sexta-feira, 19 de agosto de 2011

23ª edição da Romaria de Assunção


A programação alusiva a 23ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Assunção iniciou no dia 28 de julho, quando a imagem da Santa passou a percorrer as comunidades [igrejas] de Taquari e Tabaí. Os fieis percorreram os bairros [normalmente] levando a imagem em caminhada.

O auge da comemoração será no próximo domingo, 21 de agosto, com a realização da 23ª Romaria de Nossa Senhora da Assunção, na localidade de Rincão São José.

A Caminhada da Assunção chega a sua 23ª edição com a responsabilidade de ser o maior evento religioso da região. O que, há 20 anos, era organizado por 10 pessoas, hoje, reúne cerca de 200. Uma grande equipe coordenada por Frei João Sulzbach.
“Antes tudo ficava centralizado em uma. Hoje, neste sentido é bem mais tranquilo. Agora nós temos setores. Tem a equipe de animação, de comunicação, de cozinha, de acolhida”, conta o frei.
Só no Santuário, são quase 80 pessoas que trabalham para a realização da Romaria. Há ainda os setores da prefeitura, como Obras, Fiscalização, Trânsito e outros.
“Muitas coisas o pessoal nos ajuda. Com a divulgação, os meios de comunicação já nos procuram. Antigamente, a gente tinha que esmolar”, salienta frei João.
A comunidade católica está mobilizada. A estrutura pronta. O Santuário de Assunção aguardando os fiéis. Tudo isto para a 23ª edição da Romaria no próximo domingo, dia 21.

A programação começa às 10 horas com uma missa no Santuário. À tarde, na Igreja Nossa Senhora das Graças, às 13h30min, distante 5,3 quilômetros, inicia a caminhada em direção ao Santuário, onde, às 15h, será celebrada uma missa pelo bispo Dom Paulo de Conto.

A expectativa é de que 40 mil pessoas passem pelo Santuário no domingo. São esperadas excursões de Pelotas, Rio Grande, Três de Maio, Não-Me-Toque, Ana Reck, Caxias do Sul e de municípios dos vales do Taquari, Caí e Rio Pardo.

A movimentação no Santuário inicia cedo. Por volta das 7 horas, já começam a chegar os romeiros. Muitos fazem a caminhada pela manhã, acompanham a missa das 10 horas e seguem para casa. Outros, optam em acompanhar a multidão. Segundo estimativa do frei João Sulzbach, se o tempo colaborar, 20 mil pessoas deverão participar da caminhada. Para ele, além do tempo seco, o ideal é que a temperatura seja baixa. O frei está na paróquia de Agudo, mas nos últimos três anos, em agosto, volta a Taquari para ajudar na organização.
“A romaria é o dia de caminhar com aqueles que foram tocados por Maria. É um dia em que esta grande multidão se junta”, salienta frei João Sulzbach.
A estrutura para receber os romeiros será a mesma e o evento acontece no moldes de anos anteriores.
“Não adianta querer mudar muito. As pessoas que vêm aqui, vêm de longe e querem o quê? Vejo três coisas principais: caminhar para pagar uma promessa, refletir, fazer a sua prece, pedir a bênção da saúde e a reconciliação, fazer a confissão. O que está no coração de cada um só Deus sabe”, reflete frei João Sulzbach.
Neste ano, haverá faixas com mensagens sobre a natureza, envolvendo a campanha da fraternidade. O tema da romaria é “Com Maria rezando pela vida do planeta” e será realizada com qualquer tempo.

Transmissão ao vivo pela Rádio Fraternidade FM 98.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário