quinta-feira, 30 de junho de 2011

Renato fala em 'tempestade em copo d'água', mas pode ser demitido.

O Grêmio mudará. Ainda não está definido quais serão as modificações no clube. Elas podem ser radicais. A quinta-feira - 30 de junho - será de reuniões entre dirigentes e comissão técnica. Ninguém tem seu posto garantido. O departamento de futebol inteiro, o técnico Renato Gaúcho e seu assistente podem estar vivendo suas últimas horas no clube.
Após o empate por 2 a 2 com o até então lanterna Avaí, dentro de casa, na quarta-feira - 29 de junho, Renato teve uma longa conversa com os homens de futebol. Geralmente rápido para conceder entrevistas, o treinador demorou quase uma hora para comparecer na coletiva da noite.
Mais uma vez pedindo paciência até que todos os jogadores estejam em condições de jogo, o treinador analisou as críticas pelo resultado como exageradas e as definiu como 'tempestade em copo d'água'. "Vocês vão dizer o que se amanhã ou depois eu saio? Vão dizer que é uma coisa normal. Ai vem outro e toma porrada também. E ai?", questionou.
O vice de futebol gremista, Antônio Vicente Martins qualificou o resultado com o Avaí como um desastre, mas usou um tom ameno para falar sobre a situação de Renato. O presidente Paulo Odone, contudo, foi mais incisivo. Segundo a imprensa local, a vitória sobre o Avaí era obrigatória para que Renato seguisse no cargo.
Após as declarações de Vicente Martins, Odone se pronunciou sobre a crise que contabiliza quatro jogos sem vitória. Ele afirmou que ocorrerão mudanças, mas não definiu quais serão. "Vamos tomar as decisões necessárias. Temos que reverter a situação", afirmou o dirigente, sem se alongar na resposta. "Amanhã (quinta-feira) vamos decidir isso. Não garanto nada".
"A base que foi tão bem com ele - Renato - no ano passado está falhando. Ele tirou mais suco do que podia no ano passado e este ano não está indo bem. Nenhuma decisão tomada aqui vai ser por mau juízo que fazemos do Renato."
"Mas o desgaste do treinador com o time e e o grupo isso é normal no futebol . Às vezes se brinca que não pode mudar o presidente, não pode mudar todos os jogadores e o primeiro que muda é o treinador. Mas isso vamos decidir em uma mesa blindada, com muita frieza. o Renato é um ídolo nosso, um ídolo meu. Não é porque é um ídolo para todos que ele vai ficar eternamente cativo como profissional no Grêmio. Se ele vai ficar mais tempo, menos tempo, não sei dizer para vocês hoje", completou Odone.
Os dirigentes acreditam que há um bom ambiente no vestiário e boas condições de trabalho. Porém, onde está ocorrendo o erro não foi descoberto. "Temos que ter calma para fazer a análise de todos os problemas. O Renato pode sair, eu posso sair. O Renato pode ficar, eu posso ficar", desconversou Martins.
Depois de comandar uma ótima reação no Brasileiro do ano passado e levar o Grêmio à vaga na Copa Libertadores, Renato vem tendo um 2011 ruim. Ele perdeu a final do Gaúchão para o Inter, foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores para a Universidad Católica e faz um início de Brasileirão abaixo do esperado.
Grêmio empata no último minuto e adia primeira vitória do Avaí no Brasileirão

Em casa, com um jogador a mais em boa parte do segundo tempo e contra o até então lanterna do Campeonato Brasileiro, o Avaí, o Grêmio sofreu e arrancou um empate por 2 a 2 apenas aos 49 minutos do segundo tempo. O Avaí segue sem vencer na competição.
Gustavo Bastos, aos quatro minutos do primeiro tempo, fez o primeiro gol do Avaí após sobra de escanteio. A expulsão de Batista pelo time catarinense aos dois da segunda etapa deu esperanças aos gremistas no Olímpico.
Mas, quatro minutos depois, Robinho fez com a perna esquerda o segundo dos visitantes. Douglas diminuiu aos 29 em pênalti bastante duvidoso e logo em seguida foi expulso. No minuto final, após bola alçada a área, o zagueiro Rafael Marques salvou o time da casa da derrota.
O Avaí deixa a lanterna do Brasileiro provisoriamente - o Atlético-PR, outro que ainda não ganhou, joga contra o Fluminense -, mas segue mal, com apenas dois pontos. O Grêmio tem oito pontos e está em 12° lugar. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro. Já o Avaí encara o Bahia.

O jogo
O torcedor que se encasacou e rumou ao Olímpico chegou ao estádio com a esperança de ver um novo ataque. Leandro e André Lima eram os símbolos da possibilidade de uma nova fase. Miralles faria sua estreia. O que os gremistas não esperavam enxergar eram velhos problemas. O time começou mal ofensivamente e repetindo erros defensivos antigos.
A bola aérea voltou a assombrar. Aos 4 minutos, quando a torcida ainda se ajeitava nas úmidas arquibancadas, Marcelo Grohe salvou cabeçada de Welton Felipe, mas ficou impotente com o toque de Gustavo Bastos para a rede.
No começo do ano, a direção fez os cálculos da quantidade de jogos que não poderia contar com Victor. Com tantas preocupações no momento, o gol não ocupa os pensamentos dos dirigentes. Grohe tem sido efetivo. Até os 22 minutos, ele salvou o time duas vezes, sempre no mano a mano com o adversário. Primeiro diante de William e depois de Romano. A irritação entre os torcedores só aumentava.
Se atrás o time gremista deixava espaços, na frente os jogadores não conseguiam criá-los. Distantes, os jogadores do time de Renato Gaúcho não tinham a opção de passes curtos, tendo de conduzir a bola por alguns metros, facilitando o trabalho defensivo dos catarinenses. A paciência nas arquibancadas já tinha ido para o espaço.
Pela primeira vez juntos, Leandro e André Lima não se comunicavam. O segundo, retornando após quase quatro meses parado, teve a melhor oportunidade, em uma virada sobre o gol, aos 9 minutos. No final da primeira etapa, quando as vaias eram a trilha sonora no Olímpico, o Grêmio teve dois gols anulados, o primeiro de maneira incorreta. Quando o árbitro Cláudio Mercante apontou o centro do campo, Renato Gaúcho, Fábio Rochemback, Rafael Marques e o médico tricolor foram para cima do juiz.
A etapa final começou com cara de que seria tudo diferente. Batista, volante do Avaí, recebeu cartão vermelho por cotovelada em Fábio Rochemback, com menos de dois minutos. Mas tudo foi igual. Aos 6 minutos, a defesa falhou no escanteio e Robinho ampliou. Os visitantes só queriam fazer o tempo passar.
A ânsia dos gremistas foi saciada após o gol com a entrada do estreante Miralles. O argentino, ao menos, conseguiu dar ânimo e movimentação ao time, facilitando o aproveitamento dos espaços inevitáveis cedidos por quem defende com um jogador a menos. Alekis, goleiro avaino, começou a aparecer. Primeiro em cobrança de falta de Rochemback, em seguida em chute plástico de Miralles.
Escudero, aos 26 minutos, caiu na área, o juiz marcou pênalti inexistente. Douglas cobrou e marcou, mas o lance foi anulado por invasão da área. No repeteco, o camisa 10 acertou o chute, dando vida ao Grêmio. Instantes depois, por reclamação, o meia recebeu cartão vermelho, matando a vida que recém havia criado. Em chutes de Rochemback, um defendido e outro na trave, as esperanças da noite quase foram enterradas.
Mas o Grêmio tem Rafael Marques, zagueiro artilheiro. Assim como na final do primeiro turno, nos acréscimos, ele fez um gol que, ao menos, evitou a derrota. Os jogadores do Avaí partiram para cima da arbitragem após o término do jogo.
Governo lança campanha 'Rio Grande Sem Homofobia'

O governo do Rio Grande do Sul lançou a campanha Rio Grande Sem Homofobia. A iniciativa tem o objetivo mobilizar a sociedade em defesa da dignidade humana e promover os direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs). Entre as medidas tomadas estão a criação do Dia Estadual contra a Homofobia, a ser comemorado em 17 de maio, e a inclusão do nome social de travestis e homossexuais nos registros públicos do Estado.
Na cerimônia que aconteceu no Palácio Piratini também foi fechada uma parceria com a Fundação de Recursos Humanos para formação e capacitação dos servidores públicos para atender à população de LGBTs. O evento contou com a participação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e do governador Tarso Genro.
O secretário em exercício da Justiça e dos Direitos Humanos, Miguel Velasquez, disse que o ato representa "um momento histórico" para o Estado no resgate da cidadania e que a campanha deve diminuir a violência e a discriminação contra a comunidade LGBTs. "Muitos homossexuais foram espancados, desrespeitados, para que esse momento viesse a acontecer no Rio Grande do Sul", afirmou o secretário.

MP-RS descobre grupo que desviava dinheiro de pedágio

Integrantes de um esquema que desviou, de outubro do ano passado a maio deste ano, pelo menos R$ 400 mil, foram afastados do cargo no Rio Grande do Sul. Os 13 servidores trabalhavam em um empresa terceirizada no pedágio comunitário de Portão para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
A Gussil, responsável pela praça de pedágio, será substituída pela Sinarodo, vencedora do processo de licitação. O governo estadual também vai recadastrar os veículos isentos naquela praça de pedágio. Outras 26 pessoas foram afastadas por crime de peculato e formação de quadrilha e a terceirizada teve os bens bloqueados. O Ministério Público (MP) gaúcho ainda ingressou com ação de improbidade contra 25 pessoas. A operação é denominada Operação Passe Livre.
Na fraude, os arrecadadores reimprimiam os tíquetes de veículos isentos e os repassavam aos condutores que pagavam a tarifa, conta o promotor Marcelo Tubino Vieira, que coordena o grupo de trabalho no município.
De acordo com o MP, o arrecadador simulava operar normalmente no seu terminal, mas aproveitava a operação com veículos de placas diferentes das de Portão (isentos) e reimprimia alguns bilhetes para reutilizá-los. "Não digitavam as placas dos veículos no terminal e ficavam com os comprovantes a mais da mesma operação, de maneira que esses bilhetes funcionavam como uma espécie de curinga para todo e qualquer automóvel que passasse por ali", disse Tubino.
Governo Lula esqueceu os índios, aponta relatório

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança hoje em Brasília o seu relatório anual sobre casos de violência contra povos indígenas no Brasil. De acordo com dados preliminares divulgados na quarta-feira, 29 de junho, o documento não é nada favorável ao final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Somente em 2010, 92 crianças indígenas menores de cinco anos morreram vítimas de doenças facilmente tratáveis. Um aumento de 513% se comparado a 2009, quando foram registrados 15 casos, com 15 vítimas. No caso do povo xavante, de Mato Grosso, foi observada a taxa de 60 mortes para cada 100 crianças nascidas vivas.
O número de assassinatos indígenas chegou a 60. Desse total de mortes, 34 ocorreram em Mato Grosso do Sul – o Estado onde os índios brasileiros enfrentam os problemas mais graves. Segundo uma das autoras do levantamento que será apresentado nesta quinta-feira - 30 de junho, Iara Tatiana Bonin, a situação naquele Estado pode ser classificada como “racismo institucional”. Outra analista, a antropóloga Lúcia Helena Rangel, fala em “genocídio”.
Vladimir Palmeira decide deixar PT após volta de Delúbio

O ex-deputado federal Vladimir Palmeira, um dos fundadores do PT, decidiu deixar a legenda em protesto contra a readmissão do ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares. Palmeira, que atuou no movimento estudantil durante a ditadura militar, disse que se sentiu "logrado" pela executiva nacional petista, que havia expulsado Delúbio por seu envolvimento no escândalo do mensalão, mas aceitou seu retorno à sigla.
"O partido renegou o que havia decidido há seis anos. Nós fomos para a linha de frente para defender o partido, que havia decidido expulsá-lo. Agora, quando o partido volta atrás, você fica sem cara", disse Palmeira, que foi deputado federal constituinte e deputado federal, chegando a ser líder do PT na Câmara. Em 2006, candidatou-se ao governo do Rio de Janeiro e ficou em quarto lugar. No ano passado, disputou vaga de deputado federal, mas não se elegeu.
Palmeira se disse decepcionado com a mudança de postura do partido diante do escândalo, considerado um dos episódios mais graves de sua história. "Na prática, a expulsão do Delúbio virou uma suspensão. Fizeram jantares em homenagem a ele e, no fim das contas, ele sequer foi punido", avaliou.
Segundo Palmeira, que é economista e professor, o retorno do ex-tesoureiro "é uma demonstração de que o PT está evoluindo mal", o que teria tornado sua permanência na sigla insustentável. "Hoje, o partido não tem mais tendências políticas. Você tem uma divisão constante em grupos com interesses pontuais, que votam como bem entendem, como foi o caso do debate do Código Florestal", afirmou. "Acredito que esses problemas ainda vão se agravar e é por isso que eu estou saindo."
O ex-deputado disse que ainda não decidiu se vai se filiar a outra legenda, mas descartou retornar ao PT. Para ele, as divisões dentro da legenda prejudicam os projetos do governo da presidente Dilma Rousseff. "A falta de unidade do PT certamente prejudica o governo. Todo partido muda quando chega ao governo, mas nesse caso, a mudança foi institucional demais."
Aumenta a irritação do MST com o governo Dilma

Descontente com andamento da reforma agrária no governo da presidente Dilma Rousseff, o MST prepara um grande protesto para o mês de agosto. Os líderes do movimento pretendem reunir em Brasília pelo menos seis mil pessoas, de diferentes partes do País. Vão exigir que a presidente acelere o processo de desapropriação de terras destinadas à reforma.
No ano passado, o MST reduziu o ritmo de invasões de terras para não prejudicar a candidatura de Dilma, que contou com o apoio de boa parte de seus militantes. Desde o mês passado, porém, o movimento vem realizando ações que mostram seu descontentamento com o governo.
Gigante do varejo envolveria governo, Diniz e rivais franceses.

Circulam na internet notícias das mais diversas fontes sobre o que pode vir a ser o maior negócio do setor varejista brasileiro. Em meio a esse emaranhado ainda mal detalhado, seleciona-se informações essenciais.
Abilio Diniz, presidente do conselho do Grupo Pão de Açúcar, maior varejista brasileiro, quer que sua empresa se junte à segunda maior rede de supermercados em atuação no País, o Carrefour, tornando-se líder isolado no Brasil, com 2.386 lojas. Para isso, no entanto, ele ainda terá que fechar acordo com muita gente.
Concretamente, a criação deste gigante varejista só pode ocorrer após um acordo envolvendo governo, a família Diniz e dois grupos franceses, rivais entre si na França e no Brasil: o Casino e o Carrefour. E o Casino não se mostrou favorável; ao contrário, acusou Diniz de negociação ilegal.
Na terça-feira 28 de junho, o Carrefour anunciou, por uma nota em seu site internacional, que recebeu uma proposta de fundir seus ativos brasileiros com o Pão de Açúcar (ou CBD, Companhia Brasileira de Distribuição).
A proposta é de uma transação complexa, mas que, em última análise, consistiria na criação de uma empresa com a participação dos atuais donos do Pão de Açúcar (Casino e família Diniz) e do Carrefour.


Mão do Estado
Essa nova companhia seria criada com uma injeção de capital de € 2 bilhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) e do banco BTG Pactual. Pela proposta, a maior parte desses recursos (€ 1,7 bilhão) pode vir do banco de fomento. Além disso, a instituição financeira federal emprestaria € 500 milhões para o novo grupo varejista.
Quem fez a proposta ao Carrefour foi a Gama, um fundo administrado pelo BTG Pactual. É a Gama que passará a se chamar Novo Pão de Açúcar, se o negócio for fechado, e se tornará o maior acionista do Carrefour, com ao menos 11,7% de participação.
Diniz afirmou que está tentando acordo com Casino. O Carrefour anunciou que seu conselho de diretores avaliará a proposta “nos próximos dias”. O BNDES também analisa a sugestão.
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que avalia se a fusão configura monopólio, ainda não foi oficialmente informado.

Entenda
O gráfico abaixo, divulgado em comunicado da Gama, mostra como seria a estrutura acionária do novo grupo:

O gráfico mostra que o Carrefour França teria 50% da nova empresa (no quadro cinza, com o nome CBD Brazil). A outra metade do CBD Brazil pertenceria à Gama. Esta mesma Gama, por sua vez, teria ao menos 11,7% do Carrefour França, sendo o maior acionista da empresa francesa.
Ainda falando da Gama, ela seria controlada pelos atuais acionistas do Grupo Pão de Açúcar (CBD), incluindo a família Diniz e o Casino. Juntos, os acionistas do Grupo Pão de Açúcar passariam a ser proprietários de 78,6% das ações da Gama. Os 21,4% restantes da Gama pertenceriam ao BNDESPar e ao BTG Pactual. A proposta não especifica qual a parcela que o banco de fomento teria isoladamente.
A BlueCapital, citada no diagrama acima, é um acionista do Carrefour na França. Trata-se de uma empresa controlada pelo bilionário francês Bernard Arnault, dono do grupo de luxo LVHM.

Quem ganha

Uma análise publicada no site do “Wall Street Journal” afirma que o “real beneficiário dessa negociação parece ser a Gama, que é financiada pelo governo brasileiro”.
O mesmo texto considera que Abilio Diniz também sai ganhando nessa história. As ações da CBD, por sinal, têm forte alta na bolsa brasileira na terça-feira 28 de junho.
“Para o Carrefour, é uma transação sensível. Eles abrirão mão de parte do controle de sua própria estratégia”, disse à agência Bloomberg o analista Chris Hogbin, da Sanford C. Bernstein.

Briga
Antes de começar a costurar essas negociações com o Carrefour, o empresário Abilio Diniz estava prestes a perder o controle da empresa fundada por seu pai. Em 2006, o Grupo Pão de Açúcar recebeu capital do Casino e, em troca, prometeu que em 2012 a rede de supermercados brasileira passaria para as mãos dos franceses.
Em maio, a imprensa francesa noticiou que Diniz havia procurado o Carrefour para fazer uma proposta de fusão. A notícia irritou o Casino, que recorreu à Câmara Internacional de Comércio para impedir o negócio. Agora, Diniz tenta convencer os donos do Casino de que o negócio será bom também para eles.
PSDB pedirá investigação sobre 'tráfico de influência' de marqueteiro de Dilma
Grampo flagrou prefeito de Campinas pedindo ajuda a João Santana para que a presidente se reunisse com representantes de empresa chinesa.



Clique na figura ao lado e ouça a conversa entre Dr. Hélio e o marqueteiro João Santana




Deputados do PSDB pedirão ao Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) a abertura de uma investigação sobre o "suposto tráfico de influência" de João Santana, marqueteiro da campanha da presidente da República, Dilma Rousseff. Reportagem mostrou que o prefeito de Campinas, Doutor Hélio (PDT), pediu ajuda de Santana para que a presidente se encontrasse com representantes da empresa chinesa Huawei. O lobby deu certo e Dilma se reuniu em Pequim com Ren Zhengfei, executivo principal da empresa.
A representação dos tucanos será protocolada ainda nesta semana e será assinada pelo líder Duarte Nogueira (SP) e pelos deputados Vanderlei Macris (SP) e Fernando Francischini (PR). "É preciso que seja apurado se o publicitário se utilizou da proximidade com a presidente para favorecer uma empresa. Isso contraria o interesse público. O que foi pedido a ele acabou acontecendo. Isso é um indício a ser investigado", disse Nogueira.
Grampo flagra lobby do prefeito de Campinas com marqueteiro de Dilma
Na véspera de viagem da presidente à China e em meio às investigações de fraude em sua administração, Dr. Hélio pediu a João Santana apoio para que empresa Huawei, gigante chinesa e investidora no município paulista, fosse prestigiada pela petista.

Dilma, acompanhada de Dr. Hélio e Mercadante, durante evento na visita à China, em abril.


Interceptações telefônicas flagraram Dr. Hélio (PDT), prefeito de Campinas, pleiteando a intermediação do publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas presidenciais do PT de 2006 e 2010, para fazer lobby com a presidente Dilma Rousseff em favor da Huawei - gigante chinesa que atua na área de tecnologia 3G, banda larga fixa e móvel e de infraestrutura de redes para operadoras de telefonia.
"Faz dois anos que venho tratando com os chineses da Huawei", conta Dr. Hélio, em ligação do dia 2 de abril, iniciada às 9h30. "É a empresa que mais contribui, das estrangeiras, com ISS aqui pra Campinas. Eles têm um showroom lá e me convidaram pra eu tá lá pra eles anunciarem esse investimento de US$ 350 milhões aqui no Brasil, né (sic)."
Na ocasião, Dilma se preparava para uma viagem à China, a primeira missão oficial de negócios desde que assumiu a Presidência. Ela e sua comitiva embarcaram dia 8. Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio, e a mulher, Rosely Nassim - a quem o Ministério Público Estadual atribui o papel de chefe de quadrilha para fraudes em licitações e desvio de recursos públicos -, também foram a Pequim e lá se integraram à comitiva.
Na conversa com o prefeito, que durou oito minutos, Santana promete empenho e sugere:
"E se puser o showroom no próprio hotel que ela (Dilma) vai ficar? Deixa eu primeiro fazer essa consulta que na segunda eu devo encontrar com ela. Segunda ou terça, daí eu falo diretamente com ela pra ver."
Já em Pequim, Dilma encontrou-se com Ren Zhengfei, executivo principal da Huawei. No primeiro dia da visita da presidente Dilma à China, a empresa Huawei anunciou o investimento de US$ 300 milhões na construção de um centro de pesquisa em tecnologia em Campinas.
Questionado, o Planalto informou que a audiência da presidente com representantes da empresa ocorreu "pela relevância da companhia no setor de tecnologia e pelo interesse de ampliação dos seus investimentos no Brasil".

Crise administrativa
O apelo de Dr. Hélio ao marqueteiro de Dilma se deu em meio à crise política e policial que envolve sua administração. No final de maio, 12 pessoas acusadas de participar de um esquema de fraude em licitações da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), companhia de Campinas, foram presas. Rosely Nassim, mulher do prefeito e membro da administração, ficou foragida.
Em entrevista, Dr. Hélio disse contar com a solidariedade do governo federal e citou, além de Dilma, a amizade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro José Dirceu.
Naquele dia em que conversou com Santana, o pedetista estava em seu gabinete, no Palácio Jequitibás, sede do executivo municipal, cercado de aliados muito próximos e de advogados. O grupo discutia estratégia para neutralizar a ofensiva do Gaeco, braço da promotoria que combate crime organizado e corrupção.
Oficialmente, o prefeito não era e não é alvo da devassa que põe sob suspeita alguns de seus mais próximos colaboradores. Quem estava na mira da promotoria era Cinthia dos Reis Paranhos, secretária particular de Dr. Hélio e de Rosely, que, então, ocupava a cadeira de secretária do próprio marido. A Justiça autorizou o grampo nas linhas usadas por Cinthia. As ligações por ela realizadas e recebidas caíram na malha do guardião. Na prática, foi Dr. Hélio o grampeado.
A rede capturou 5,2 mil telefonemas em 15 dias de abril. Algumas de Dr. Hélio, tratando intensamente de negócios e dos interesses da Huawei.

Disputa
Ao recorrer a Santana, o prefeito não escondeu interesse direto em beneficiar a Huawei.
"Qual a razão de eu não ter colocado isso antes? Porque ficou uma disputa pra querer levar eles pra outra cidade que não Campinas. Como tô tratando disso com eles há dois anos, desde 2009, não tem sentido eu perder isso ai, entendeu? (sic)"
Santana, aparentemente, engaja-se à cruzada.
"Eu converso com ela, eu já anotei aqui."


Clique na figura ao lado e ouça a conversa entre Dr. Hélio e o marqueteiro João Santana

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Assembleia gaúcha aprova reajuste na previdência de servidores estaduais

A base governista conseguiu aprovar a principal medida do chamado Pacotarso, na noite de terça-feira - 28 de junho. A proposta de reajuste previdenciário sofreu alterações e teve sua alíquota elevada de 11% para 14%, sendo que a medida só se aplica para salários que excedem R$ 3.689,66.
No projeto inicial, a contribuição para a previdência estava definida em 16,5%, o que gerou protestos da oposição e também questionamentos de aliados. O governo Tarso Genro aceitou, então, votar emenda limitando a subida da taxa o que garantiu sua aprovação, por 31 votos a 21.
Empreendedor gaúcho compra fatia do jornal uruguaio El Observador

Depois de ter levado para o exterior a "expertise" que conseguiu na sua Fazenda Ana Paula, que desativou em Bagé, tornando-se o maior proprietário de terras e dono do maior frigorífico do Uruguai, o Pull, o empreendedor gaúcho Ernesto Correia acaba de investir dinheiro no jornal El Observador, de Montevidéu. O jornal confirmou a informação.
No Brasil, Ernesto Correia é dono do Good Card, da Get Net, da rede Intercity de Hotéis e do Banco Alfa.
O empreendedor fechou a Fazenda Ana Paula, contrariado com as sucessivas invasões e roubo de gado promovidos pelo MST.
Ele é considerado o maior exportador privado de calçados chineses.
PMDB discute substituir o ministro do Turismo

A cúpula do PMDB já discute, em caráter reservado, a troca do ministro Pedro Novais (Turismo), diante dos sinais de que sua presença no governo constrange a presidenta Dilma, que desde o início do governo evita recebê-lo. Novais ficou conhecido pelo pagamento de despesas de motel com verbas públicas. A nomeação do ex-deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) na presidência da Embratur foi o alerta definitivo para que o PMDB iniciasse as tratativas a fim de sugerir outro nome a Dilma.
O PMDB acha mais importante preservar o Ministério do Turismo para o partido a uma luta inglória pela permanência de Pedro Novais.
Dirigentes do PMDB temem um vexame: Dilma receber Flávio Dino e continuar se recusando a despachar com o chefe dele, Pedro Novais.
Flávio Dino, que assume a Embratur nesta quarta-feira - 29 de junho, lidera a oposição ao clã Sarney no Maranhão, do qual participa o atual ministro do Turismo.
Para substituir Pedro Novais no Ministério do Turismo, o PMDB precisa da concordância do senador José Sarney, e esta é a parte mais difícil.
Governadores fazem guerra velada por royalties

Uma guerra discreta pelos royalties do petróleo começa nesta quarta-feira - 29 de junho - em São Paulo. O governador Geraldo Alckmin recebe o capixaba Renato Casagrande e um representante de Sérgio Cabral (RJ) para esboçar o contra-ataque aos governadores que cobram a distribuição imediata da atual exploração. Amanhã, os governadores Marcelo Deda (SE) e Eduardo Campos (PE), encontram o trio do Sudeste em Brasília.
O Congresso analisará semana que vem o veto de Lula à Emenda Ibsen, que redistribui equitativamente os royalties da atual exploração.
Sergio Cabral, Geraldo Alckmin e Renato Casagrande acham que seus estados são donos dos royalties do petróleo e não admitem a divisão.
Como o veto de Lula pode ser derrubado, os governadores do Sudeste aceitam abrir mão dos royalties futuros, mas não da atual exploração.
Nova lei federal permitirá que 100 mil presos sejam colocados em liberdade

A Lei Federal nº 12.403, que entrará em vigor na próxima segunda-feira - 4 de julho, estabelece medidas alternativas e novos critérios para a prisão em flagrante, tornando quase impossível que algum brasileiro venha ser preso por esse motivo. Entre os dispositivos da nova lei está o de que a pena não poderá ser aplicada a quem cometer crimes dolosos puníveis com detenção inferior a quatro anos. Dessa maneira, mais de 100 mil presos poderão deixar a cadeia no País, o equivalente a 20% da população carcerária.
Reconhecimento do falso filho de Fernando Henrique Cardoso não pode ser anulado

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já declarou que nada muda na sua relação com Tomás, de 19 anos, que ele reconheceu como seu filho em 2009, mesmo após um exame de DNA mostrar que o jovem não é seu filho biológico. Mas, ainda que quisesse, Fernando Henrique Cardoso não conseguiria facilmente mudar a situação jurídica: o reconhecimento de um filho não pode ser revogado. De acordo com o Código Civil, a declaração espontânea de paternidade é irretratável e, por isso mesmo, irrevogável. A jurisprudência brasileira vai além: diz que, se o autor reconheceu o filho formalmente mesmo sendo sabedor da "inexistência de liame biológico", mas deixando evidente a situação de paternidade sócio-afetiva, não pode pretender a desconstituição do vínculo pois essa pretensão se confundiria com um pedido de revogação.

Lúcia Hippolito

Será que eles vão rir por último?
No início, eram 40 os mensaleiros.
Acusados no Supremo Tribunal Federal por crimes que configuram um verdadeiro passeio pelo Código Penal, os 40 se transformaram em 39 quando Silvio Pereira, ex-secretário nacional do PT, fez acordo para prestar serviços comunitários e teve seu nome retirado da ação.
Os 39 se transformaram em 38 com a morte do ex-deputado José Janene (PP-PR) em setembro de 2010.
Depois de milhares de depoimentos, milhares de páginas de processo, idas e vindas, finalmente o processo do mensalão começa a ficar pronto para ser julgado em 2012.
Mas todo o esforço corre sério risco de ir para a lata de lixo. Isso mesmo.
Poderemos ter os 38 mensaleiros livres, leves e soltos a qualquer momento.
Isto porque, dos 38 acusados, apenas dois têm, atualmente, mandato eletivo. Portanto apenas os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar da Costa Neto (PR-SP) têm direito a foro privilegiado.
Só por causa deles o processo do mensalão continua no STF.
Desde que vários acusados não foram reeleitos, os ministros do Supremo passaram a temer que os dois deputados renunciem a seus mandatos.
Com justas razões.
Com a renúncia, o processo retornaria à justiça comum, lá na primeira instância. E todos os crimes prescreveriam.
Valdemar da Costa Neto, sabemos todos, sempre foi sensível a uma boa conversa.
Quanto a João Paulo Cunha, jamais teve uma ideia própria. Fará o que José Dirceu mandar.
Nesta semana deve ser votada no STF uma questão de ordem sobre a possibilidade de renúncia dos dois deputados.
O STF cogita seriamente de tratar do caso como o Senado tratou de Fernando Collor no caso do impeachment.
Collor renunciou no último momento, mas o julgamento prosseguiu, e ele perdeu a presidência da República.
Se os ministros do Supremo tiverem o mesmo entendimento, de nada adiantará a renúncia.
E já vai dar uma amostra da disposição dos ministros no julgamento.
Vamos torcer. Não é possível que essa camarilha bolchevique que tentou tomar de assalto o Estado brasileiro saia livre.
O deboche seria demasiado.
Irã: silos subterrâneos, mais uma afronta ao Ocidente.

O Irã revelou silos subterrâneos, que protegeriam ainda mais os mísseis iranianos em caso de ataque, divulgou o "New York Times". A notícia foi seguida por 14 testes com mísseis, em uma nova demonstração de força de Teerã na luta contra o embargo do Ocidente ao seu programa nuclear.
A televisão estatal do Irã divulgou imagens de vários silos subterrâneos, que armazenariam mísseis de média e longa distância. Durante a transmissão, o coronel Asghar Qelichkhani afirmou que os mísseis eram guardados em posição vertical, "prontos para atingir alvos pré-determinados".
Silos subterrâneos são considerados mais difíceis de destruir que instalações na superfície. E alguns países ocidentais já tinham levantado a suspeita de que o Irã estava construindo armazéns sob a terra, mas a notícia até então não era confirmada.
No ano passado, o Instituto Internacional para Estudos Estratégicos, organização com base em Londres, revelou "evidências cada vez mais fortes" de que silos iranianos poderiam disparar mísseis contra Iraque, Israel, Turquia e países do Golfo Pérsico.
Hotel de luxo é alvo de ataques

Um dos hotéis mais procurados por ocidentais em Cabul virou alvo de um ataque complexo do Talibã, que terminou na madrugada de quarta-feira - 29 de junho - graças apenas à intervenção da Otan. Pelo menos dez civis afegãos morreram, além dos seis radicais.
O cerco ao Hotel Intercontinental durou cinco horas. Segundo um general afegão, três dos terroristas foram mortos pela polícia, um conseguiu explodir uma bomba presa a seu corpo e os outros dois foram abatidos pela Otan após horas trocando tiros, do telhado, com as forças de segurança.
- Ao menos 10 civis, incluindo os funcionários do hotel, foram mortos - disse Mohammad Zahir, chefe da Polícia Criminal de Cabul.
De acordo com o ministro do Interior, Sediq Sediqqi, pelo menos três explosões ocorreram: no portão de entrada, no segundo andar e nos fundos do hotel, todas com o local totalmente às escuras.
- Eu corri com a minha família. O restaurante estava cheio de gente - contou Jawid, um hóspede que pulou de uma janela no primeiro andar para fugir dos tiros no restaurante, um dos primeiros locais atacados.
O Intercontinental é um dos hotéis preferidos pelos ocidentais. O hotel fica numa colina no oeste de Cabul e, em seu aparato de segurança, conta com membros da inteligência e homens fortemente armados.
Não está claro como os radicais conseguiram invadir o hotel. Seus hóspedes foram retirados, mas alguns permaneciam no interior enquanto tiros ainda eram trocados. Lançadores de granadas e balas traçantes foram vistas no local.
A natureza do ataque rapidamente levantou questionamentos sobre a real capacidade do Afeganistão de assumir a segurança nacional, dias depois de o presidente americano, Barack Obama, anunciar o calendário para a retirada de tropas.
Não é a primeira vez que o hotel, usado por jornalistas ocidentais durante a invasão americana, em 2003, é alvo de ataques. Entre 1992 e 1996, o local foi atingido por mais de 20 foguetes.
Aloizio Mercadante usa parecer de ex-procurador em sua defesa no Senado

O ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) compareceu a uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Na ocasião, Mercadante usou em sua defesa, sobre o caso dos “aloprados”, um parecer assinado pelo ex-procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, que o exime de qualquer responsabilidade na produção e compra de um dossiê montado para atacar o então candidato ao governo de São Paulo, José Serra, em 2006.
O caso, que levou à prisão de petistas, ficou conhecido como o caso dos "aloprados", apelido dado pelo ex-presidente Lula aos petistas envolvidos no episódio, tramado pelo grupo de espionagem da sua campanha. Em 2006, às vésperas do primeiro turno das eleições, a Polícia Federal apreendeu uma mala com R$ 1,7 milhão em dinheiro que seria usado para a compra do dossiê forjado, no quarto dos aloprados no Hotel Ibis, ao lado do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O parecer de Antonio Fernando de Souza recomendava ao Supremo Tribunal Federal a anulação do indiciamento de Mercadante pela Polícia Federal e arquivamento das acusações contra ele.
Segundo trecho lido aos senadores o parecer dizia que "pode-se afirmar com segurança que não há um único elemento nesses autos que aponte para o envolvimento do senador Aloizio mercadante nos fatos". O documento ainda afirmava que as quebras de sigilo feitas pela Polícia Federal não encontraram nenhum contato telefônico entre Mercadante e os chamados "aloprados".
Segundo Mercadante, que falou cerca de 25 minutos sobre o caso e que ainda responderia a perguntas de senadores, não há fatos novos nas reportagens publicadas pela revista "Veja" nas duas últimas semanas. O ministro afirma que o caso só voltou à tona agora porque o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia morreu e não teria, portanto, como desmentir as acusações [de que teria financiado o pagamento do documento --- Segundo Mercadante: "Essa tese apareceu na imprensa e, ao longo da investigação, foi totalmente desprezada. Por que ela volta hoje? Porque o Quércia está morto. Se ele estivesse vivo, estaríamos discutindo isso aqui?" ]


PS: A situação do ministro Aloísio Mercadante ficou bem mais grave depois que a revista Veja divulgou video com as denúncias feitas contra ele por seu companheiro de partido, o ex-diretor do Banco do Brasil, Expedido Veloso.

Vídeo Denúncia


Grécia: greve geral e protestos contra o plano de austeridade do governo

Cortes de energia elétrica, voos cancelados e transportes coletivos paralisados em Atenas, com exceção do metrô, marcaram o início da greve geral em protesto contra o novo plano de austeridade apresentado pelo governo. As medidas deverão ser aprovadas no Parlamento, para receber ajuda do exterior. A polícia usou gás lacrimogênio para dispersar uma manifestação na praça Syntagma, no centro da capital. O plano de austeridade proposto pelo governo socialista pretende arrecadar 78 bilhões de euros até 2015, e inclui privatizações, novos impostos sobre renda e propriedades e cortes de salários e aposentadorias. O governo prevê reduzir a força de trabalho do setor público em 25%, ao passo que será elevada a 40 horas semanais a carga de trabalho e serão estipulados novos contratos com um salário mínimo de 500 euros mensais. Para o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Olli Rehn, a aprovação pelo Parlamento grego do plano constitui a única forma de evitar uma suspensão imediata de pagamentos da Grécia.


DOU: municípios já têm novas regras para receberem os recursos da Saúde

Foi publicado no Diário Oficial da União, decreto que altera as regras para os municípios brasileiros receberem recursos do Ministério da Saúde. Com o objetivo de ampliar o controle sobre os repasses de dinheiro público através dos fundos de saúde, as cidades terão que criar contas específicas e movimentá-las apenas por meios eletrônicos. O decreto veta o saque em espécie, “na boca do caixa”, de transferências federais. Para os pagamentos, as prefeituras terão que fazer depósito direto nas contas dos fornecedores e prestadores de serviços, em contas em que estes sejam os titulares. Pagamentos em dinheiro nos valores de até R$ 800 poderão ser feitos a pessoas físicas apenas em situações excepcionais, justificadas na prestação de contas. As mudanças entram em vigor em 60 dias.
Servidores em greve

Cerca de 30% de todo o efetivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária entrou em greve na terça-feira - 28 de junho, sem previsão de retorno ao trabalho. Os servidores pedem reajuste salarial de 10,51%, aumento no valor do tíquete-alimentação e implantação do ponto eletrônico. Segundo o presidente do sindicato da classe, Vicente Almeida, os trabalhadores optaram pela greve após encontrar muita resistência por parte da Embrapa durante as negociações. Já o presidente da Comissão de Negociação do Acordo Coletivo do Trabalho da Embrapa, José Faustino Filho, disse que a Embrapa não vai prolongar as negociações novamente, pois já o fez duas vezes.
Ministra francesa eleita diretora do FMI

O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional elegeu a ministra francesa de Finanças, Christine Lagarde, como sua nova diretora-gerente. O anúncio foi feito na terça-feira - 28 de junho. "O mandato é de cinco anos, a partir de 5 de julho de 2011”, diz o comunicado. A vitória de Lagarde foi garantida após potências emergentes como Brasil, China e Rússia declararem apoio a ela. Segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), o apoio foi direcionado pelo fato de Christine ter declarado que não irá defender somente os interesses da Europa, mas de todo o mundo.
Ex-marido de Dilma fala da prisão da ex-mulher em relato para novela

O ex-marido da presidenta Dilma Rousseff, Carlos Araújo, falou sobre a prisão da então esposa na época da ditadura militar, durante um depoimento gravado para a novela Amor e Revolução, do SBT. O folhetim, que retrata o período, traz em seus capítulos entrevistas com ex-guerrilheiros, um deles foi o ex-ministro José Dirceu. O relato de Araújo será dividido em cinco partes e cada uma delas irá ao ar ao final de um capítulo. No depoimento, o ex-marido de Dilma também fala de suas experiências como preso político.
Polícia Federal confisca R$ 100 milhões do narcotráfico por ano

O delegado da Polícia Federal, Oslain Campos Santana, disse que a corporação chega a confiscar até R$ 100 milhões por ano dos narcotraficantes. Segundo ele, a apreensão de dinheiro e bens serve para enfraquecer as organizações criminosas. O delegado afirmou ainda, que somente em 2010 foram destruídos quase dois milhões de plantações de maconha. Santana falou durante uma audiência na Câmara, que discute a entrada de drogas pelas fronteiras da Amazônia.
BID vai investir na Copa e programas de governo durante mandato de Dilma

O Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciou que pretende investir até US$ 12 bilhões no país ao longo de todo o mandato da presidenta Dilma Rousseff. Segundo o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, as prioridades do banco são as obras da Copa e o Programa Brasil Sem Miséria. As cidades-sede da Copa deverão receber US$ 6 bilhões em investimentos para as áreas de mobilidade urbana, ações em favelas e estudos técnicos. Já para os programas sociais, a capacitação técnica será o foco. "Nós cremos que nossa participação pode ser na capacitação técnica de equipes, das prefeituras das cidades pequenas que têm mais problemas de pobreza. Quando se encontra prefeitura com problema de pobreza, você encontra uma situação técnica precária de pessoas de governo que trabalham lá”, disse Moreno.
Em meio ao assédio de senadores, Ideli reafirma prioridades do governo.

A foto retrata bem a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) sendo assediada pelos senadores da base governista, durante visita ao Senado na terça-feira - 28 de junho. A ministra sinalizou que o governo não renovará o decreto que cancela os restos a pagar relativos a 2009 que não forem executados até 30 de junho. Ela reconheceu a legitimidade do apelo dos parlamentares que desejam ver suas emendas liberadas e executadas, mas ponderou que as questões centrais do governo são o controle da inflação, o rigor fiscal e a contenção de gastos. Sobre denúncia da revista Veja de seu suposto envolvimento no chamado "dossiê dos aloprados", Ideli garantiu novamente que não teve participação nesse processo. "É um assunto de mais de cinco anos que não tem nenhum fato novo", disse.
Beijo de desconhecida evita que jovem chinês cometa suicídio

Os moradores da cidade de Shenzhen, na China, viram um ato heróico e muito bonito no último dia 20 de junho. A chinesa Liu Wenxiu, de 19 anos, conseguiu salvar um menino de 16 anos, que queria se jogar de uma passarela, com um beijo na boca. Liu estava passando pelo local quando se deparou com o drama do adolescente, que estava pendurado na passarela com uma faca na mão. Ela conseguiu se aproximar dizendo à polícia que era namorada dele e a razão pela qual ele queria se matar.



De acordo com a imprensa local, o menino perdeu a mãe quando criança e a madrasta não o tratava bem. Além disso, a mulher havia fugido com todo o dinheiro do pai, deixando os dois em uma situação complicada. Liu começou a conversar com o menino e mostrou a ele as cicatrizes de sua tentativa de suicídio. “A única maneira de salvar o garoto era com o amor”, disse.
Durante a conversa, a chinesa beijou o menino e a polícia se aproximou para fazer o resgate. Após o episódio, o menino foi levado para a delegacia e só explicou o ocorrido na presença da falsa namorada.
Bento XVI envia sua primeira mensagem pelo Twitter

O papa Bento XVI enviou sua primeira mensagem pelo Twitter, anunciando o lançamento do portal de notícias do Vaticano. O pontífice escreveu: "Queridos amigos, acabei de lançar o News.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Com minhas orações e bênçãos. Bento XVI".
O portal www.news.va agrega, pela primeira vez, informações de veículos impressos, online, rádio e televisão do Vaticano e é mais um esforço para levar a mensagem de evangelização a uma audiência maior, acostumada com a internet. A iniciativa ocorre após incursões da Santa Sé no Facebook, Twitter e YouTube. Bento XVI colocou ele mesmo a mensagem online usando um iPad, disse Thaddeus Jones, coordenador de projeto e funcionário da Conselho Pontifical de Comunicação Social.
O pontífice de 84 anos mostrou o portal e suas características em detalhes. Jones o descreveu como "interessado e impressionado" e disse que o papa "claramente gostou" da experiência. "Ele admira novas tecnologias", disse Jones. "Trata-se de um momento mais leve, mas também importante, que marca uma nova forma de comunicação."
Renato Gaúcho faz mudanças no Grêmio para jogo contra o Avaí
Recuperados de lesões, André Lima e Leandro participaram do treino e devem ser titulares.

Em busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro, o Grêmio deverá ter mudanças para o duelo com o Avaí, hoje, no Estádio Olímpico, em duelo válido pela sétima rodada. Na terça-feira, o técnico Renato Gaúcho testou mudanças na equipe titular e indicou que o ataque será diferente do da derrota por 2 a 1 para o Botafogo, no Rio.
Recuperados de lesões, André Lima e Leandro participaram normalmente do treinamento e deverão ser titulares do setor ofensivo. No último fim de semana, Renato havia escalado apenas Lins no ataque gremista. Outra novidade certa é o retorno do volante Fábio Rochemback, que cumpriu suspensão automática contra o Botafogo.
O argentino Miralles ainda é dúvida, já que Renato ainda aguarda a regularização do contrato do jogador na CBF para utilizá-lo. O zagueiro Rafael Marques, em recuperação de uma pancada, e o lateral/meia Lúcio, com dores no pé, ainda não têm escalação confirmada contra o Avaí.
Apesar do Avaí ser o lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas um ponto, Renato não crê em um jogo fácil e conta com o apoio do torcedor para que o Grêmio volte a vencer após três tropeços. "Não existem jogos fáceis. O importante é o torcedor vir a campo, incentivar, ver os jogadores novos e os que estão voltando. Sem dúvida alguma a gente precisa da força da nossa torcida", disse.
Zé Roberto perde treino, mas deve jogar pelo Inter.

O meia Zé Roberto não participou do treino da manhã de terça-feira - 28 de junho - do Internacional, mas não está descartado para o duelo com o Atlético Mineiro, quinta-feira - 30 de junho, em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
De acordo com a comissão técnica, Zé Roberto foi liberado para resolver problemas particulares. Mas, ficando à disposição do técnico Paulo Roberto Falcão. Com isso, os únicos desfalques do Internacional para o duelo com o Atlético-MG devem ser o meia Andrezinho e o zagueiro Sorondo, que estavam contundidos.
Assim, a tendência é que Falcão repita em Sete Lagoas a escalação que venceu o Figueirense por 4 a 1 no último domingo 26 de junho: Muriel; Nei, Bolívar, Juan e Kleber; Guiñazu, Tinga, D'Alessandro e Oscar; Zé Roberto e Leandro Damião. A confirmação, porém, deve acontecer apenas após o treinamento de quarta-feira - 29 de junho.
Último lançamento do ônibus espacial

O último voo da história do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos partirá em 8 de julho, anunciou a agência aeroespacial norte-americana (Nasa).
Os diretores da Nasa se reuniram no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e confirmaram o lançamento do ônibus espacial Atlantis para as 13h26 (hora de Brasília) de 8 de julho, uma sexta-feira. A missão do Atlantis terá como destino a estação espacial internacional, durará 12 dias e encerrará o programa de ônibus espaciais, iniciado há 30 anos.
Mais de 25% dos milionários do mundo são mulheres

Assim como na política e no mundo empresarial, as mulheres estão, cada vez mais, tomando a dianteira nas finanças. De acordo com relatório do banco de investimentos norte-americano Merrill Lynch, em conjunto com a consultoria Capgemini, as mulheres representavam, em 2010, 27% do total de milionários do mundo, um crescimento de 3 pontos percentuais frente ao resultado de 2008 (24%).
“O número de mulheres milionárias continuará crescendo enquanto o número de mulheres empreendedoras e com bons salários continuar se expandindo”, afirma o relatório.

Por região
Segundo o levantamento, diferenças culturais e de costumes refletem no número de mulheres milionárias em cada região. Assim, na América do Norte, onde elas estão mais estabilizadas no mundo dos negócios, as mulheres são 37% dos milionários, enquanto no Oriente Médio elas representam apenas 14% desta população, como mostra a tabela abaixo:

Milionário no mundo





Região





Homens





|Mulheres





América do Norte



63%



37%



Japão



69%



31%



Ásia-Pacífico (exclui Japão)



76%



24%



Europa



82%



18%



América Latina



82%



18%



Oriente Médio



86%



14%




Média Global





73%



27%







Agressão: pesquisa revela que quase metade das mulheres já sofreu violência doméstica

Em pesquisa sobre violência doméstica, divulgada na terça-feira - 28 de junho, pelo Instituto Avon e pela Ipsos, revela que 47% das mulheres confessaram que já foram agredidas fisicamente dentro de casa. O levantamento "Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil" revelou ainda que, na região Centro-Oeste do país, o medo de ser morta é o principal motivo das mulheres agredidas não abandonarem os seus agressores. O motivo foi apontado por 21% das entrevistadas na região.
Nos estados do Sudeste, o medo de ser morta caso rompa a relação chega a 15%. No Sul, 16%. O Nordeste tem o menor índice: 13%. O estudo também mostrou que o alcoolismo e o ciúme são os principais motivos da agressão à mulher.
- É uma vergonha a mulher não sair de casa porque podem ser mortas. Ciúme não é paixão. É algo mais complexo. O homem acha que tem posse da mulher. E a sociedade machista é um problema porque acha que a mulher não tem direito à autoestima e nem pode falar, se manifestar - comenta a socióloga Fátima Jordão, conselheira do Instituto Patrícia Galvão, Ong que defende os direitos da mulher.
Entre as mulheres agredidas no país, 15% apontam que são forçadas a fazer sexo com o companheiro. Os homens também admitem que já agrediram fisicamente as mulheres: 38%. Além de ciúmes e alcoolismo, eles confessam que já bateram nas companheiras sem motivo (12% das razões apontadas).
A falta de dinheiro para viver sem o companheiro também é um motivo apontado pelas mulheres que não largam os seus agressores (25%).
O estudo mostrou que a sociedade não confia na proteção jurídica e policial nos casos de violência doméstica. Essa é a percepção de 59% das mulheres e de 48% dos homens. - Denunciar depende da coragem da mulher. O número de denúncias feitas ainda é pequeno em relação à violência que existe. Isso acontece porque as políticas públicas, que incluem delegacias especializadas e centros de referência, para que a mulher confie e vá denunciar ainda estão aquém da necessidade - diz Maria da Penha Fernandes, que teve a história de vida como inspiração na criação da Lei Maria da Penha, que completará cinco anos em vigor. Em 1983, Maria da Penha ficou paraplégica após levar um tiro do marido.
Atualmente, o país tem 388 delegacias especializadas no atendimento à mulher, 70 juizados de violência doméstica, 193 centros de referência de atendimento à mulher e 71 casas para abrigo temporário.
A pesquisa foi feita em 70 municípios brasileiros, com 1.800 homens e mulheres, entre 31 de janeiro e 10 de fevereiro. Para relatar a violência vivenciada, os entrevistados responderam um questionário sigiloso e devolveram o envelope lacrado.
Mônaco se prepara para casamento de príncipe 'bon vivant' com plebeia
Albert se casará com sul-africana Charlene Wittstock filha de operador de máquina de fotocópias

Conhecido como um conquistador e um solteirão cobiçado, o príncipe Albert, de Mônaco, de 53 anos, vai finalmente se casar.
A noiva é a plebeia Charlene Wittstock, de 33 anos, uma ex-atleta olímpica sul-africana nascida em uma família simples.
O pai da ex-campeã de natação pela África do Sul era um vendedor de máquinas de fotocópias e sua mãe, uma ex-professora de natação.
Charlene vem tendo aulas de francês, e ganhou fama entre os monegascos por sua beleza e por uma certa semelhança com a mãe de Albert, a atriz americana Grace Kelly.
A cerimônia de casamento promete ser uma das mais marcantes na história da realeza de Mônaco desde o casamento de Grace Kelly e o pai de Albert, o príncipe Rainier, em uma suntuosa cerimônia em 1956.
Albert, soberano do principado de Mônaco, é o segundo filho da princesa Grace e o príncipe Rainier, ambos já falecidos. A imprensa internacional costumava destacar com frequência os supostos romances que ele já manteve com mulheres famosas, como Brooke Shields, Naomi Campbell e Claudia Schiffer.
Ele tem uma irmã mais velha, Caroline, e outra mais nova, Stephanie.
Albert admitiu ter tido dois filhos fora do casamento. Uma menina, nascida em 1991 e fruto de um caso com uma turista americana em visita a Mônaco, e um menino, nascido em 2003, cuja mãe era uma comissária de bordo do Togo.
O casamento não se restringirá a um só dia. As festividades terão início nesta quinta-feira, dia 30 de julho. A cerimônia civil será realizada na sexta-feira, dia 1° de julho, e a religiosa, no sábado, 2 de julho.
A festa contará com um jantar para 500 convidados preparado pelo renomado chef francês Alain Ducasse, que acumulou 19 estrelas no famoso guia Michelin.
Entre os convidados aguardados estão esportistas, artistas e membros da realeza de diferentes países.


PS: Ameaçado casamento real em Mônaco - Tensão no Principado de Mônaco
Corre perigo de não acontecer o casamento real marcado para o próximo sábado - 2 de julho - do Príncipe Albert 2º com a plebeia Charlene Wittstock, de 33 anos, uma ex-atleta olímpica sul-africana nascida em uma família simples.
No ultimo dia 25 de junho, segundo os site da revista francesa L' Express e do jornal conservador Le Figaro, Charlene desistiu de casar, abandonou o principado e foi de carro até a cidade de Nice para tomar um avião com destino ao seu país.
Ela havia descoberto "coisas" sobre o passado do príncipe das quais não gostara nem um pouco.
Albert 2º acionou a polícia francesa. Charlene foi gentilmente detida no aeroporto de Nice e levada de volta a Mônaco, onde está entregue aos cuidados da família Pastor, amiga do príncipe.
Com 53 anos de idade e a fama de mulherengo que os responsáveis por sua imagem pública fazem questão de alimentar, Albert é o segundo filho da princesa Grace e do príncipe Rainier, ambos já mortos.
Ele admitiu ser pai de dois filhos - uma menina nascida em 1991 e fruto de um caso com uma turista americana em visita a Mônaco, e um menino, nascido em 2003, cuja mãe era uma comissária de bordo do Togo.
Caso de fato ocorra, o casamento de Albert com Charlene foi preparado de modo a superar em luxo, pompa e número de convidados o recente casamento em Londres do fllho do príncipe Charles com outra plebéia.

terça-feira, 28 de junho de 2011


Políbio Braga

Saiba por que a proposta de reforma do sistema público de previdência vai apenas confiscar salários dos servidores

Apesar das caras páginas coloridas que pagou nos jornais desta segunda-feira para defender o Pacotarso (90% do espaço foi dedicado à defesa do confisco de salários dos servidores) o governo estadual gaúcho não ofereceu novamente uma única linha para esclarecer dois pontos decisivos sobre os dois projetos que mexem no sistema estatal de previdência do funcionalismo:
1) Onde estão os cálculos atuariais - se é que existem - que comprovam que o aumento da alíquota de contribuição, que passaria de 11% paras 16,5%, resolveria o problema do déficit atual anual, calculado pelo governo em R$ 5 bilhões ?
2) Que tipo de auditoria o governo promoveu ou pretende promover, para identificar os responsáveis pelo falido sistema estatal de previdência estadual do Rio Grande do Sul ?

. 16,5% seria a maior alíquota do gênero entre todos os sistemas estatais estaduais de previdência do Brasil. Sem cálculos atuariais e sem auditoria, o dinheiro adicional será esterilizado no caixa do Tesouro, como foi antes, no governo Rigotto, quando ela pulou de 5,4% para 11%.

. Trata-se de um confisco puro e simples. O governo quer tomar dinheiro dos servidores para cobrir despesas que não contém e não quer conter - e investimentos perdulários que nem são de sua competência, como alojar 100 mil sem-terras (proposta do governo no Conselhão), responsabilidade primária do governo federal e não do Piratini.

. Nem um só ente privado ou público responsável, atrever-se-ia a confiscar dinheiro dos seus empregados, para cobrir um rombo sobre o qual ele desconhece o tamanho e ignora a melhor equação para resolvê-lo.

. É por isto que a enorme carga publicitária veiculada em jornais, rádios e Internet, desde esta segunda-feira, apela apenas para a compreensão do distinto público, usando uma mensagem recheada de inverdades e meias-verdades.

. O artigo assinado pelo governador Tarso Genro neste domingo ("Destino e utopia") pelo menos coloca a questão unicamente no campo da ideologia da esquerda mais atrasada, ao reduzir todo o debate atual a uma delirante luta de classes, desta vez entre os servidores ricos (quem ganha mais de R$ 3.860,00 por mês), acusado de direitista insensível, desta vez aliado aos detentores do capital financeiro, que são os que mais recebem benefícios e mais apóiam o PT neste momento.

. Nas vezes em que o PT pode contribuir para a solução do problema, resolveu insurgir-se ferozmente contra as propostas, ajudando a sepultá-las. Isto ocorreu nos governos Britto e Yeda Crusius.

. No Rio Grande do Sul, juízes, procuradores, oficiais, delegados, defensores públicos e servidores altamente qualificados, ficaram sabendo pela pena do governador Tarso Genro, que não passam de cruéis direitistas "inimigos do povo". Como se sabe, o sr. Tarso Genro é o único real "amigo do povo", como demonstrou recentemente no caso do sr. Cesare Battisti.

O artigo do governador Tarso Genro, publicado no jornal Zero Hora de domingo - 26 de junho. As anotações são de Políbio Braga. - clique -
PTB gaúcho dificulta aprovação do Pacotarso

Deputados do PTB gaúcho se encontraram com o chefe da Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul, o petista Carlos Pestana, para apresentar uma proposta de emenda na reforma da previdência de Tarso Genro, um dos ítens do Pacotarso, o violento pacote fiscal que o peremptório governador petista Tarso Genro quer impor aos contribuintes do Estado na maior velocidade. O governo propõe um aumento da alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 16,5%, mas o PTB diz que só votará com o Palácio Piratini se o percentual ficar em 14,5%. Essa já era uma proposta do deputado petebista Cassiá Carpes, mas o partido a transformou em uma proposta da bancada. Pestana já havia sinalizado que não aceitaria essa redução do aumento da alíquota. O partido tem seis deputados. Se o governo topar a redução no percentual, os seis devem votar pela aprovação do pacote. Sem eles, os projetos correm o risco de não vingarem. O governo petista de Tarso Genro pretende forçar a votação do Pacotarso nesta terça-feira - 28 de junho - na Assembleia Legislativa do Estado.
Tarso Genro confirma empréstimo de R$ 800 milhões com o Banco Mundial

O peremptório governador gaúcho Tarso Genro confirmou a aprovação de R$ 800 milhões com o Banco Mundial para investimentos em projetos de cunho microrregional. Tarso Genro antecipou também que a presidente Dilma Rousseff colocará novos empréstimos à disposição do Estado a partir do próximo ano que vem. Em relação à previdência, um dos pontos que integra o pacotarso, o governador reiterou que o regime de urgência será mantido e que as mudanças propostas visam uma contribuição maior dos direitos dos próprios contribuintes.
Sérgio Cabral viajou a Porto Seguro de manhã no dia do acidente do helicóptero da Delta Construções

No dia do acidente com o helicóptero que matou sete pessoas, o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) viajou a Porto Seguro ainda pela manhã, e não às 17 horas, conforme vem afirmando desde então. Cabral voou em um avião do empresário Eike Batista para a Bahia para participar da comemoração do aniversário do empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, em 17 de junho. A festa, contudo, não aconteceu porque o helicóptero Esquilo PR-OMO caiu no mar por volta das 19 horas, matando o piloto e os seis passageiros, entre eles, Mariana Noleto, namorada de um dos filhos do governador, e Jordana Kfuri Cavendish, mulher do aniversariante. A presença de Cabral ainda pela manhã foi confirmada por funcionários da Fazenda Jacumã, um condomínio de casas luxuosas localizado a 72 quilômetros de Porto Seguro, onde ocorreria a festa de Cavendish. Dois funcionários relataram que viram o governador no local antes do meio-dia. O avião que transportou o governador à Bahia deveria pousar na pista do Terravista, um condomínio de luxo a cerca de 20 quilômetros de Jacumã. Segundo funcionários do aeroporto privado, a gerência da Jacumã telefonou na manhã do dia 17 para perguntar se um jato com o governador do Rio de Janeiro poderia pousar na pista e se o helicóptero Esquilo, pilotado por Marcelo Mattoso Almeida (uma das vítimas), poderia levá-lo à fazenda, a 10 minutos de vôo. Como o tempo estava chuvoso e o Terravista não opera pousos e decolagens por instrumentos, os operadores indicaram que a aeronave deveria se dirigir a Porto Seguro. Almeida era um dos donos da Jacumã. A administração do Aeroporto de Porto Seguro e a Aeronáutica não se manifestaram sobre o horário da chegada do jato privado com Cabral e os voos realizados pelo helicóptero de Almeida.


PS: Cabral chama sócio de Eike para acertar os ponteiros
O governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, que reassumiu o cargo, convocou Flávio Gordilho para uma reunião em seu gabinete.
Flávio vem a ser executivo e sócio minoritário do empresário Eike Batista.
Um dos objetivos da reunião: formatar um discurso único que sirva a Cabral e a Eike para justificar o uso por Cabral do jatinho do empresário - e outros favores prestados mutuamente.

TPI emite ordem para prender Kadafi, seu filho e chefe da inteligência da Líbia

Sai al-Islam e Muamar Kadafi
Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) decidiram emitir uma ordem de prisão contra o ditador líbio Muamar Kadafi, seu filho Saif al-Islam, e o chefe da inteligência do país, Abdullah al-Sanoussi. Eles são acusados de crimes contra a humanidade pela repressão nos primeiros dias de protestos, em fevereiro, com objetivo de tirar o ditador do poder após mais de 40 anos de governo.
Com a decisão, o ditador líbio passa a ser o segundo líder a ter uma ordem de prisão emitida pelo tribunal. O primeiro foi Omar al-Bashir, do Sudão, que continua no poder, após 21 anos, já realizou viagens internacionais após a emissão da ordem do TPI, e deve chegar à China. Sem ter uma polícia própria, para que as prisões sejam realizadas, o tribunal depende da colaboração dos Estados que o reconhecem.
O promotor-chefe do TPI, Luis Moreno-Ocampo, acusa Kadafi e suas forças de abrir fogo contra manifestações pacíficas, bombardear procissões em funerais e utilizar atiradores de elite para matar pessoas que deixavam mesquitas no início dos confrontos com os rebeldes antigovernistas.
- Os crimes continuam até hoje na Líbia. Para parar esse crimes e proteger os civis, Kadafi precisa ser preso - defende Ocampo, que pediu a emissão da ordem de prisão depois que o Conselho de Segurança da ONU encaminhou o caso ao tribunal.
Rebeldes líbios comemoraram a decisão do TPI, afirmando que a medida deve acelerar a saída de Kadafi do governo.
- Estamos extremamente felizes que o mundo se uniu para processar Kadafi pelos crimes que ele cometeu. O povo se sente justiçado por essa ação - disse o porta-voz do conselho rebelde Jalal al-Galal por telefone.
Desde o final de fevereiro, insurgentes, apoiados por forças aéreas da Otan, lutam contra o ditador líbio. A crise no país se transformou no conflito mais sangrento da Primavera Árabe.
Jornalista venezuelano diz que Chávez já passou por duas cirurgias e faz radioterapia

O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda foi o único de seu país que se atreveu a divulgar informações detalhadas sobre a saúde do presidente Hugo Chávez, internado desde 10 de junho passado numa clínica em Havana. No fim de semana passado, Bocaranda publicou um artigo no jornal "El Universal", confirmando que Chávez está sendo tratado por um câncer de próstata.
- Num país como a Venezuela, não posso me arriscar a dizer algo que não seja verdade - afirmou o jornalista.
Segundo ele, desde que está internado em Havana, o presidente venezuelano foi submetido a duas cirurgias, primeiro para tratar um abscesso pélvico, e depois por um câncer de próstata. Bocaranda disse, ainda, que Chávez está fazendo radioterapia e também deverá realizar quimioterapia, provavelmente após retornar a Caracas.
- Os exames do presidente foram enviados a Boston, nos Estados Unidos - contou o jornalista, que edita o site www.runrun.es, um dos grandes sucessos do jornalismo virtual venezuelano.
Bocaranda diz ter boas fontes em Cuba e, segundo elas, na segunda-feira - 27 de junho - o presidente venezuelano caminhou pelos jardins da clínica onde está internado em Havana. Chávez, sempre de acordo as mesmas fontes, já emagreceu 12 quilos e está bastante deprimido.
- Tudo isso é difícil de aceitar pelos chavistas e pelo presidente, todos achavam que Chávez seria imortal - opinou o jornalista, que nos últimos dias se transformou em celebridade internacional recebendo até convites para participar de programas de TV nos Estados Unidos.
Fim de semana passado, o jornal "Novo Herald", de Miami, informou, em base a fontes de inteligência americanas, que o presidente venezuelano está em estado crítico.
Aumentando as suspeitas de que a situação de Chávez é mais grave do que está informando o governo, o ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, declarou que o presidente "está enfrentando uma batalha por sua vida".
Para Bocaranda, "Chávez está doente, mas ninguém poderia dizer neste momento se sua vida está em risco".
Brasileiros são barrados na Europa

Os brasileiros são os estrangeiros que mais tiveram a entrada recusada nos aeroportos da União Europeia em 2010 e o sexto grupo com mais clandestinos no continente europeu com 13.369 brasileiros vivendo ilegalmente na região. A informação é da agência europeia de controle de fronteiras, Frontex.
Em segundo lugar, muito atrás do Brasil, estão os Estados Unidos, com 2.338 cidadãos barrados às portas da UE em 2010, o equivalente a 4,8% do total, seguidos de Nigéria, com 1.717 barrados, e China, com 1.610.
Apenas outros dois países latino-americanos estão entre as dez nacionalidades mais recusadas nas fronteiras aéreas europeias: Paraguai, em sexto lugar, com 1.495 entradas negadas, e Venezuela, em décimo, com 1.183.
Ainda em relação à imigração ilegal, a União Europeia chegou a um acordo que vai permitir restabelecer temporariamente as fronteiras internas do bloco em casos de aumentos "extraordinários" no fluxo de imigrantes ilegais.
Caso o projeto seja aprovado pela Comissão européia e submetido à apreciação dos países envolvidos, as autoridades europeias aplicarão uma "série de medidas de maneira gradual, diferenciada e coordenada", entre elas visitas de inspeção, ajudas técnicas , financeiras e a intervenção da Frontex.