segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Maioria da população mundial ainda escolhe viver nas grandes cidades

ONU calcula em sete bilhões número de pessoas que habitam o planeta.
Grandes cidades precisarão de planejamento para continuar crescendo.




Governo suspendeu por 30 dias o repasse de verbas para Ongs

Governo quer avaliar se convênios estão sendo cumpridos corretamente.
Ministro Aldo Rebelo disse que foco é trabalhar com órgãos do governo.




Vem aí bafômetro que pega bêbado 
de longe

Para comprovar embriaguez de quem, apanhado em blitz, se recusar a fazer o teste, Detrans poderão usar o etilômetro passivo, que mede o álcool no ar próximo ao motorista. Congresso discutirá o projeto.
Governo federal defende mudanças na lei que prevê punição penal para quem dirigir sob efeito de álcool.
Para provar que o motorista está embriagado, a autoridade de trânsito poderá usar bafômetros passivos, além de vídeos, fotos e exames assinados por médicos.
Três anos após a sanção da lei seca pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal quer endurecer a punição penal para quem bebe e dirige.
A proposta, defendida pelo Ministério da Justiça, retoma o texto anterior do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e não condiciona a ação penal ao exame de sangue ou ao resultado do bafômetro.
Possibilita ainda o aumento da pena nos crimes de trânsito e para quem estiver dirigindo sob o efeito de álcool próximo a escolas e hospitais, por exemplo.
As modificações na legislação estão sendo feitas no Projeto de Lei nº 6101/2009, em análise pela Comissão de Viação e Transporte, da Câmara dos Deputados.
O texto final deve ser fechado em duas semanas, segundo o relator, deputado federal Geraldo Simões (PT-BA).
O substitutivo do governo é uma alternativa ao impasse criado pela lei seca, aprovada em 2008 no Congresso, que aumentou a responsabilização administrativa, mas enfraqueceu as punições penais.
Isso porque, pela Constituição, ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, podendo inclusive se recusar a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue.
A proposta em tramitação altera o artigo 306 do Código de Trânsito e não exige como prova a concentração de álcool por litro de sangue.
O agente de trânsito poderá usar outros indícios para comprovar a embriaguez do motorista que coloca em risco a vida de outras pessoas ou mesmo do patrimônio.
Isso deve aumentar a utilização do etilômetro passivo, instrumento que mede o álcool no ar e que já foi adotado pela Polícia Militar de São Paulo nas blitzes da lei seca.
O equipamento, que está em fase de testes, tem o formato de um bastão, no qual uma lâmpada (led) indica pela cor o estado de alcoolemia da pessoa e é visto com bons olhos pelas autoridades por dificultar que o motorista escape da punição.
Mas também poderão ser usados como provas vídeos e fotos dos motoristas embriagados, garrafas e latas de bebidas alcoólicas recolhidas dentro do veículo e o exame clínico feito por um médico.
A nova lei não deve especificar o que pode ser considerado prova e caberá ao juiz analisar o material apresentado.
A proposta é viabilizar o enquadramento penal daqueles que provocam acidentes com vítimas e não apenas a punição administrativa, como vem acontecendo.
“Essa proposta é um avanço, porque acaba com a sensação de impunidade nos acidentes de trânsito. Da forma que está hoje, não tem punição penal, que é a prisão, para essas pessoas”, afirma o deputado federal Geraldo Simões (PT-BA).
“Como a pessoa não pode produzir provas contra si mesmo e por isso se recusa a fazer o teste (do bafômetro), nós queremos exigir o mínimo de rigor na lei.”
De acordo com o relator, a ideia é reunir todas as propostas que apresentam mudanças no Código de Trânsito e apensar em um único projeto.
Simões apresentou relatório com as alterações na última quarta-feira  - 26 de outubro - e a matéria voltará a ser discutida na próxima reunião da comissão, em 9 de novembro.

Mais rigor
O governo federal, por intermédio do Ministério da Justiça, defende as mudanças. “Estamos dialogando com o relator para corrigir imperfeições que impedem a punição efetiva daqueles que dirigem embriagados e colocam em risco a vida de terceiros e do patrimônio. Queremos alcançar uma proposta que garanta uma punição efetiva”, afirma o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira.
O governo trabalha ainda para alterar outros artigos da legislação. Entre eles, o que permitirá ao juiz agravar a pena em crimes de trânsito de quem estava dirigindo sob o efeito de álcool e outras drogas e colocou em risco a vida de alguém.
Também está previsto o aumento de um terço da pena se o motorista estiver dirigindo embriagado próximo à escola, hospitais ou outros locais de grande movimentação ou transportando menores de 14 anos ou maiores de 60 anos. E ainda se estiver no exercício da profissão transportando passageiros ou carga.



Carlos Drummond de Andrade é homenageado no Brasil e em Portugal
Mineiro, ele viveu no Rio de Janeiro por mais de 50 anos, onde escreveu a maior parte de uma vasta obra poética.




Lula disse que "até dava vontade de ficar doente" só para ser atendido por Unidade Pública de Saúde. Acabou em hospital privado e um dos melhores do Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como informam todos os sites noticiosos e não precisa ser repetido em detalhes aqui, já está  devidamente monitorado por aquilo que de melhor a medicina pode oferecer no mundo. E nós torcemos para que ele se recupere logo. Ao Lula que ficou doente, desejamos saúde e sorte. Ao Lula saudável, como sempre, recomendamos que tire os pés do pântano do populismo.
Um dos itens da agenda de Lula, de 27/01/2010, em Recife - Pernambuco, estava ligado à área de saúde: a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As pessoas se aglomeravam para ouvir o presidente — chegou a haver desmaios. Na ânsia de demonstrar que é um homem do povo, mandou ver: “Eu tava visitando a UPA, e eu quero dizer que ela tá tão bem-organizada, ela tá tão bem-estruturada QUE DÁ ATÉ VONTADE DE A GENTE FICAR DOENTE PARA SER ATENDIDO AQUI”.
Segue íntegra da fala de Lula:
“Eu (não?) quero ser o primeiro paciente dessa UPA aqui. Eu tava visitando a UPA, e eu quero dizer que ela tá tão bem-organizada, ela tá tão bem-estruturada QUE DÁ ATÉ VONTADE DE A GENTE FICAR DOENTE PARA SER ATENDIDO AQUI. Deus queira que nenhum de vocês, pelo menos hoje, precise ser atendido pela UPA, que vai começar a funcionar amanhã. Eu acho que aquela muiezinha que sofreu um desmaio já tá lá na UPA. Então, já começou a funcionar”
Segue o vídeo:


Pois é … hoje Lula é atendido em um dos melhores e mais equipados hospitais privados do Brasil e é cuidado por uma equipe de renome internacional.
Não achamos que um Presidente da República, Governador de Estado - ou um "ex-presidente" - deva se tratar em unidades públicas de emergência, que não podem mesmo contar com todos os recursos que a medicina pode oferecer. Não porque eles “não sejam homens comuns” (como disse Lula a respeito de Sarney), mas porque uma doença grave de um governante ou mesmo a sua morte pode ter repercussão negativa na vida de milhões de pessoas.
Assim, é correto que o mandatário - ou "ex-mandatário" - tenha à disposição o que há de melhor no setor. Entretanto, é uma tarefa sua, indeclinável, fazer o possível para elevar as condições de atendimento na saúde pública — QUE VIVE UM CAOS NO BRASIL.
É preciso parar de tratar o povo como idiota ou como tutelado. A UPA, se e quando funcionar bem, será um benefício para os pobres. E Lula nunca botará os pés ali como paciente.
Lula, Dilma ou qualquer Governador pode perfeitamente bem inaugurar uma unidade popular de saúde sem o apelo barato de que gostaria de ser atendido ali. Porque ele pertence à categoria dos que jamais serão atendidos ali. Quem recorre a essa linguagem não fala com o povo, mas com a plateia.


Lula teme perder a voz

O ex-presidente Lula começou hoje tratamento contra o câncer na laringe com sessões de quimioterapia e radioterapia. Para evitar riscos de infecção, devido à queda de imunidade, o petista poderá ficar internado até amanhã.
Apesar de ter demonstrado tranquilidade durante todo o dia de ontem, ele confessou a amigos próximos que está com medo de ter a voz comprometida por causa do câncer de 3 centímetros localizado na laringe, descoberto no sábado - 29 de outubro.
Assim que Lula chegou ao ambulatório, recebeu uma anestesia local e fez uma pequena cirurgia para implantação de um cateter conhecido no meio médico como port-a-cath. A peça será injetada por baixo da pele na região do tórax. Se sentir dores mesmo com a anestesia, Lula será sedado na veia. Esse procedimento foi o mesmo usado quando o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma estiveram no ambulatório do hospital.
O caso não é cirurgico e o tumor tem agressividade média. Lula vai para casa com uma bolsa de infusão, presa na cintura, que vai continuar injetando a medicação por cinco dias.



Lula da Silva vai começar quimioterapia, se fosse um Silva qualquer, esperaria 76,3 dias no SUS

O Ministério da Saúde, responsável pela política nacional de oncologia, tem fracassado nas ações para atender doentes de câncer, enquanto a doença avança no Brasil, com o envelhecimento da população. Conforme o tipo de tratamento, nem a metade dos pacientes que procuram o Sistema Único de Saúde (SUS) consegue assistência. E, em um contexto em que o tempo é fundamental para a cura ou a sobrevida, a espera média pela primeira sessão de radioterapia chega a ser desesperadora: mais de três meses. Os dados constam de auditoria do Tribunal de Contas da União. Conforme o relatório, as unidades públicas de saúde deveriam ter atendido em 2010, o número de 169,3 mil doentes que necessitavam radioterapia, mas só 111,5 mil foram contemplados (65%). No caso das cirurgias oncológicas, os números são ainda piores: de 152,4 mil pessoas, 71,2 mil, ou apenas 46%, conseguiram passar pelo procedimento. No Rio de Janeiro, os dados são mais dramáticos: só 41% dos pacientes tiveram acesso à radio e 29% às cirurgias. No caso da quimioterapia, a situação é inversa. O número de procedimentos é maior que o necessário, fruto do excesso de prescrições. Mesmo quando as sessões não surtem mais efeito, segundo o Ministério da Saúde, os médicos as indicariam por "obstinação terapêutica". Mesmo assim, comparado aos parâmetros internacionais, é longa a espera pela assistência. Em países como Canadá e Reino Unido, a quase totalidade dos doentes aguarda no máximo 30 dias, a partir do diagnóstico, para iniciar o combate ao câncer. No SUS, a primeira quimioterapia é feita em 76,3 dias e a primeira radioterapia, em 113 dias. O quadro resulta de uma cadeia de deficiências, fruto do baixo investimento público. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), citado na auditoria, diz que o SUS precisa de 375 centros de atendimento a doentes de câncer, mas tinha 264 em junho deste ano. Só para radioterapia, faltavam 135 serviços. "Essa carência de instalações aptas a atender a crescente demanda contribui com a intempestividade no diagnóstico da doença e no tratamento provido pelo SUS", escreveu o relator do caso no Tribunal de Contas da União, ministro José Jorge. O câncer é o segundo tipo de doença que mais mata no Brasil. Com a estrutura que propicia, 65,4% dos tumores diagnosticados pelo SUS já estão em estágio avançado. No caso das neoplasias de brônquios e pulmões, o percentual é de 87%.


ONGs cobram taxa por vagas no programa Minha Casa, Minha Vida
O programa já entregou casa própria a mais de 450 mil famílias de baixa renda.

ONGs cadastradas pelo governo Dilma estão cobrando “taxas” para incluir pessoas no Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia moradias populares para famílias de baixa renda. Reportagem do Fantástico, exibida no domingo - 30 de outubro, mostrou dirigentes de entidades negociando vantagens para burlar o processo de seleção do programa. As fraudes acontecem por meio de uma modalidade específica, em que ONGs e cooperativas são habilitadas como parceiras. De acordo com a reportagem, a parceria com as ONGs é a parte menor do programa. Em geral, os compradores negociam os imóveis com as construtoras, e o governo paga parte da dívida. Com autorização do governo, as ONGs selecionam as famílias, elaboram os projetos e, em alguns casos, executam as obras. Só pode se candidatar quem tem renda familiar de até R$ 1,6 mil. As fraudes, em geral, consistem em informar renda inferior e omitir ou acrescentar dados sobre o candidato para que ele se encaixe no perfil do programa e facilite sua inscrição. A seleção deve priorizar mulheres chefes de família, portadores de necessidades especiais, idosos e pessoas consideradas em situação vulnerável, como moradores de áreas de risco. Para ter a casa própria, as famílias pagam 10% do salário, durante 10 anos, e o governo custeia o restante do imóvel. O superintendente da Caixa Econômica Federal, que financia o programa do governo, Paulo José Galli, admite que é difícil comprovar a fraude. Um dos projetos em que foram encontradas irregularidades é o da Cooperativa Habitacional dos Moradores do Distrito Federal e Entorno, em Luziânia. A obra ainda não foi aprovada pela Caixa Econômica Federal, e não saiu do papel. Mesmo assim, a cooperativa ajuda a negociar lotes de pessoas que ainda não receberam a casa, mas já têm intenção de vendê-la. “Eu não declarei renda lá também, porque se for declarar renda, Deus me livre! Ia sair caro demais. Eu tiro R$ 2 mil por mês. E já passou pela Caixa. Seria interessante você não dar nenhum comprovante de renda, porque aí, quando passar para o financiamento da Caixa, vai pagar só 10%. Vai ficar barato”, revelou um dos inscritos no programa por meio da ONG de Luziânia que já conseguiu duas casas em nome dele e da mulher. "Eu falei que eu tinha cadeirante, que eu precisava pegar ônibus e tudo. Então, você tem que inventar umas coisas para ficar com um lote melhor”, afirmou. De acordo com a diretora de produção habitacional da Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani, é proibido que um casal, mesmo que em união estável, seja beneficiado duas vezes pelo programa. “Se ele tem uma união estável, ele é um único núcleo familiar, por que ter duas casas? O ‘Minha Casa, Minha Vida’ não é para fazer comércio”, afirmou a diretora. “As famílias, quando dão as declarações, elas também se responsabilizam pelas declarações que são dadas. Qualquer declaração falsa, o cidadão que deu a declaração falsa irá arcar com as consequências daquele fato e daquele ato”, completou Maria do Carmo Avesani. Uma funcionária da mesma entidade de Luziânia disse ao Fantástico que para ser um dos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida bastava pagar R$ 4,5 mil. Ela chegou a afirmar que a lista de inscritos estava completa, mas ofereceu contatos de pessoas que queriam vender um de seus lotes, sem sequer ter recebido o imóvel. "Eu vou vender um para sanar algumas dívidas. Depois, se eu conseguir outro, eu vou pegar mais um, porque vai ser investimento”, disse o participante do programa ouvido pela reportagem. A presidente da cooperativa de Luziânia, Fabiana Maria Lima de Morais, negou que o inscrito no programa que falou à reportagem tenha duas vagas. “Ele só tem o cadastro dele. Vendo ali a oportunidade de passar aquela cota, ele inventou que tinha dois cadastros”, afirmou. Em São Paulo, outra organização, Conselho Comunitário de Educação, Cultura e Ação Social (CCECAS), cobra R$ 5,5 mil pela vaga. “O valor é assim: você paga R$ 5,5 mil, parcelado ou à vista. como for melhor. Já está tudo aprovado com a Caixa”, informa um homem. “Eu diria que cobrar R$ 5,5 mil para se inscrever num programa onde as famílias pagam 10% de contribuição depois da unidade pronta, ou no mínimo R$ 50, não é coerente”, afirmou a diretora do Ministério das Cidades. Desde 2008, a entidade oferece apartamentos em um terreno em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Até agora, nada foi construído e o projeto não foi aprovado pela Caixa. Seriam 12 prédios em uma área, atualmente, tomada pelo mato. A ONG foi criada pelo presidente do Partido Verde da região e ex-candidato a prefeito, Ricardo Silva. Ele e a mulher afirmaram ter pelo menos cinco parentes entre os beneficiários. A administradora de empresas Eliane Cristina Rengies e ex-funcionária da ONG e diz que foi obrigada a incluir parentes dos dirigentes no lugar de outras famílias. No município de Poá, na Grande São Paulo, a ONG Conpoá chegou a cadastrar 200 moradores para um projeto habitacional em um terreno. Mas o Ministério das Cidades afirmou que não autorizou a entidade a trabalhar em nome do “Minha Casa, Minha Vida”.



Lula tem tumor maligno de laringe e fará quimioterapia

O ex-presidente Lula foi diagnosticado com um tumor maligno localizado na laringe, trazendo dúvidas sobre o seu futuro político. Após exames realizados no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que deverá começar na segunda-feira - 31 de outubro. "É maligno, é um tumor"', disse o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento do ex-presidente no Sírio-Libanês. Lula procurou auxílio médico na sexta-feira - 28 de outubro - por conta de uma rouquidão anormal que surgiu há cerca de 40 dias e após sentir dores na garganta. Ele foi incentivado a procurar ajuda pelo cardiologista Roberto Kalil, que participou da comemoração do aniversário do ex-presidente, na última quinta-feira - 27 de outubro. Lula passou por uma ressonância magnética e uma tomografia de pescoço, exames que acabaram por levar ao diagnóstico da doença.
O ex-presidente Lula completou 66 anos na quinta-feira - 27 de outubro.

Tratamento de Lula contra câncer na laringe deve durar três meses
Deve durar pelo menos três meses o tratamento contra um tumor na laringe a que será submetido o ex-presidente Lula.
De acordo com os médicos que o atendem, o tumor tem entre dois e três centímetros, tamanho considerado médio. A laringe tem cerca de 15 centímetros. O câncer está localizado sobre a glote do ex-presidente. Os médicos descartaram, pelo menos em um primeiro momento, a necessidade de cirurgia. Durante o tratamento, Lula vai ser submetido a três ciclos de quimioterapia, uma a cada 20 dias.
A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe", ou seja, a fala.

Lula cancela agenda de viagens nacionais e internacionais
Desde que deixou a Presidência da República, Lula tem viajado pelo Brasil e pelo mundo fazendo palestras e em encontros com chefes de estado e personalidades.
A agenda de viagens nacionais e internacionais do ex-presidente Lula está suspensa até janeiro de 2012, informou o diretor-presidente da Fundação Lula, Paulo Okamato. Entre as viagens previstas para Lula em novembro estavam Estados Unidos (Washington), República Dominicana e Venezuela, para um encontro com o ditador Hugo Chávez, que também se trata de um câncer. Okamato disse ainda que a notícia da doença de Lula assustou as pessoas mais próximas ao ex-presidente. "A dona Marisa ficou nervosa e assustada, mas ela é muito forte", disse.

Foi criado um endereço de e-mail - saudelula@icidadania.org - para que as pessoas possam enviar mensagens de apoio a Lula e sua família.

Será reproduzido no site do Instituto Cidadania os boletins médicos produzidos pela equipe do Sírio-Libanês, responsável pelo tratamento do ex-presidente.





