terça-feira, 12 de julho de 2011

Dilma ratifica Paulo Passos na pasta dos Transportes

A Presidência da República divulgou nota oficial informando que o ministro interino Paulo Sérgio Passos (Transportes) foi efetivado no cargo. Segundo nota da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, ele foi consultado e aceitou o convite.
"Nota à imprensa
O ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, foi convidado nesta segunda-feira pela presidenta Dilma Rousseff a assumir a titularidade da pasta. O convite foi aceito.
Secretaria de Imprensa da Presidência da República".
O senador e empresário Blairo Maggi (PR-MT) foi convidado para assumir o cargo, mas recusou a oferta sob a alegação de que a ascensão à chefia da Pasta poderia afetar seus negócios privados. Blairo tem contratos com o governo e até com um órgão subordinado ao Ministério dos Transportes.
Desde o início da crise nos Transportes, a presidente preferia o nome de Passos para comandar o ministério. Ele não tem a simpatia da cúpula do PR, embora seja filiado ao partido, mas é reconhecido por Dilma como um "técnico". O Partido da República controla os Transportes desde o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Perfil
Paulo Sérgio Oliveira Passos, 60, nasceu em Muritiba, na Bahia, é economista formado pela Universidade Federal da Bahia e acumula quase 30 anos de serviço no Ministério dos Transportes.
Passos é servidor público federal desde 1973, quando ingressou por concurso público como técnico em planejamento, do Sistema Nacional de Planejamento, lotado no Ministério dos Transportes.
Ele atuou em diversos cargos no ministério até 1990, quando se transferiu para o Ministério do Planejamento. Na década seguinte, alternou períodos no cargo de secretário-adjunto de Orçamento Federal no ministério com a Secretaria de Administração Geral no Ministério do Bem-Estar Social. Durante um ano, em 1994, foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.
Em dezembro de 2001, durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, Paulo Sérgio Passos retornou ao Ministério dos Transportes.
Na época, foi nomeado para o cargo de secretário-executivo, o mais alto depois do ministro. Ele ocupou o cargo desde então, alternando entre as secretarias de Desenvolvimento e de Gestão dos Programas de Transportes entre janeiro de 2003 e abril de 2004.
Paulo Sérgio ocupava o ministério interinamente desde a demissão de Alfredo Nascimento, na semana passada. No entanto, essa não foi a primeira vez que Paulo Sérgio chegou ao topo do ministério.
Durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele chegou a assumir a pasta em duas ocasiões, somando um total de 19 meses.
Entre abril de 2006 e março de 2007 e, posteriormente, entre abril e dezembro de 2010, ele esteve à frente da pasta enquanto Nascimento se afastou para disputar eleições ao Senado Federal e ao governo do Amazonas, respectivamente.
Passos é casado com a cantora e compositora Rosa Passos, com quem tem três filhos: Alexandre, jornalista; Leonardo, advogado; e Julianna, veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário