quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Um jovem gênio da matemática
O britânico Cameron Thompson de 14 anos e estudante de Matemática Aplicada na Open University deu um depoimento à BBC, onde contou as dificuldades que enfrenta por ser um adolescente superdotado. Aos dez anos, Cameron participou de um concurso de matemática na internet. "Eu fiz 140 pontos em um teste com pontuação máxima de 140. Quebrei o sistema, acho que me saí bem", conta.
Entretanto ser um gênio da matemática tornou-se um preço alto para o adolescente. Participar da vida escolar e fazer amigos acabaram sendo relegados ao segundo plano. Seus pais, Rod e Alison, moram perto de Wrexham, no País de Gales. Eles não têm certeza se a dificuldade do filho em explicar seu raciocínio se deve a sua idade ou ao fato de que recentemente ele foi diagnosticado como portador da Síndrome de Asperger, um tipo de autismo que ocasionalmente alia extrema habilidade mental com problemas de comunicação e dificuldade de fazer amigos.
Os Thompson vão mudar de casa e Cameron vai começar a estudar em uma nova escola. A família espera que o recomeço ofereça uma oportunidade ao adolescente de formar uma nova vida social. Cameron espera conseguir fazer amigos. Com isso, ele acha que vai sofrer menos intimidações e agressões físicas.
Esse tipo de coisa pode ser chamado de "Bullying" o que vem fazendo muitas vítimas, principalmente, entre alunos considerados muito acima da média em seu aproveitamento acadêmico. Para os outros , considerados normais, um gênio na área, é sempre visto como um ser diferente e especial, o que, no fundo, incomoda aos invejosos e incompetentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário