terça-feira, 31 de agosto de 2010



Políbio Braga

Caos na saúde pública representa a falência do SUS.
Ninguém imaginava que o caos na saúde pública patrocinada pelos cofres públicos, chegaria ao RS do modo como chegou nos últimos 30 dias.
O SUS, o Sistema Único de Saúde, transformou-se numa fraude para todas as famílias que precisam de atendimento.
A greve dos médicos do SUS, iniciada nesta segunda-feira em Caxias do Sul (a segunda greve ilegal em meio ano) apenas tornou explosiva uma situação que já vinha se agudizando de forma incontrolável e caótica em Porto Alegre e nas grandes cidades do RS. Os pacientes que chegaram às 42 Unidades Básicas de Saúde de Caxias, bateram com a cara na porta.
Em Porto Alegre, há vários dias, não é diferente a situação nas emergências de quase todos os hospitais.
A situação mais dramática é a do maior complexo Hospitalar do Estado, o Grupo Hospitalar Conceição, sobretudo o próprio Hospital Conceição.
O caso do Conceição é não apenas emblemático, porque é também perverso. É que o grupo hospitalar federal gasta muito e faz pouco. Qualquer hospital privado ou filantrópico nas mesmas condições, atenderia o triplo de pacientes. O GHC foi fatiado entre grupos políticos. Sua ex-presidente, Jussara Cony, do PCdoB, é candidata a Deputada Estadual.
O governo Lula não quis saber de meter a mão para valer na solução dos problemas da saúde pública. Sequer demonstrou vontade política para manter a CPMF para financiar a área.
Nada indica que o problema enfrentado neste momento pelos gaúchos mais pobres vá ter solução no curto prazo.
Estatais de Lula não seguem regras de transparência
As normas de transparência na administração pública, criadas pelo governo do presidente Lula em 2006 em resposta ao mensalão, não são cumpridas integralmente pela maioria das estatais. Juntas, essas empresas trabalham com uma receita global projetada para este ano de R$ 632,9 bilhões. Aquelas que cumprem a norma o fazem pela metade, não informando dados como gastos com diárias e passagens, e números referentes a convênios e contratos, limitando-se à execução orçamentária e licitações.
Todos esses dados deveriam estar reunidos num banner de fácil visualização na página principal da empresa na internet. Levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) revela que dez empresas públicas de um universo de 60 estatais, sem contar as subsidiárias, não cumprem as normas e sequer criaram uma página específica no endereço eletrônico para dar publicidade aos seus gastos.
A Petrobras, a maior estatal brasileira, está nesta lista de empresas. Além da Petrobras, estão o Banco do Nordeste (BNB), a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), vinculada ao Ministério das Cidades, e os hospitais Cristo Redentor, Fêmina e Nossa Senhora da Conceição, todos em Porto Alegre (RS). Há ainda a Telebrás e as Companhias Docas do Maranhão, do Rio e do Rio Grande do Norte. Além dessas, a Companhia de Desenvolvimento de Barcarena (Codebar) não adotou a medida porque não tem site na internet, segundo a CGU.




Josias de Souza
Fidel castro se diz ‘ressuscitado’, com ‘coisas a fazer’

Em julho de 2006, ao afastar-se do poder, Fidel Castro parecia jurado de morte pela enfermidade.
Em fevereiro de 2008, ao passar o bastão para o irmão Raúl Castro, deu a impressão de que procurava um lugar onde cair morte.
Pois bem. Nas últimas semanas, o velho comandante voltou a exibir-se em público. Uma, duas, três, várias vezes. Até discurso pronunciou.
Agora, numa entrevista, Fidel, 84 anos, declarou-se cheio de vida. Mais: ele se autoproclamou um “ressuscitado”.
"Cheguei a estar morto. Já não desejava viver. Me perguntei várias vezes se essa gente [os médicos] iria me deixar viver nessas condições ou iria deixar que eu morresse...”
“...Depois, sobrevivi, mas em condições físicas muito ruins. Quero lhe dizer que [você] está na frente de uma espécie de ressuscitado".
O nome da doença que o espreitou? Talvez nem Deus saiba. É segredo de Estado.
Fidel acha que o mundo está à beira do insondável. Ele vê roçar-lhe o nariz uma hecatombe nuclear.
O Apocalipse virá, segundo a tese do ditador, junto com o cogumelo de um ataque nuclear de EUA e Israel ao Irã.
"Não quero estar ausente nestes dias. O mundo está na fase mais interessante e perigosa de sua existência. E estou bastante comprometido com o que vai acontecer. Tenho coisas a fazer".
Mais um pouco e Fidel se esconde em Sierra Maestra e começa a olhar para o irmão Raul de esguelha.




Ônibus com apelos ao Papa para ordenar mulheres












Quando o Papa Bento XVI chegar a Londres, a 16 de Setembro, poderá cruzar-se com um destes ônibus que circulam na capital britânica. Em vez da habitual publicidade, lê-se um apelo ao chefe da Igreja Católica: "Papa Bento, ordene mulheres já!"
Trata-se de uma iniciativa, sem dúvida original, de uma organização britânica que defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres na Igreja Católica, nomeadamente no acesso à ordenação sacerdotal.
Bento XVI, que não faz segredo das suas ideias conservadoras, tem deixado claro que não tenciona alterar as regras seculares da Igreja nesta matéria, o que desagrada a muitos católicos em diversos países.
Esta campanha, que inclui dez ônibus que circulam nas imediações da Abadia de Westminster, a visitar pelo Papa, dará por certo ainda mais visibilidade à reivindicação do acesso das mulheres às funções sacerdotais. Bento XVI visita o Reino Unido de 16 a 19 de Setembro. O ponto alto desta deslocação será uma missa no Hyde Park, em Londres, à qual poderão assistir cerca de 80 mil pessoas.




Mosquito da dengue reinfesta locais inesperados durante o inverno

Neste inverno, o mosquito da dengue está reinfestando locais nos quais era frequente apenas no verão. Os números são preocupantes. Desde o início do ano, até agora, quase 800 mil pessoas tiveram dengue no Brasil. No frio, o aedes aegypti fazia o repouso biológico, mas neste inverno, a reprodução continua alta. “Apesar do frio e apesar do tempo seco, ele continua o seu ciclo de desenvolvimento de ovo até mosquito adulto. Com esse índice de infestação elevado, no verão a tendência é ocorrência de epidemias”, explica o infectologista Rivaldo da Cunha. Já são 788.809 casos notificados e 367 pessoas morreram. A situação é mais grave em oito estados. São Paulo e Minas Gerais registraram quase a metade dos casos de todo o País. No Mato Grosso do Sul, o mosquito criou resistência ao inseticida e também se reproduz na água suja.




Vice-presidente José Alencar perde outra vez na ação em que foi obrigado a reconhecer filha

O vice-presidente José Alencar perdeu novamente na Justiça, na ação de investigação de paternidade que se arrasta desde 2001, movida por sua filha, Rosemary de Morais. O juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro, em nova decisão considerada exemplar, ignorou o recurso de José Alencar, indeferiu quebra do sigilo de Justiça imposto ao processo e ainda mandou expedir o mandado de averbação quanto à paternidade reconhecida. Rosemary incluirá em sua identidade o sobrenome Gomes da Silva, do pai. Em sua decisão, o juiz reclama das manobras protelatórias movidas pelo vice-presidente e afirmou: "Não se pode conceber que uma ação de paternidade demore por mais de 10 anos (o dobro da média) só porque o réu, coincidentemente, é pessoa pública notória".

PS: O vice José Alencar deve ser processado por litigância de má-fé decorrente da “gritante” falta de lealdade aos autos e por ato atentatório à dignidade da Justiça.
O juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro afirmou em sua sentença que o vice-presidente “não colabora com a verdade”, ao se recusar ao exame de DNA, e demonstra “completa falta de senso de respeito” a Justiça.
A súmula 301 do Superior Tribunal de Justiça presume que a recusa ao exame de DNA, como o fez José Alencar, é admissão de paternidade.





Incêndio em Veneza danifica obra-prima de Tiziano

O quadro Davi e Golias, uma das obras-primas de Tiziano, gênio do Renascimento, ficou danificado pela água usada para apagar um incêndio ao lado da basílica de Santa Maria da Saúde, em Veneza. "A água caiu durante quase uma hora sobre a tela. O quadro sofreu alguns danos, mas nada que não possa ser reparado. Tivemos muita sorte", informou Vittorio Sgarbi, recém-nomeado diretor dos museus de Veneza e importante crítico de arte italiano. A água usada pelos bombeiros para apagar o fogo em um prédio vizinho acabou vazando na basílica, e as autoridades determinaram a inspeção de outras obras do mestre veneziano que decoram o teto de uma das sacristias do templo. A valiosa tela, considerada uma das mais importantes da história da arte e que foi restaurada há poucos anos, mostra Davi, que acaba de decapitar Golias, dirigindo a Deus uma oração de agradecimento




Petroleiros prometem parar por oito horas na sexta-feira

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que a categoria aprovou estado de greve e promoverá uma paralisação de oito horas na próxima sexta-feira, com o objetivo de pressionar a Petrobras a ceder nas negociações salariais. Além da paralisação, os petroleiros vão realizar operações-padrão nas unidades da estatal. "Além de não avançarem no processo de negociação, os gestores da companhia ainda discriminaram a categoria com o indecoroso abono pago aos gerentes e demais funções gratificadas, em plena campanha salarial", diz a FUP, em nota oficial. A entidade reivindica um ganho real de 10% nos salários e reclama de políticas da Petrobras que "privilegiam quem ganha mais", ao vincular os abonos ao valor dos rendimentos de cada empregado.




Petrobras venderá 20% de 2 blocos em Santos à australiana Karoon

A Petrobras fez acordo com a australiana Karoon Petróleo e Gás para vender parte de dois blocos da estatal na bacia de Santos. A Karoon informou que vai adquirir 20% dos prospectos BM-S-41/S-M 1352 (Maruja) e BM-S-41/S-M-1354 (Quasi) localizados na cobiçada bacia de Santos, onde a estatal brasileira descobriu reservas gigantes na camada do pré-sal. A empresa é uma subsidiária da Karoon Gas Australia. A entrada da Karoon nos blocos depende de aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A Petrobras permaneceria como operadora, com 80% dos ativos. A perfuração em Quasi já começou e continuará ao longo de setembro. No próximo mês, os trabalhos começarão em Maruja.




Ditador líbio vai a Roma e diz que islamismo deve ser a religião da Europa


















O ditador da Libia, Muammar Gaddafi, não mede suas atitudes e palavras. Em viagem a Roma, capital do catolicismo mundial, ele defendeu que o Islã seja transformado na "religião de toda a Europa", durante um discurso para 500 mulheres na capital italiana. Depois da palestra, cada mulher recebeu entre 70 a 100 euros (R$ 156 a R$ 223) para participar do evento e uma cópia do Alcorão. Elas tinham sido contratadas por uma agência para compor a platéia para o ditador libio Gaddafi. "Para nós foi realmente tedioso. Gaddafi não sabia que haviam nos pago, senão não teria aceitado o encontro", revelou uma das mulheres, que pediu o anonimato. A agência que recrutou as mulheres pediu que se vestissem de maneira sóbria, e indicou que aquelas que falassem com a imprensa não seriam pagas.

PS: Sara Perugini, de 19 anos, afirmou que Khadafi "foi simpático e agradável". "Ele nos falou sobre o Islã e o Corão e nos deu uma cópia. Ele disse que deveríamos nos converter ao Islã e que Maomé foi o último profeta", acrescentou Perugini.
Os encontros decorreram no centro cultural da Líbia, em Roma. Foi formalizada a adesão ao islamismo de três jovens convertidas por Khadafi num encontro idêntico realizado em 2009.
"Entre nós as mulheres são mais respeitadas que no Ocidente", defendeu Khadafi.
Oficialmente, o evento teve o objetivo de oferecer às jovens a conversão ao Islã e a possibilidade de casamento com muçulmanos.
Kadafi foi o único homem presente ao evento romano. Seguranças do presidente ficaram do lado de fora do recinto onde as mulheres foram recebidas.
A Imprensa acusou o primeiro-ministro Berlusconi de sacrificar os princípios e a dignidade do país em nome dos negócios. "O interesse nacional não justifica que alguém aceite ser anfitrião de tais palhaçadas e atos grotescos", lê-se no editorial do jornal ‘La Stampa’.





Jornal estatal do Irã chama primeira dama francesa Carla Bruni de "prostituta"

Um jornal controlado pelo governo do Irã chamou a primeira-dama da França, Carla Bruni, e outras personalidades francesas, de "prostitutas", em um artigo de opinião. O texto não assinado de opinião, na página 2 da edição de sábado do jornal estatal "Kayhan", traz o título: "Prostitutas francesas entram no tema direitos humanos". O artigo critica Carla Bruni e a atriz francesa Isabelle Adjani, que assinaram um abaixo-assinado em defesa de Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana condenada a apedrejamento por adultério. No texto, o jornal afirma que Carla Bruni é uma pessoa "imoral". Na semana passada, a primeira-dama francesa escreveu uma carta aberta para Sakineh. "Seu rosto, seu cérebro, sua alma, tudo transformado em alvo de atiradores de pedra. Esta imagem aterrorizante que nos revolta pode virar realidade", escreveu a primeira-dama em carta aberta publicada no site do filósofo Bernard-Henri Lévy. Ela afirma na carta a Sakineh que o Irã não pode "lavar suas mãos do crime" e diz que seu marido, o presidente Nicolas Sarkozy, "vai defender o seu caso com afinco e a França não vai abandoná-la". Diversas celebridades francesas fazem parte de uma campanha para que Sakineh não seja apedrejada. Lévy tem publicado em seu site uma carta por dia em apoio à iraniana. Sakineh Mohammadi Ashtiani, de 43 anos, está presa no Irã desde 2006. Este ano ela foi acusada de adultério e condenada a uma sentença de apedrejamento. Posteriormente, a sentença de apedrejamento foi suspensa. Sakineh, no entanto, está sendo acusada de participação no assassinato de seu marido e ainda pode ser executada por enforcamento.

PS: No Brasil, a primeira-dama Marisa Leticia ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação da iraniana Sakineh.




Rita Lee diz que estádio do Corinthians será "presente de grego"

A cantora Rita Lee, que aderiu recentemente ao Twitter (LitaRee_real), criou uma polêmica no site ao dizer que o novo estádio do Corinthians, a ser construído para abrigar um jogo da Copa de 2014, será um "presente de grego".
"Algo me diz que o estádio do 'Curíntia' será um presente de grego".
"Para quem não conhece Itaquera (bairro onde será construído o estádio) é o c... de onde sai a bosta do cavalo do bandido."
Após o comentário causar revolta entre alguns de seus seguidores, a cantora, que é corintiana, explicou o que quis dizer:
"Eta que neguinho crucifica sem entender! Não critiquei Itaquera ou Sampa ou o 'Curíntia', mas a roubalheira que vai rolar na construção dessa porra!".
A cantora disse que o estádio poderia ser construído na área ocupada pelo Jockey Club, que ela considera "um lugar inútil que só serve para os ricos balançarem as jóias uma vez ao ano". Após mais reações de usuários do site, a cantora decidiu encerrar a discussão:
"Pô, vou encerrar o assunto porque é triste ver o 'Curíntia' tão xingado pelos outros times. Me xinguem quanto quiserem, mas o timão não!"




Profissional matou espião

A Polícia britânica anunciou que o assassinato do espião Gareth Williams, cujo cadáver apareceu há uma semana num saco de desporto no seu apartamento em Londres, foi cometido por um profissional.
De acordo com o jornal ‘The Guardian’, a Polícia considera que se tratou de "um trabalho perfeito", o que faz crer que o homicídio foi obra de um profissional. Além disso, tanto a Polícia como os serviços de segurança parecem discordar de informações que davam conta de que a morte de Williams, de 31 anos, teve mais que ver com a sua vida privada que com o seu trabalho.
As autoridades aproveitaram ainda para esclarecer alguns pormenores sobre o caso, referindo que, ao contrário do que havia sido veiculado, Williams não gostava de se vestir de mulher, nem foram encontrados objetos relacionados com práticas sadomasoquistas em sua casa. A Polícia acrescentou que também não é verdade que três cartões de celularl encontrados no apartamento estivessem dispostos de forma ritual.




Atirador mata sete antes de se suicidar

Um homem armado matou a tiro sete pessoas e feriu outras 14 num bairro da capital da Eslováquia, Bratislava, antes de se suicidar. Desconhece-se as razões por detrás do banho de sangue.
Tudo começou quando o atirador, alegadamente um ex-militar, com cerca de 50 anos, entrou num apartamento onde vivia uma família cigana, armado com uma metralhadora com oito carregadores e dois revólveres, e abriu fogo, matando quatro mulheres e um homem. Uma criança que estava no apartamento conseguiu escapar ao massacre. Após deixar o apartamento, já na entrada do prédio, o atirador matou mais um homem pertencente à mesma família.
No exterior, o homem, que seria toxicodependente, abriu fogo de forma indiscriminada contra transeuntes, matando mais uma mulher e ferindo pelo menos outras 14 pessoas, incluindo uma criança de três anos e um policial, atingido na cabeça. Depois, ao ver--se cercado pela Polícia, o atirador, cuja identidade era ainda desconhecida, acabou por se suicidar.
Nove pessoas permaneciam hospitalizadas, uma das quais em estado crítico. Inicialmente, foi avançado que havia um número superior de feridos e que o atirador era um adolescente de 15 anos, mas a polícia desmentiu posteriormente essas informações.
"Era uma família cigana. Ainda não sabemos quais as razões [da matança]. Não quero especular se houve, ou não, motivações racistas", referiu o ministro eslovaco do Interior, Daniel Lipsic.
MASSACRES RECENTES NA EUROPA
Ao contrário dos EUA, este tipo de ataques indiscriminados são relativamente pouco comuns na Europa. O mais recente ocorreu no dia 2 de Junho, em Cumbria, no Reino Unido, onde um atirador matou doze pessoas e feriu onze, após o que se suicidou. A 11 de Março do ano passado, um adolescente de 17 anos matou nove estudantes e três professores numa escola perto de Estugarda, na Alemanha. Após matar outra pessoa numa clínica das imediações e dois transeuntes, foi morto num tiroteio coma Polícia. Também na Alemanha, numa escola de Erfurt, um jovem de 19 anos matou 12 professores, um funcionário, dois alunos e um policial antes de se suicidar, em Abril de 2002.




Macaco morde dezenas e foge

Um macaco que nas últimas semanas mordeu dezenas de pessoas nas pernas conseguiu escapar a uma megaoperação de caça ao primata. As buscas para tentar apanhar o animal, efetuadas por habitantes de duas localidades japonesas desesperados para o apanhar, foram infrutíferas.
Quase 60 pessoas de Mishima e Susono, junto ao Monte Fuji, foram mordidas, tendo a população sido avisada para fechar janelas e portas.





SITUAÇÃO

































segunda-feira, 30 de agosto de 2010


Saúde:
A bola da vez é Taquari no Rio Grande do Sul


Homem atropelado espera durante 12 horas por transferência para UTI

O caso de um paciente que precisava ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve de esperar 12 horas para ser transferido em Taquari, Rio Grande do Sul, evidencia o caos em que se encontra a saúde pública no Brasil.
O paciente foi atendido no Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) de Taquari. O médico plantonista e outros profissionais estabilizaram o sangramento e constataram que ele deveria ser transferido para uma UTI. A equipe telefonou para a central de leitos do estado do Rio Grande do Sul, mas não havia nenhum leito disponível em UTI na região. O pai do paciente tentou até mesmo uma internação particular, no Hospital da Unimed, em Montenegro - RS, mas lá também não havia vaga na UTI.
Os familiares do paciente procuraram um advogado, que terminou ajuizando uma medida urgente, postulando a internação do paciente no Hospital Cristo Redentor em Porto Alegre. A juíza plantonista do foro de Taquari, Annie Kier Herynkopf, apreciou o pedido e o deferiu, determinando a internação no hospital indicado como referência para o atendimento necessário ao caso.
Segundo o ginecologista e obstetra Luís Lopes (médico que atendeu o paciente), o tratamento no Isev é imediato. “Nós tiramos o paciente do risco de vida e aguardamos pela internação numa UTI. Quando o atendimento é particular, ainda se dá um jeito, mas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é muito difícil. Nesse caso, só se conseguiu via judicial, na base do canetaço”, disse. Lopes conta que o paciente estava em choque quando chegou ao hospital e perdia muito sangue, mas que a situação foi estabilizada.
“Temos no hospital uma estrutura mínima. É uma sala bem equipada, mas apenas para atendimentos de urgência e emergência”, afirma o médico, acrescentando que, enquanto o número de leitos hospitalares pelo SUS não for aumentado, a situação não será alterada.
O diretor administrativo do Isev, Fabiano Pereira Voltz, diz que a falta de leitos em UTIs é comum em todo o Estado e cita um caso ocorrido recentemente no Hospital Ouro Branco, em Teutônia - RS, em que não se conseguiu a transferência do paciente nem mesmo com ordem judicial. “Esse quadro tende a continuar. Acontece porque os leitos, principalmente de traumatologia, estão restritos”.
Já o coordenador da Central de Regulação Hospitalar, Eduardo Elsade, diz que a falta de leitos em UTIs não é comum no Rio Grande do Sul, e que o problema se verifica, eventualmente, em algumas regiões. “Na grande maioria dos casos, o Estado consegue vagas para tratamento em UTIs”, afirma. A Central de Regulação é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde e controla o deslocamento de pacientes de um hospital a outro, em todo o Estado.
Conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes), existem no Rio Grande do Sul 1.372 leitos em UTI para adultos, sendo 867 pelo SUS.
De acordo com a juíza Annie Kier Herynkopf, “a intervenção do Poder Judiciário nas internações hospitalares é excepcional e somente ocorre quando o usuário não obteve êxito junto aos governos municipal, estadual e federal, que são os gestores do SUS". E acrescenta: "o Judiciário é chamado a intervir, para assegurar o direito à vida e à saúde, quando o governo não atende às necessidades do usuário”.
A juíza classifica como “muito triste e angustiante” a situação atual da saúde pública no Brasil. “A prestação de serviço de saúde acaba se tornando caótica e insuficiente, não havendo, ao menos a meu ver, uma solução atual para o problema, diante da estrutura que temos”, finaliza.
Fatos como o ocorrido em Taquari acontecem em todo o Brasil, pois as cidades pequenas dependem de hospitais de alta complexidade, que estão superlotados.


Políbio Braga


Dilma, a "gerente de Lula", omite de sua biografia que:
não deu conta de uma lojinha de R$1,99 em Porto Alegre e ...



Não é só a lojinha que Dilma Roussef teve que fechar em Porto Alegre.
Sucedi Dilma na Secretaria Municipal da Fazenda, de onde ela saiu três meses antes do final do mandato do então prefeito Alceu Collares, porque não aguentou o rojão. Deixou o caixa a zero, dívidas enormes, déficit terrível. Não tinha dinheiro nem para pagar o 13º salário de 1988. Ela me disse: "Essa gente (Collares e Neuza) é irresponsável e louca". E foi embora. Nem relatório me deixou. Ela me entregou a prefeitura quebrada. Salvei Collares do desastre, em apenas três meses. Foi o que me levou mais tarde à Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul. Mais tarde, na Câmara de Vereadores, fugiu de novo: ela abandonou a Diretoria Geral, nomeada pelo então vereador Valdir Fraga, antes de terminar seu prazo de contratação, porque não deu no coro. Anos depois, na secretaria de Minas e Energia, meteu o pé pelas mãos ao incentivar a criação da Térmica Gaúcha, em Montenegro. Os sócios - CEEE, do governo estadual; Ipiranga; Petrobrás - quebraram a usina antes mesmo de começar e tomaram um prejuízo de R$ 100 milhões. Isto tudo a candidata do PT não conta na biografia edulcorada que vai para a TV, que omite também os anos de chumbo da violenta VAR Palmares, organização terrorista da qual fez parte, cuja ação mais conhecida foi o assalto aos cofres de Ademar de Barros, o avô dos atuais donos da Band TV.




Dilma já vendeu bugigangas e "Cavaleiros do Zodíaco"

Sob o nome Pão & Circo, empresa da petista vendia artigos trazidos por ela do Panamá


Nem só de política e cargos públicos viveu a presidenciável Dilma Rousseff (PT). Entre uma função e outra no Rio Grande do Sul, ela investiu no mundo empresarial com uma loja de bugigangas importadas do Panamá.
O negócio, que durou um ano e cinco meses, fechou em julho de 1996 e é omitido de sua biografia oficial.
Com o nome fantasia de Pão & Circo, inspirado na estratégia romana para calar as vozes insatisfeitas, a empresa foi registrada para comercializar confecções, eletrônicos, tapeçaria, livros, bebidas, tabaco, bijuterias, flores naturais e artificiais, vendidos a preços módicos.
O forte, porém, eram os brinquedos, particularmente os dos "Cavaleiros do Zodíaco", animação japonesa sobre jovens guerreiros que fez sucesso nos anos 1990.
Na biografia oficial de Dilma na web, que exalta a fama de boa gerente da candidata, não há menção ao período em que ela foi sócia-gerente da Pão & Circo. Nem mesmo quando defendeu a criação de um ministério para pequenas e médias empresas, em maio, mencionou o fato.
A candidata foi procurada por telefone e por e-mail para que falasse dessa experiência. Por meio da assessoria, Dilma confirmou que a empresa existiu e fechou há cerca de 15 anos e que não falaria mais sobre isso.
A empresa tinha sede e filial em Porto Alegre e importava artigos de bazar de Colón, no Panamá, para revender no atacado e no varejo.
Além da agora candidata e da ex-cunhada Sirlei Araújo, participavam da sociedade o ex-marido de Dilma, Carlos Araújo, e um sobrinho, João Vicente. Carlos foi dirigente da VAR-Palmares, uma das organizações de esquerda das quais Dilma participou durante a ditadura militar.
Segundo Sirlei, ela e Dilma viajaram ao Panamá "umas duas ou três vezes" para escolher as mercadorias, que eram despachadas de navio até o porto de Imbituba (Santa Catarina) e seguiam depois por terra até a capital gaúcha. "Era mais bazar e brinquedos", diz a ex-sócia.
A sede foi inaugurada em fevereiro de 1995, numa sala na região central de Porto Alegre. Quatro meses depois, Dilma abriu uma filial no centro comercial Olaria, também na capital gaúcha.
Os comerciantes mais antigos do Olaria se lembram de Dilma, dos contêineres e da lojinha. "A gente esperava uma loja com artigos diferenciados, mas, quando ela abriu, era tipo R$ 1,99. Eram uns cacarecos", afirma Bruno Kappaun, dono de uma tabacaria no local.
A simplicidade da loja e o baixo movimento de clientes também estão na memória dos comerciantes. "A loja era mal-acabada, com divisórias de tábua, um troço rústico. E, claro, não entrava ninguém ali", diz Ênio da Costa Teixeira, dono de pizzaria, lembrando que dois funcionários ficavam na loja e Dilma aparecia eventualmente.
Um terceiro comerciante, André Onofre, dono de um café no Olaria, acha que a loja não teve viabilidade econômica porque as "bugigangas" eram "muito baratas". "Foi uma experiência. Acho que ela não era do ramo."
Sirlei afirma que o negócio não foi um fiasco: "Até que deu bem certo". Diz que Dilma cuidava sobretudo da contabilidade e das vendas.
A empresa ficou aberta por apenas 17 meses, entre 1995 e 1996, segundo registro na Junta Comercial e na Secretaria de Fazenda do RS. Os quatro sócios fecharam a filial primeiro, em 1996, e extinguiram a empresa oficialmente em dezembro de 1998.
"Durou bem pouco tempo. Dilma sempre foi muito envolvida com a política. Não dava tempo para ela conciliar. Eu sozinha não conseguia", justifica Sirlei.
O período em que Dilma esteve à frente da Pão & Circo coincide com o tempo em que ela ficou afastada de cargos de confiança no governo do Rio Grande do Sul.
A ex-sócia diz que a decisão de fechar o negócio foi tomada em conjunto, pois Dilma se preparava para assumir o cargo de secretária de Minas e Energia na gestão Olívio Dutra (1999-2002).
Questionada sobre o silêncio da petista em relação à experiência de microempresária, Sirlei diz que tanto Dilma quanto a família dela preferem a discrição. Quando ouve que Dilma prometeu um ministério específico para o setor, ela não se surpreende: "É porque ela tem bastante experiência".





