E-Commerce - Loja Virtual
As vendas pela internet vêm crescendo significativamente em todo o
mundo, e no Brasil não é diferente. Nosso país registra as maiores taxas
de crescimento mundial em e-commerce. Ainda que estejamos muito longe
dos US$ 300 bilhões movimentados no mercado norte-americano, o valor
transacionado no Brasil quase dobrou entre 2011 e 2014 (de R$ 19 bilhões
para R$ 35 bilhões).
Apesar de crescer a taxas de mais de 20% ao ano, descolado do resto da
economia, o comércio virtual não é mais fácil do que o realizado no
mundo "real", em lojas físicas. Exige tanto trabalho quanto. O que muda é
o foco: em vez de cuidar de chão de fábrica, de vendedores, você
precisa olhar para o marketing, a logística.
O e-commerce brasileiro faturou R$ 35,8 bilhões no Brasil no ano
passado, um crescimento de 24% em relação a 2013, mas a maior parte das
vendas está nas mãos de grandes companhias. Uma pesquisa feita pela
ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em 2013 indicou
que 70% das lojas virtuais não fazem nem dez vendas por mês.
As lojas virtuais têm mais chances de darem certo se forem de nicho e
desenvolvidas por alguém que é especialista em um determinado assunto.
Isso ajuda os empresários a entender melhor os hábitos do consumidor.
Os brasileiros têm comprado e buscado cada vez mais variedade de produtos e de preços baixos.
A presença do sistema de pagamento via celular (uma intersecção-chave
entre o comércio eletrônico e o varejo tradicional) é uma vantagem
estratégica.
Mesmo com o desaquecimento da economia brasileira, o mercado de compras
online ainda se mostra promissor e as previsões são otimistas.
Segundo o Ibope E-Commerce, o Aliexpress, site pertencente ao grupo
chinês Alibaba (focado em vendas no varejo e que oferece milhões de
produtos de mais de 20 categorias, com preços muitas vezes considerados
"imbatíveis") é líder em unidades vendidas no país, com 11 milhões de
pedidos entre julho e setembro de 2014, bem à frente das 3,8 milhões de
unidades vendidas pelo segundo colocado no mesmo período, o grupo B2W,
que reúne as tradicionais marcas Americanas.com e Submarino.
O Brasil é atualmente um dos três principais países em números de
transações do Aliexpress no mundo (só atrás dos EUA e da Rússia). Apesar
de algumas desvantagens significativas, como a demora em receber as
mercadorias importadas (que pode chegar a dois meses) e da tributação
sofrida pelas importações, o Aliexpress conquistou seus clientes
brasileiros.
O comércio eletrônico mostra-se extremamente interessante, pois através
dele, o consumidor pode rapidamente comparar preços de diferentes lojas,
alcançar uma vasta gama de fornecedores e distribuidores (mesmo que
internacionais) e pagar com rapidez e segurança, tudo isso na comodidade
de sua casa ou na praticidade de um simples clique no celular.
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