quarta-feira, 14 de agosto de 2013



25 anos de Caminhada

A comunidade de Nossa Senhora da Assunção foi fundada, oficialmente, em 15 de agosto de 1957, com a inauguração da 1ª igreja, com 36m2.

No dia 24 de março de 1988, junto a uma árvore denominada “chá-de-bugre”, o menino Volnei Quadros da Silva, 11 anos, teve a primeira visão de Nossa Senhora.

No dia 25 de março, 6ª-feira, dia em que a Igreja comemora a Anunciação do Senhor, alguns meninos e jovens tiveram a visão de Nossa Senhora, que assim se apresentou: “Sou Nossa Senhora da Assunção. Quero o bem de todos. Quero a paz entre os homens. Busquem a minha imagem em Taquari, aqui é o meu lugar”. A comunidade levara a imagem para a procissão de São José na cidade.

No dia 26 de março, sábado, Nossa Senhora fez o pedido: “Que os homens entrem todos na Igreja. Que haja mais união nas famílias”.

No dia 27 de março, domingo de Ramos, a pedido de Nossa Senhora, as crianças e os jovens ficaram a noite toda na igreja. Ela disse: “Quero que tragam as crianças para a igreja porque vou estar com elas. É preciso muita oração...”

No dia 29 de março de 1988, Nossa Senhora, junto à árvore em que aparecera, pede: ”Quero que protejam a árvore e a natureza”.

No dia 31 de março, 5ª-feira Santa, à tarde, os videntes, fora e dentro da igreja, sentiram a presença negativa do mal, que rondava o local e que estava querendo invadir seus corações. A certeza da presença da Virgem Maria acendeu uma “chama” em muitos corações e mostrou que começara uma árdua batalha.
Foi neste dia que se começou a usar o terço como sinal de devoção à Nossa Senhora e a cruz como proteção e libertação. A oração do Rosário nos revestiria com a força do Espírito de Deus, o amor. A partir daí se começou a rezar o Rosário, diariamente, na igreja.

No dia 02 de abril, sábado de aleluia, o fato mais significativo e comum a todas as pessoas presentes, mais de duas mil, foi o fenômeno do sol. Diziam: “o sol parecia estar pulsando e começou a girar. O sol mudava de cor. O sol podia ser visto sem ofender a vista... Foi como presenciar, através de uma abertura, as belezas infindas que Deus preparou para nós no céu...”
Estas pessoas experimentaram uma alegria toda especial, como se uma chuva de paz tivesse sido derramada sobre todas. Foi nesse dia que nasceu o clamor por vida nova, mundo novo, homem novo...

No dia 15 de agosto de 1988, Nossa Senhora se comunicou com o menino Alex pela última vez: “Que todos sejam uma só família em oração, para que haja a conversão de todos”.

A partir de maio de 1988, Nossa Senhora se comunica através de uma comunhão mais profunda, interior. As manifestações aqui não estão centralizadas em pessoas, nem em Maria, embora Ela precise de um corpo, de um coração, de uma vida que seja instrumento pelo qual a vontade do Pai chegue ao conhecimento de seus filhos através de escritos ... Os sinais externos foram importantes no início da caminhada: “Chegará um tempo em que esses sinais já não falarão muito porque Jesus Cristo será o grande Sinal permanente ...” Este é o desejo de Nossa Senhora.


Santuário da Assunção

O Santuário está aberto a visitação:
diariamente das 07:30 às 19:00 horas

Missas no Santuário:
Quartas-feiras às 19:30 horas.

Sábados às 15:00 horas.

Domingos às 15:00 horas com transmissão ao vivo pela rádio Fraternidade           FM 98,9.


sábado, 10 de agosto de 2013


Dilma destaca investimentos na 
Educação Profissional

Uma aluna formada no Pronatec, representando os cerca de 480 diplomados
 na cerimônia, subiu ao palanque. Dilma a abraçou, ambas posaram para fotos. 
A estudante erguia a carteira de trabalho, recém-assinada simbolicamente 
na própria cerimônia.

Com a participação da Presidente Dilma Rousseff, foi inaugurado na cidade gaúcha de Osório, o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento marcou ainda a formatura de 480 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Em seu discurso, a Presidente Dilma destacou os investimentos do governo federal na educação profissional.
Uma hora após o início da cerimônia, Dilma iniciou o seu discurso se dirigindo aos 480 formandos do Pronatec e a duas mil pessoas que participavam da cerimônia de inauguração. Com o humor em alta, a presidente fez brincadeiras com deputados, agradecimentos especiais e afirmou que o dia era de festa.
— Temos sempre de procurar aumentar a competitividade e produtividade da nossa economia. E um profissional melhor formado vai atender melhor a população, vai agregar mais valor e vai ter salário melhor. Tudo isso vai ajudar a construção de um Brasil melhor. É um dia de festa. A gente não pode parar de estudar. Temos de buscar sempre. Sempre que se faz um curso, uma capacitação, estamos melhorando a capacidade — afirmou.
Antes do discurso, a presidente visitou salas de aula da nova sede.
— É um gosto ver este Instituto muito bem construído com ótimos equipamentos. Agora, este instituto foi construído para constituir a arquitetura de todos nós, que é a educação — afirmou a presidente.
Dirigindo-se aos formandos, Dilma parabenizou-os pela escolha da carreira técnica.
— É um momento de conquista pessoal dos estudantes do Pronatec, que se formam em vários cursos. Temos de ter muito orgulho de vocês. Quero dizer que esta é uma opção correta de vocês, de fazer o curso, se especializar — completou.
Dilma explicou que o Pronatec tem hoje três eixos: formação complementar do Ensino Médio, de trabalhadores e o Brasil Sem Miséria.
— O profissional melhor remunerado tem capacidade de atender melhor a nossa população — argumentou.

Uso de royalties do petróleo na educação
Em sua fala, a presidente destacou ainda a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para a educação como forma de melhorar a qualidade da educação no país e o controle da inflação.
– Vamos usar todos os royalties do petróleo para financiar a educação no Brasil. O país, a partir deste ano, começa a explorar uma grande quantidade de petróleo que é o pré-sal – disse Dilma, acrescentando que investir em ensino “não é só fazer prédio”.
— Tem que pagar bem os professores, dar estrutura, ter laboratórios e matérias de qualidade — completou.

Dilma visita laboratório antes da cerimônia de inauguração 
do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia 
do Rio Grande do Sul (IFRS)

O ministro da Educação
Além da presidente, participou também da inauguração em Osório o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que destacou a retomada de investimento do governo federal no ensino técnico e em novos institutos federais.
Mercadante afirmou que durante o governo Dilma, 4 milhões de estudantes se matricularam no Pronatec.
— Cada vez mais jovens saem formados com maior perspectiva na vida — declarou.
Ao se dirigir aos formandos, o ministro afirmou que o estudo é importante para a formação profissional e também para suprir a mão-de-obra no país.
— Quem estuda pode escolher o que vai fazer. Vocês terão muito mais oportunidades no mercado de trabalho — disse o ministro da Educação.
Mercadante também disse que o objetivo do governo é destinar metade das vagas em universidades federais a estudantes das redes públicas.
— Até o final do governo Dilma, metade de todas as vagas de universidades federais serão para alunos da escola pública, que são 88% dos estudantes do país — garantiu o ministro.

O IFRS
O Campus Osório funciona desde 2010 em uma sede provisória, cedida pela prefeitura. Atualmente, conta com cerca de 370 alunos, 37 professores e outros 25 funcionários. A primeira etapa da obra da sede definitiva foi concluída com um orçamento de R$ 3,6 milhões.
O IFRS tem 12 campi espalhadas pelo estado, com a sede da reitoria situada em Bento Gonçalves, na Região da Serra Gaúcha.  A reitora do IFRS destacou a importância da presença da presidente no evento.
— Hoje estamos realizando o sonho de termos a presença da Dilma nesta inauguração — disse Cláudia Schiedeck.

Dilma visita instalações do campus do Instituto Federal em Osório

quarta-feira, 7 de agosto de 2013


Integrar educação e tecnologia
Empresas que oferecem soluções para a melhoria do ensino no País crescem rápido e já atingem milhões de pessoas

No lugar de quadro-negro, caderno e livro novas ferramentas como videoaulas e games educativos ocupam espaço no ambiente educacional, seja nas escolas ou fora delas. Ao mesmo tempo em que professores e estudantes incorporam inovações tecnológicas ao seu dia-a-dia, surge também um novo mercado, que integra educação e tecnologia. Uma tendência mundial já há alguns anos, a área de atuação batizada de EdTech nos Estados Unidos se concretiza agora no Brasil com o surgimento de startups dispostas a contribuir para a melhoria do ensino no País e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro.
Essas novas empresas utilizam ferramentas já testadas em outros mercados e países, como vídeos e fóruns, mas se diferenciam por adaptá-las e reinventá-las para suprir as carências educacionais do Brasil.
E elas crescem muito rápido. Fundadas por jovens de até 40 anos, a maioria surgiu há no máximo dois anos, mas juntas já conseguem atingir milhões de pessoas que querem aprender.
De olho nesse mercado, surgiram também fundos dispostos a botar dinheiro em produtos relacionados à educação. Para se desenvolverem, as startups contam com aceleradoras e investidores brasileiros e estrangeiros.

Mais oportunidades
Levantamento realizado identificou oportunidades para o desenvolvimento de produtos e serviços que contribuam para o ensino oferecido à população de baixa renda.
Formação de professores em todas as etapas do ensino básico, avaliação para o ensino fundamental, oferta de cursos para o ensino técnico e criação de objetos educacionais, como jogos e softwares, para o fundamental 2, são algumas das áreas onde existe demanda, mas poucas ou nenhuma empresa atuando.


Seminário em Porto Alegre discutiu educação e mercado de trabalho


Representantes de quatro países participaram do Seminário Internacional Educação para o Trabalho e para a Vida - Formação profissional para uma sociedade inclusiva na Assembleia Legislativa de Porto Alegre. O objetivo do encontro foi debater a formação profissional das futuras gerações.
Para discutir os programas brasileiros de formação profissional, foram convidados membros dos ministérios da Educação, do Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Social, que abordaram as variáveis do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a sua contribuição para a inclusão de jovens no mundo do trabalho.
Também participaram do seminário representantes dos Sistemas de Formação para o Mundo do Trabalho da Argentina, Colômbia, Espanha e Uruguai, que falaram das experiências em formação profissional e na certificação binacional no Mercosul.
  
Representando o governador Tarso Genro no encontro, o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. José Clóvis de Azevedo declarou que o país vive um momento especial, em que todos os níveis da Educação estão em debate no Brasil, da educação básica ao ensino superior passando pela formação técnica.
Segundo Azevedo, os investimentos na educação ainda são tímidos, e precisam ser ampliados visando à universalização da educação básica – educação infantil e Ensino Médio e concretização da universalização do Ensino Fundamental. Além disso, o secretário defende maior integração entre os diversos setores para ampliar a qualificação técnica de jovens. Ele lembrou a recente visita à Alemanha, onde empresas investem pesadamente na formação técnicas dos jovens e uma agência federal acompanha os estudantes desde a formação até a entrada no mercado de trabalho.
Para Azevedo, é preciso que o país repense a fragmentação e pulverização dos investimentos em educação profissional e técnica. Ele também enfatizou que até o final de agosto as escolas de educação profissional da rede estadual receberão os recursos da autonomia financeira. Em 2013, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) triplicou o valor recebido pelas escolas de Educação Profissional, de R$ 3 milhões para R$ 9 milhões e ampliou o investimento em equipamentos e formação docente. A reestruturação curricular em implantação na rede estadual inclui as escolas técnicas, com a adoção do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.