Chance de cura de Lula é muito grande, dizem médicos.
Ex-presidente será submetido à 1ª sessão de quimioterapia nesta segunda-feira(31).
Médico Kalil Filho disse que Lula não sente dor e está tranquilo.




Especialista em câncer na laringe explica como é a doença
O doutor Fernando Dias, chefe da seção de cirurgia de cabeça e pescoço, do Instituto Nacional do Câncer.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011


CPERS “enterra” discurso do Secretário da Educação do Rio Grande do Sul

Professores, funcionários de escola e estudantes realizaram na manhã de quinta-feira (27) um ato público em frente à Secretaria Estadual da Educação para cobrar do governo Tarso Genro a imediata implementação do piso salarial. Os manifestantes também repudiaram as propostas do governo de reforma do ensino médio e de mudanças no sistema de avaliação dos professores.
A manifestação foi encerrada com a entrega de uma coroa de flores simbolizando a “morte do discurso” do secretário José Clóvis de Azevedo contra a meritocracia e em favor da educação pública e dos educadores. Na coroa, deixada na porta de acesso à Secretaria, foi gravada a frase: aqui jaz o seu discurso em defesa da educação pública e dos direitos dos educadores.


Os professores lembraram que o piso salarial é uma promessa de campanha do governador Tarso Genro e defenderam que o ensino médio não precisa de reformas, mas sim de “concursos públicos, bibliotecas e laboratórios em pleno funcionamento, remuneração digna para os trabalhadores e de investimentos na educação, como os 10% do PIB e os 35% previstos pela Constituição Estadual”.
O Estado do Rio Grande do Sul ingressou com uma Ação Cautelar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão do imediato pagamento do piso nacional dos professores de ensino básico das escolas públicas brasileiras. Os procuradores do Estado do Rio Grande do Sul alegam que a decisão que determinou o imediato pagamento do piso não considerou as ponderações dos governadores e a difícil situação financeira do Estado.
No dia 13 de outubro, Tarso Genro disse que o piso nacional dos professores será pago até o final de seu governo.
 “Eu assumo aqui, novamente, o compromisso de deixar o piso dos professores pago na minha gestão. Nós já temos para o ano que vem mais R$ 400 milhões para que possamos reduzir mais um pouco a diferença do nosso básico em relação ao piso nacional”.


Cpers denuncia novo calote do governo Tarso Genro


A nota a seguir fala por si. Vale a pena ler e refletir. O assunto é de interesse corporativo dos professores do Rio Grande do Sul, que mais uma vez foram caloteados pelo governo.

Prezados(as) Associados(as)!
Informamos que no dia 14/09/2011 foram publicadas no Diário Oficial do Estado as promoções do magistério de 2002, mas, para a surpresa de todos o Governo do Estado publicou a implantação das promoções sem reconhecer os efeitos retroativos. No ato de publicação não consta que é retroativo a 15/10/2002, como deveria ter constado, consta apenas que é a contar da publicação. Desta forma, mais uma vez dá um calote nos direitos da categoria.
No dia 10/10, saiu o pagamento da implantação da promoção em folha suplementar, mas apenas para que está na ativa. O Governo não pagou os aposentados, que estavam na ativa em 2002 e que promovidos com muito esforço, dando um novo golpe na categoria.
Mais uma vez, será necessário ingressar na justiça para ter o direito reconhecido. Aqueles que tiverem interesse em entrar com a Assessoria Juridica do CPERS, podem procurar o núcleo, trazendo Carteira de Identidade, CPF e a senha do Portal do Servidor, para que possamos tirar o ultimo contra-cheque e o histórico funcional.
A Assessoria Jurídica do CPERS estará entrando na justiça com um Mandado de Segurança, por entender que esta é melhor forma de tentar garantir do direito dos associados.
Para quem está aposentado e não teve a implantação da promoção no contracheque, isto será pedido na mesma ação, além dos atrasados.
O prazo para entrar com o Mandado de Segurança é de 120 dias após a publicação no Diário Oficial, portanto estaremos recebendo a documentação até o final do mês de novembro.
Estamos a disposição para maiores informações.

Direção do 35º Núcleo do CPERS/Sindicato


‘Não sou amigo nem inimigo do Teixeira’
Aldo afirma que conviveu com presidente da CBF só na CPI; diz ainda ser um erro substituir a estrutura do Estado por ONGs.

Aldo  Rebelo
Novo Ministro do Esporte
Em entrevista, o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ficou em cima do muro ao ser questionado sobre as relações com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e suas atividades. Ele disse ainda que o PC do B não foi omisso na gestão da pasta e afirmou que os convênios com ONGs tiveram um "erro de concepção" que começou no governo FHC.

O senhor é amigo do Ricardo Teixeira?
Não sou amigo nem inimigo. A convivência que tive com o presidente Ricardo Teixeira foi quando ele era presidente da CBF e eu da CPI CBF/Nike. De lá pra cá não tive nenhuma conversa pessoal com ele. O encontrei uma vez num evento de premiação no Rio de Janeiro, com clubes da série A.

Na CPI da Nike, em 2000, o senhor criticava muito a CBF. Qual sua opinião hoje?
Não vou fazer autocrítica do meu trabalho na CPI.

Dizem que o senhor se aproximou do Ricardo Teixeira...
Vou passar a ser próximo dele como ministro do Esporte.

O senhor recebeu doações de patrocinadores da CBF. Por quê?
Alguém acha que a CBF me ajudou? Como também são anunciantes de jornais e televisão, quem sabe não tenha sido um anunciante de jornal ou revista que tenha recomendado me ajudar.

Como será sua interlocução com Ricardo Teixeira a partir de agora?
De ministro do Esporte com o presidente da CBF. Os dois têm responsabilidade na promoção da Copa e têm que trabalhar.

O PC do B montou um esquema com ONGs para abastecer o partido politica e financeiramente nos Estados?
A única acusação que foi feita foi ao ministro.

Mas o ministério distribuiu dinheiro para ONGs vinculadas ao PC do B em São Paulo, Piauí, Santa Catarina, Distrito Federal. Isso não configura favorecimento?
Não, porque outras ONGs que não são do PC do B também tiveram convênios.

O que deu errado nos convênios com ONGs?
A partir do governo de Fernando Henrique Cardoso, as ONGs passaram a ter um papel importante nas ações de Estado. Eu acho que o erro veio lá atrás na concepção de que era possível substituir a estrutura do Estado por ONGs.

Em fevereiro, mostrou-se irregularidades no Segundo Tempo. O ministro prometeu agir, mas nada fez. O PC do B não errou ao ser alertado que havia fraude e não ter feito nada? Não houve omissão?
Não creio porque, ao que parece, o ministério adotou todas recomendações e providências sugeridas pelos órgãos de controle da União.

Então por que o Orlando Silva caiu?
Porque a presidente Dilma precisava tocar seu governo e recebeu da parte dele a compreensão e ele pediu afastamento.

Isso não foi o estopim de uma série de irregularidades?
Os jornalistas têm direito de afirmar o que acham que é justo. O que posso dizer é que o ministro tomou as providências.

O ministério ficou marcado pelo aparelhamento do PC do B. O senhor pretende mexer nisso?
Não posso adiantar a formação da equipe que vai trabalhar porque ainda não me debrucei. Não vou estabelecer o critério de ser do PC do B ou não.

O senhor volta ao governo novamente em meio a um escândalo (em 2004 assumiu a coordenação política do governo Lula em meio à crise envolvendo Waldomiro Diniz, na época subchefe da Casa Civil). O senhor virou um bombeiro da política?
Não creio, assumo essa responsabilidade com tranquilidade e serenidade.

O Ministério do Esporte virou um abrigo para ex-presidentes da União Nacional de Estudantes (UNE)?
Não, porque o Ministério do Esporte já foi conduzido por ex-presidentes de UNE, por integrantes do PSDB no governo FHC, do DEM. O José Serra é ex-presidente da UNE e não esteve no ministério.


Novo ministro do Esporte recebeu doações de patrocinadores da CBF

Aldo  Rebelo
Novo Ministro do Esporte
De acordo com a prestação de contas da última campanha, três de dez empresas ligadas à Confederação doaram dinheiro ao deputado, além de empreiteiras envolvidas na construção de estádios da Copa
O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP), recebeu doações de campanha de empresas patrocinadoras da Confederação Brasileira de Futebol. Ele foi o presidente da CPI da CBF/Nike, mas nos últimos anos se aproximou de Ricardo Teixeira sendo um de seus interlocutores no Congresso. As declarações de bens do deputado mostram que ele teria perdido quase a metade do seu patrimônio entre 2006 e 2010.
Segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prestação de contas de Aldo nas eleições do ano passado mostra que ele recebeu doações de três dos dez patrocinadores da CBF. O deputado comunista recebeu R$ 50 mil do banco Itau Unibanco, R$ 25 mil da Fratelli Vita Bebidas, que pertence à Ambev e R$ 80 mil da Companhia Brasileira de Distribuição, que controla o Grupo Pão de Açúcar.
O deputado recebeu ainda dinheiro de empreiteiras envolvidas na construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014. No ano passado, a Mendes Júnior doou R$ 100 mil a Aldo. A construtora participa das obras em Cuiabá. Em 2006, o deputado comunista recebeu R$ 40 mil de uma empresa do grupo Odebrecht, que está a frente de obras em quatro dos doze estádios do evento. Ele recebeu ainda R$ 200 mil em 2010 e outros R$ 250 mil em 2006 da construtora Camargo Corrêa, que não participa, porém, da construção de estádios.

Patrimônio
As informações prestadas ao TSE mostram ainda um dado curioso. O deputado perdeu quase a metade de seu patrimônio desde 2006. Naquele ano Aldo declarou ter R$ 612,9 mil em bens. No ano passado, este montante caiu para R$ 376,3 mil. A perda se deve basicamente a uma casa de R$ 203 mil declaradas em 2006 e que não consta na prestação de contas do ano passado. Em 2010, o único imóvel declarado por Aldo é uma casa em Viçosa (AL), que estava em construção quatro anos antes.


Novo ministro do Esporte

Aldo Rebelo, do PC do B, assume com a missão de promover mudanças na pasta, inclusive com a substituição de ocupantes de cargos-chave.
Futuro ministro do Esporte disse que vai fazer mudanças na equipe do ministério e que evitará novos convênios com ONGs.





Interino do Esporte firmou convênios com ONGs suspeitas

Apontado como Ministro interino do Esporte após a demissão de Orlando Silva, o Secretário executivo da pasta, Waldemar Souza, assinou convênios com organizações não governamentais suspeitas de irregularidades. Filiado ao PC do B do Rio de Janeiro, Souza foi quem firmou o contrato de R$ 6,2 milhões com um sindicato de cartolas do futebol para um projeto da Copa do Mundo de 2014. Waldemar Souza faz parte da tropa do PC do B dentro do Ministério. É homem de confiança do Ministro Orlando Silva. Passa pelo crivo dele os principais contratos do Ministério do Esporte. Em suas entrevistas, o delator do esquema que derrubou Orlando, João Dias Ferreira, também inclui o nome de Waldemar.


Seis ministros já deixaram o governo

Em dez meses do governo de Dilma Rousseff, seis ministros já caíram. Cinco, por denúncias de corrupção.



Luciano afirma que dupla com Zezé di Camargo terminará no fim do ano

Anúncio foi feito pelo cantor durante show em Curitiba. Na página oficial da dupla, num site de relacionamento, a assessoria desmente que a dupla tenha terminado e que tudo não passou de um briga de irmãos.



Descoberta permitirá prever reação individual à quimioterapia

Cientistas desenvolveram um teste capaz de identificar se uma célula cancerosa será ou não destruída pela quimio, antes mesmo de o tratamento ser iniciado. A descoberta não está ligada à cura do câncer.



Medidas de ajuda a países europeus endividados animam investidores

Líderes dos 17 países da Zona do Euro tomaram a decisão perdoar metade da dívida grega. Além disso, o fundo de estabilização para países e bancos europeus em crise será aumentado de 440 bilhões para 1 trilhão de euros.




Banco Central explica redução da taxa básica de juros para 11,5% ao ano

BC acredita que a crise vai se agravar e que a desaceleração global se refletirá na atividade da economia brasileira, ajudando a segurar os preços.



Cheques impressos por bancos vão ter data em que foram confeccionados

Os comerciantes esperam que isso ajude a inibir fraudes. Mas o Procon avisa que ninguém pode recusar um cheque só porque ele é velho.



PF prende dois dos maiores chefões do tráfico internacional de drogas
Quadrilha que movimentava R$ 47 milhões foi desarticulada, diz Polícia Federal.

Em um ano de investigações, mais de cem pessoas foram presas em vários estados. Um deles é um italiano suspeito de ter ligação com a máfia.
Os policiais federais apreenderam cinco toneladas de maconha e quatro toneladas de cocaína.




Cresce volume de crack apreendido nas rodovias do Paraná

De janeiro a setembro de 2011, a polícia aprendeu uma tonelada no estado, metade do que foi apreendido em todo o Brasil.



Ministro da Educação culpa professores do por vazamento de questões do Enem
Após vazamento, MP do Ceará pede na Justiça anulação do Enem.

Segundo o ministro da Educação, as investigações apontam o envolvimento de professores de um colégio de Fortaleza na cópia de perguntas que foram usadas em um pré-teste do ministério.
Fernando Haddad afirmou que dois dos 36 cadernos dos pré-testes do ano passado foram reproduzidos e distribuídos aos alunos pelos professores. Eles teriam instruído os estudantes a não divulgar as provas.



Universitários entram em confronto com a polícia em São Paulo
PM diz que flagrou três alunos com maconha, e ia levá-los para delegacia.
Estudantes tentaram impedir que universitários fossem levados pela polícia.
Alunos da USP ferem dois PMs na cabeça com pedradas.

A prisão de três estudantes que fumavam maconha dentro do campus da Universidade de São Paulo (USP) no início da noite de quinta-feira - 27 de outubro - provocou uma confusão entre alunos do curso de História e policiais militares. Dois PMs foram feridos na cabeça por pedradas jogadas pelos estudantes. Quatro viaturas da corporação foram destruídas pelos manifestantes. O cinegrafista da TV Bandeirantes, Milton Lara Carvalho, foi agredido e ficou ferido no rosto. Ele teve a moto derrubada e câmera danificada. "Estava filmando quando um dos estudantes me deu um tapa na cara", contou Carvalho, que vai registrar boletim de ocorrência da agressão. A polícia teve de usar gás lacrimogênio e spray de pimenta para dispensar os baderneiros, que queriam forçar a liberação dos estudantes presos. Apesar da resistência, os três foram levados para o 91º DP, na Vila Leopoldina. “A polícia só disparou gás depois que os estudantes jogaram um cavalete no carro da PM”, afirmou o policial José Ricardo Caresi: “Os alunos detidos toparam sair do campus com a PM, mas os colegas não deixaram". Os três estudantes foram liberados depois de assinarem um termo circunstanciado. Eles foram autuados por porte de droga. A professora Sandra Nitrine, diretora da Faculdade de História tentou conter o tumulto, mas foi em vão, e seguir até a delegacia acompanhando os alunos presos. De acordo com o relato de estudantes, por volta das 18h30, dois policiais militares abordaram três estudantes que fumavam dentro de um carro na entrada da Faculdade de História. Ao verem a droga, os policiais resolveram conduzir os alunos para a delegacia. Nesse momento, outros estudantes começaram um tumulto para impedir que os detidos entrassem na viatura. Foi aí que começou a pancadaria. “O pessoal foi para cima da PM”, disse um aluno da História. Victor Ferreira, também estudante da faculdade, lamentou: “Os PM estavam quase cedendo e liberando os colegas quando chegou o reforço". Após a saída dos policiais com os três presos, cerca de 300 estudantes organizaram um protesto em que pediam a renúncia do reitor Grandino Rodas, a retirada da PM do campus e a dissolução do Diretório Central dos Estudantes, que, para eles, foi conivente com a polícia. Entre os manifestantes, muitos fumavam maconha. "Eles fumam na cara dura", constatou um dos seguranças da universidade.




Estudante de Curitiba é xingada e agredida por causa da cor da pele
A mãe percebeu que havia algo errado quando a filha de 15 anos passou a preferir ficar sozinha no computador a ir para a escola.

Uma estudante de 15 anos de uma escola pública foi agredida pelas colegas por causa da cor da pele em Curitiba, no Paraná, por ser negra. Segundo a menina, ela era xingada e discriminada no colégio por alunos de várias turmas. Este semana, ela precisou mudar de escola, porque foi vítima também de agressão física, sendo agredida a socos e pontapés no banheiro, durante o intervalo das aulas. Ela saiu com o nariz sangrando e foi para casa sob ameaça. As alunas usaram uma rede social para contar sobre a agressão e voltar a xingar a ex-colega, chamando-a de "macaca". Ao ver as mensagens, a mãe da jovem procurou a polícia. As agressoras responderão por ato infracional e podem ser punidas com prestação de serviço comunitário, segundo a delegada Luciane de Novaes.



Cresce dívida de estudantes que tomaram crédito para se formar nos EUA

A dívida total dos estudantes passou de US$ 80 bilhões em 1999 para US$ 550 bilhões em julho de 2011.



Nova York: Presos mais de 80 manifestantes do movimento 
'Ocupe Wall Street'

Quinhentos saíram em passeata da praça que ocupam há 40 dias em direção à prefeitura. Na volta, se recusaram a caminhar só pela calçada.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011


TCU investiga ONG do protesto das vassouras
Pagamento de serviços que não teriam sido realizados

A ONG Viva Rio, que há dias fincou vassouras diante do Congresso para “protestar contra a corrupção”, é citada no Tribunal de Contas da União em pelo menos 14 processos sobre a aplicação de recursos federais. Em um dos casos mais significativos, a ONG obteve verbas públicas para assistir a 50.248 crianças, em um programa do Ministério do Esporte, mas auditores do TCU só encontraram 34 mil cadastradas.
O processo 7.261/1997-7 cita irregularidades encontradas em convênio da Viva Rio nos projetos Rio Olímpico e com o Comitê Paraolímpico.


Substituição da nota de 1 dólar por moeda


Para economizar dinheiro e reduzir custos, a super comissão do Congresso, encarregada de sugerir medidas para cortar trilhões de dólares da dívida dos EUA, divulgou uma idéia relativamente simples que pode trazer uma boa economia: a substituição da nota de 1 dólar por moeda.
Isso vai gerar uma enorme polêmica. Já tem gente reclamando que não aceita o fim da velha e tradicional nota de um dólar. Em Washington, os lobistas das indústrias de papel e tinta, usados para confeccionar as notas, já pressionam os congressistas.
Cálculos iniciais indicam que essa mexida no sistema financeiro do país aumentaria os custos de produção inicialmente mas pouparia bilhões de dólares a longo prazo. Segundo, o escritório de contabilidade do governo, a moeda é mais econômica porque dura muito mais que as notas, cuja sobrevida é de apenas 42 meses. A troca poderia gerar uma economia de custos de 5,6 bilhões de dólares em 30 anos.
O problema é que a maioria dos americanos não gosta de usar as moedas de um dólar, tanto que elas existem e quase não são vistas circulando.