Coreia do Norte fez lançamento de novo míssil
que sobrevoou o Japão
que sobrevoou o Japão
Imagem da agência KCNA mostra Kim Jong-un ao lado do que o regime afirma ser uma bomba H |
A Coreia do Norte disparou um novo míssil na manhã de sexta-feira
(15.set.2017), às 6h27 do horário local — 18h57 de quinta no horário de
Brasília — segundo as Forças Armadas da Coreia do Sul.
Segundo os sul-coreanos, o míssil foi disparado do distrito de Sunam, na capital Pyongyang, em direção ao leste.
O míssil sobrevoou o Japão, afirmou a agência de notícias Reuters,
citando a TV japonesa NHK. Por isso, o país entrou em alerta vermelho.
Segundo o governo japonês, o míssil caiu a 2.000 quilômetros a leste do
cabo Erimo, que fica na ilha de Hokkaido, no norte do Japão.
As Forças Armadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos estão analisando as informações do lançamento.
Ainda não há informações sobre qual era o alvo ou o tipo do míssil.
PRESSÃO — O lançamento do míssil é a mais nova ação de Pyongyang na disputa do país com Seul e Washington.
Na última segunda-feira (11.set.2017), a ONU aprovou com apoio de China e
Rússia uma nova rodada de sanções contra o governo de Kim Jung-un e seu
programa nuclear.
A crise na península se agravou desde julho, quando Pyongyang fez um teste de um míssil com alcance intercontinental.
Depois disso, uma reportagem do jornal americano "The Washington Post"
disse que a Coreia do Norte já tinha tecnologia suficiente para fabricar
uma míssil nuclear.
Isso levou o presidente americano, Donald Trump, a dizer que responderia
com "fogo e fúria" a um ataque norte-coreano. Em resposta, Pyongyang
ameaçou a ilha de Guam, território americano no Pacífico.
Depois disso, a Coreia do Norte realizou ainda um teste com uma bomba de hidrogênio no início de setembro.
— Redes misteriosas de comércio ajudam a economia da Coreia do Norte —
Para uma empresa pequena de Hong Kong que administra uma frota modesta
de navios cargueiros, a Union Link International ostenta uma gama
exótica de bandeiras — desde a da Tanzânia até Niue e Palau (ilhas do
Pacífico).
Mas uma das bandeiras se destaca: ela tem uma estrela vermelha de cinco
pontas sobre faixas horizontais largas de vermelho e azul escuro. É a
bandeira nacional da Coreia do Norte, e a embarcação em que está
hasteada, o navio Dolphin 26, é apenas uma em uma rede extensa que ajuda
Pyongyang a sobreviver às sanções internacionais contra seu programa de
armas.
Na segunda-feira (11.set.2017) o Conselho de Segurança da ONU aprovou
novas medidas contra a Coreia do Norte e reiterou um acordo para a
identificação e inspeção de embarcações suspeitas de estarem
transportando mercadorias proscritas ao país. Mas a capacidade da rede
de navios, pessoas e empresas que perpetuam esse comércio sugere que a
comunidade internacional enfrentará um desafio enorme se quiser
implementar as sanções.
Centenas de embarcações pertencem a empresas com sede em Hong Kong, onde
não é ilegal fazer negócios com a Coreia do Norte. Documentos das
empresas mostram que alguns desses navios são operados por
norte-coreanos.
"Essas redes devem ser importantes para a Coreia do Norte, porque a
economia norte-coreana vem conseguindo fazer algo que nenhuma economia
soviética no passado conseguiu: estabilizar a balança comercial e sua
moeda", diz Nicholas Ebersdat, do think tank conservador American
Enterprise Institute.
O grupo de pesquisas C4ADS, de Washington, detalhou as características
das redes de transporte marítimo que são importantes para a Coreia do
Norte. De uma amostra de 248 empresas que ele identificou que
administram ou operam negócios ligados ao país, 160 são registradas em
Hong Kong.
Um relatório do C4ADS observa que as empresas utilizam "esquemas
diversos para disfarçar a quem pertencem de fato, incluindo o uso de
bandeiras de conveniência nos navios, a criação de empresas fantasmas ou
de fachada para registrar seus bens e o uso de camadas múltiplas de
intermediários para fazer negócios".
O casco enferrujado do Dolphin 26 já viveu dias melhores. Em fevereiro,
segundo o relatório disciplinar de um porto, seus conveses estavam
corroídos o bastante para chamar a atenção de fiscais.
Não há evidências que sugiram que o Dolphin 26 tenha sido usado para
infringir qualquer lei. Mas ele compartilha muitas das características
de navios que são usados para isso.
O Dolphin 26 já trocou de proprietário registrado e gerente seis vezes e
mudou seu nome três vezes nos últimos oito anos. Trocou de bandeira
quatro vezes em cinco anos, segundo o banco de dados marítimo Equasis.
Especialistas dizem que, pelo fato de os navios mudarem de bandeira e
serem adquiridos e depois vendidos por diferentes empresas-fantasma,
torna-se muito mais difícil identificar padrões e rastrear as atividades
dos responsáveis pelas empresas de transporte marítimo. A maioria das
empresas compartilha endereços em Hong Kong com as firmas secretariais
pagas para representá-las; é um esquema usado comumente por empresas
fantasmas que não possuem bens reais no território.
Os outros navios administrados pela Union Link seguem padrões
semelhantes. O Oriental Lady mudou de bandeira seis vezes desde 2003,
tendo em dois períodos usado a bandeira da Coreia do Norte. O Zhi Hui
usou bandeira norte-coreana quatro vezes desde 2006.
"Considerando o tempo, a energia e o dinheiro que essas empresas gastam
para ocultar sua identidade real, só pode ser por uma razão importante",
diz William Newcomb, ex-vice-coordenador do grupo de trabalho para a
Coreia do Norte do Departamento de Estado dos EUA no governo de George
W. Bush.
Xie Qun, a proprietária registrada da Union Link, diz que reduziu o
"trabalho estressante" de administrar uma empresa de transportes
marítimos para cuidar de seu filho e seus pais idosos. Falando em um
restaurante McDonald's em Dalian, ela diz que cortou laços com seu
último cliente norte-coreano em fevereiro, quando a ONU estava prestes a
aprovar novas sanções, e que, ao que saiba, nunca ajudou empresas
norte-coreanas a infringirem as leis.
Xie observa que muitas empresas pequenas de transporte marítimo foram
registradas sob seu nome em Hong Kong, uma estratégia que visa
distribuir o risco: se um navio é envolvido numa disputa, os outros
navios e empresas não estão envolvidos. "É uma prática comum neste setor
registrar muitas empresas", ela diz, acrescentando que seus pares no
setor lhe disseram para fazê-lo em Hong Kong, onde é possível registrar
empresas sem endereço ou bens no território.
Em Hong Kong, há documentos apontando para duas empresas de transportes
marítimos registradas no nome de Xie Qun e que foram dissolvidas.
O Escritório de Comércio e Desenvolvimento Econômico do território
chinês diz que tem conhecimento de relatórios do Painel de Especialistas
da ONU que acusam empresas de facilitar o comércio ilícito com a Coreia
do Norte e que está "analisando os casos em que haveria envolvimento de
firmas registradas em Hong Kong".
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