quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ganhando dinheiro com a morte

A Walt Disney Company comprou os direitos para o uso da frase “Seal Team 6” – o nome da equipe de elite das forças especiais da Marinha americana que matou Osma Bin Laden – já no dia 3 de maio, dois dias depois da morte do terrorista mais procurado do mundo e dois dias antes do nome ser incluído em milhares de artigos de notícias e programas de TV com foco na operação.
Com isso, a Disney pode estampar “Seal Team 6″ em roupas, calçados, bonés, brinquedos, jogos, artigos esportivos, enfeites natalinos e serviços de entretenimento e educação - em um exemplo perfeito (e de moralidade duvidosa) de como capitalizar acontecimentos da atualidade.
A empresa criadora do Mickey não é a única que está tentando lucrar com a localização e morte do líder da organização Al Qaeda. Quase tão rapidamente quanto a operação de 40 minutos que eliminou o terrorista em Abbottabad, no Paquistão, surgiram camisetas, canecas e até capas de iPhone estampadas com o rosto de bin Laden.
Um filme sobre as buscas das Forças Armadas e da inteligência dos Estados Unidos pelo terrorista também está em andamento. A diretora Kathryn Bigelow, de Guerra ao Terror – vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2010 – já está escalando atores para o filme, que até o momento é apresentado sob o título de Kill Bin Laden.


"Suvenires"


A caneca de café mostra o rosto de Osama bin Laden com uma tarja vermelha em seus olhos e a frase: “Justiça feita”. O artigo é vendido em uma loja virtual de presentes.


Capa de iPhone mostra a imagem do terrorista sob a frase: “Nós o pegamos – 01/05/2011”.


A estatueta de Obama segurando a cabeça de bin Laden em uma mão e fazendo um sinal de paz com a outra é exposta em uma loja tradicional de artesanato em Nápoles, Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário