quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pode faltar gasolina

A Petrobras admitiu que pode faltar gasolina em alguns postos.
Depois do discurso grandiloqüente da autosuficiência petrolífera, em meio à fumaça dos fogos do pré-sal, chega-se à conclusão de que pode faltar gasolina graças à escassez de etanol anidro.
A estatal petroleira alega que falta etanol para misturar à gasolina. Hoje, a mistura é de 25% [mistura compulsória determinada pelo governo para a gasolina].
Afora a entressafra da cana, os produtores têm preferido produzir açúcar em vez de álcool. Os preços são mais convidativos.
"O mais difícil (em termos de abastecimento) é o etanol anidro para ser misturado à gasolina. Se houver falta de gasolina, pode ser causada por isso [a falta de etanol]", disse o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
O Brasil produz dois tipos de etanol à base de cana-de-açúcar: o hidratado, que é usado diretamente em automóveis que rodam com o etanol; e o anidro, que é misturado a toda gasolina utilizada no Brasil, como forma de manter um limite aos preços de combustível ou para reduzir o consumo de combustíveis fósseis.
Os preços de etanol estão disparando com o forte aumento da demanda, colocando mais pressão sobre a inflação.
Os preços do etanol anidro subiram para níveis recordes. Distribuidores pagaram até R$ 2,80 pelo litro de etanol anidro, incluindo impostos, com ofertas atingindo até R$ 3,00 por litro, disseram corretores.

PS: Em nota publicada no fim da noite de terça-feira - 19 de abril, a Petrobras negou que Costa tenha declarado que poderá faltar gasolina. "Ele ressaltou o que já é de conhecimento público, que existe pouca oferta de álcool no mercado", diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário