Acampamento Farroupilha:
evento tradicionalista do Rio Grande do Sul é aberto oficialmente
Gaúchos deixam suas casas para morar no Parque da Harmonia.
Tradicionalista José Alencar da Silva e Nilza Lessa
recebem a centelha da Chama Crioula na abertura oficial do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre |
Segundo estimativas da Brigada Militar, 80 mil pessoas passaram pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, no primeiro dia do Acampamento Farroupilha. A chegada da chama crioula ao local marcou a abertura oficial das comemorações da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.
Acesa no último dia 17 de agosto, em Venâncio Aires, a centelha foi trazida a cavalo do município da Região Central até a capital pelos chamados sentinelas da chama. Em Porto Alegre, ficou guardada pelos sentinelas até ser levada ao Acampamento para se fundir com a centelha da pátria, que desde o dia 1º estava no Parque da Redenção.
Viúva do tradicionalista Barbosa Lessa e patrona dos festejos na edição 2012, Nilza Lessa teve a honra de acender a chama no Parque da Harmonia. Durante as duas semanas, a chama ficará protegida 24 horas por dia por integrantes dos piquetes que se revezam a cada hora.
Os espetáculos musicais também começaram. Para os bailes no Centro de Eventos, os ingressos custam R$ 20. Os shows no Palco Central são gratuitos. A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento.
Serão duas semanas dedicadas à música, cultura e costumes do Rio Grande do Sul. Em meio ao parque, estão acampadas mais de 360 entidades, entre piquetes e Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e espaços de várias entidades. O acampamento vai até o 20 de setembro, data em que os gaúchos comemoram o feriado da Revolução Farroupilha.
Chama Crioula é guardada 24 horas no parque |
Vídeo: aberto oficialmente o Acampamento Farroupilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário