serem mortos.
A canonização encerra um processo de investigação que durou quase três décadas e impõe agora, à igreja, o desafio de tornar conhecida a história dos mártires — não tão difundida nem mesmo no próprio Nordeste.
O relato dos massacres só começou a ser divulgado no final dos anos 80, quando se iniciou a pesquisa para o processo de beatificação, consumado em 2000.
Em suas pesquisas, o monsenhor Francisco de Assis Pereira (1935-2011) defendeu para os teólogos do Vaticano que o caso potiguar se encaixava nas três características para beatificar vítimas de um massacre: morte violenta, imposta por ódio à fé e livremente aceitas pela vítima.
O processo envolveu a consulta a mais de 50 autores de história no país e na Europa.
A base do trabalho são autores portugueses, entre eles frei Manuel Calado. Ele escreveu "O Valeroso Lucideno e Triunfo da Liberdade" em 1645 (ano dos massacres) e 1646, narrando relatos de sobreviventes e testemunhas oculares dos episódios.
Com a canonização, a igreja quer melhorar os locais de adoração dos novos santos, para que "os peregrinos sejam tratados e acolhidos com todo o conforto possível", disse o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Um deles é o Santuário dos Mártires, erguido no provável local de um dos assassinatos, na zona rural de São Gonçalo do Amarante.
Pela pesquisa, mais de 150 pessoas morreram nos dois ataques, mas só 30 foram identificadas e, agora, fazem parte da extensa lista de santos da igreja. Ao todo, 28 mártires nasceram no Brasil, um era português e outro francês.




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