quinta-feira, 3 de novembro de 2011


"Nenhuma Honra Maior"

Condolezza  Rice
"Flor Negra da Casa Branca"  foi o nome da música que o ex-líder líbio Muammar Kadhafi mandou compor para a então secretária de Estado americana Condolezza Rice, demonstrando uma enorme fascinação por ela durante sua visita à Líbia.
A curiosa história Condolezza conta em seu livro de 734 páginas lançado na terça-feira - 1º de novembro, "Higher Honor: A Memoir of My Years in Washington (Nenhuma Honra Maior: Memórias de Meus Anos em Washington).
Condoleezza Rice lembra seu período na Casa Branca durante a administração de George W. Bush como uma enorme honra, mas também recorda das frustrações no Iraque e no Oriente Médio. Segundo ela, naquela época, a oportunidade de criar um Estado palestino esteve mais próxima do que nunca.
A primeira mulher afro-americana a se tornar secretária de Estado dos Estados Unidos e que atualmente ensina política internacional e negócios na Universidade de Stanford, surpreende em suas memórias por questionar as políticas de Bush, a quem sempre foi tão próxima. Mas é crítica também consigo mesma, como quando lembra que, enquanto o furacão Katrina arrasava Nova Orleans em 2005, ela estava comprando sapatos de grife e assistindo a um musical em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário