Brasil tem o quarto Big Mac mais caro do mundo
Suíça supera a Noruega e já tem o sanduíche com os preços mais ‘salgados’, indica ‘Economist’
O ranking não é exatamente positivo, mas o Brasil subiu uma posição e já
possui o quarto Big Mac mais caro do mundo, custando US$ 5,21 (cerca de
R$ 13,50). No ano passado, os brasileiros ocuparam o quinto lugar,
pagando US$ 5,86 (ou R$ 13). Desde 1986, o lanche da rede McDonald’s é
usado como índice pela revista britânica “The Economist” para mostrar o
poder de compra das moedas dos países pesquisados.
No topo da lista dos sanduíches mais “salgados”, uma novidade: a Suíça
rebaixou a Noruega, até então detentora do título do mais caro Big Mac
do planeta. Se algum dos integrantes do Fórum Mundial em Davos, por
exemplo, quiser saborear a calórica iguaria, terá que desembolsar 6,50
francos, o equivalente a US$ 7,54 (cerca de R$ 19, 40). O resultado
aponta para uma supervalorização de 57,5% da moeda suíça frente ao dólar
americano.
Nos Estados Unidos, aliás, o sanduíche custa US$ 4,79 (cerca de R$
12.30) — ocupando o sexto lugar da lista. No extremo oposto do ranking,
aparece a Ucrânia. Na ex-república soviética, cuja economia está
gravemente abalada pelo abalo nas relações com a Rússia e um movimento
separatista pró-Moscou, os fãs de fast food encontram o sanduíche mais
barato: 19 grívnias ou US$ 1,20 (cerca de R$ 3,10).
Segundo a “The Economist”, uma das mais respeitadas publicações de
economia e negócios do mundo, o objetivo do índice Big Mac não é ser
preciso, mas tornar mais fácil entender as taxas de câmbio. Por estar
presente em mais de 120 países, o Big Mac, ícone da cultura do fast
food, é considerado um bom termômetro de quanto o consumidor de cada
local pode comprar. Assim, a taxa de câmbio é calculada a partir do
preço do sanduíche em cada país.
Para mostrar a variação das moedas frente ao dólar, leva-se em conta a
paridade do poder de compra (ou seja, o que se pode comprar com o
dinheiro de um país). A diferença é que o índice Big Mac só calcula o
valor necessário para comprar o lanche, enquanto cálculos tradicionais
consideram vários produtos de consumo, como, por exemplo, os da cesta
básica.
Confira o ranking do Índice Big Mac:
1º lugar: Suíça
2º lugar: Noruega
3º lugar: Dinamarca
4º lugar: Brasil
5º lugar: Estados Unidos
6º lugar: Canadá
7º lugar: Reino Unido
8º lugar: Austrália
9º lugar: Países da zona do euro
10º lugar: Filipinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário