segunda-feira, 4 de julho de 2011

4 de julho - Aniversário da cidade gaúcha de Taquari

Taquari é um município brasileiro da região central do estado do Rio Grande do Sul. Pertence à Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e à Microrregião de Lajeado-Estrela. É a cidade mãe do Vale do Taquari, que é o terceiro vale mais fértil do mundo.
A cidade se constituiu com a chegada de casais açorianos, por volta de 1764, sendo uma das mais antigas do estado.
Por volta de 1760, casais foram enviados do arquipélago português dos Açores para povoar as terras do sul do Brasil, o antigo Continente do Rio Grande de São Pedro (nome do Estado do Rio Grande do Sul).
Chegaram pelo rio Taquari, fundaram a povoação em 1764 - Freguesia de Taquari - e, entre outros, construíram uma igreja que batizaram de São José (hoje a Igreja Matriz de Taquari) em homenagem ao Rei de Portugal, D. José I. A igreja pertencia à paróquia de Triunfo, município do qual Taquari foi desmembrado.
O dia 4 de julho é comemorado pelos taquarienses porque, nesta data, a Freguesia de Taquari (como era chamado o local) foi elevado à Categoria de Vila,em 1849.
O nome, Taquari, é de origem indígena e significa Rio das Taquaras – “Tacuara” (taquara, bambu) e “y” (água, rio), pois nas margens do Rio Taquari havia muitas taquareiras (taquaras), as quais os índios chamavam de tibiquary. Antes, quando se estabeleceram os casais açorianos, o local chegou a chamar-se povoado de São José do Tibiquary.

Bandeira de Taquari

Nenhum comentário:

Postar um comentário