"Paulo Paim, o eterno senador do PT, defensor dos fracos e dos aposentados flerta com uma derrota até bem pouco inimaginável. O eventual infortúnio de Paim deve ser festejado por Lula com uma salva de fogos. Embora petista, o senador serve ao governo mais problemas do que soluções." ( Josias de Souza )





Eliane Cantanhêde
Ideia fixa

De Lula: "Eu acho que o empresariado aprendeu muito, o governo aprendeu muito, os sindicalistas aprenderam muito. Acho que a imprensa vai precisar aprender um pouco ainda, porque nunca vi gostar tanto de notícia ruim".
Tradução: ele "deu um jeito" nos que poderiam incomodar. Deveria ter incluído bancos, movimentos sociais, a direita e a oposição. Botou uns no bolso e todos no seu devido lugar: o lugar de dizer amém.
Só não conseguiu ainda "ensinar" a imprensa. Mas avança nessa direção, depois de arrastar Dilma para a Presidência e os aliados em massa para os governos estaduais e para o Congresso, onde a previsão é de uma maioria como nunca antes neste país. Exceto com a Arena, na ditadura.
Os escândalos contra tudo e todos surgiram da parceria do Ministério Público, da imprensa, de funcionários exemplares (ou contrariados) e do PT, até desembocarem em CPIs. No poder, o PT tentou explodir os velhos parceiros. E as CPIs?
Já no primeiro ano, 2003, o PT lançou a Lei da Mordaça contra o MP. Depois, o Conselho de Jornalismo contra a imprensa e, por fim, o projeto contra funcionário que fala ou vaza documento. Não vingaram, mas devem estar adormecendo por trás das investidas de Lula.
Ele é um fenômeno sob vários aspectos. Tem 80% de popularidade, sua candidata caminha para comemorar uma votação histórica, e o novo governo vai assumir com a perspectiva de mais de 7% de crescimento econômico. Logo, com tudo para dar certo. Basta não errar.
Em vez de estar leve, feliz, deliciando-se diante da estrondosa vitória que se avista, Lula está armado, atiça os cães da internet e mira a imprensa, para desqualificar o último reduto do contraditório, da crítica, da investigação.
O que pretende com isso? Unanimidade? Nelson Rodrigues dizia que a unanimidade é burra. Em política, tende a ser perigosa. Bem não faz, e pode fazer muito mal. Inclusive subir à cabeça.




Cristina Kirchner decidida a acabar com a liberdade de imprensa na Argentina

O governo argentino apresentou ao Congresso um projeto que declara de "interesse público" a produção e distribuição de papel para jornais, em mais um capítulo do confronto entre a presidente peronista Cristina Kirchner e os grupos "La Nación" e "Clarín". A iniciativa, apresentada no último minuto da sessão parlamentar, declara de "interesse público" a produção, comercialização e distribuição de papel para jornais, e será debatida primeiro pela Câmara dos Deputados, onde Cristina Kirchner não conta com a maioria. "A produção de papel para os jornais constitui uma atividade absolutamente relevante por sua contribuição de caráter direto à existência das publicações, das quais depende boa parte da transmissão cultural e jornalística nas sociedades modernas", destaca o projeto. A peronista Cristina Kirchner pretende tirar dos grupos La Nación e Clarín o controle da Papel Prensa, a única produtora de papel para jornal do país.




Gilmar Mendes diz que quebra de sigilo é fruto de "banditismo"

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a quebra de sigilo fiscal de pessoas vinculadas a tucanos é fruto de "banditismo político" e revela "paradigmas selvagens da política sindical". Ele disse que "o servidor público não pode usar button", numa referência àqueles que usam o cargo em benefício de seus partidos. Gilmar Mendes criticou o aparelhamento político do serviço público brasileiro, ao dizer que se trata de "uma anomalia que se normalizou": "Os funcionários públicos precisam entender que não estão a serviço de uma instituição partidária". Segundo ele, o episódio do vazamento da Receita Federal é algo típico de "partidos clandestinos que utilizavam dessas práticas como um instrumento de defesa contra um regime ditatorial". Comentou Gilmar Mendes: "Esse vazamento de informações sigilosas da Receita Federal é algo assustador e lamentável. Sobretudo quando ocorre em uma instituição profissionalizada e profissional como a Receita Federal. O aparelhamento de instituições é algo grave e nocivo ao serviço público do País. Os funcionários públicos precisam entender que não estão a serviço de uma instituição partidária. Quando fazem isso, estão descumprindo o princípio democrático". Gilmar Mendes assegura que "é preciso punir gravemente essa cultura de dossiês no País": "Os partidos que se utilizaram disso têm que pedir desculpa. Têm que fazer um mea culpa. Porque isso é típico de partido da clandestinidade e não pode ocorrer em um regime democrático". Gilmar Mendes atribui também o "aparelhamento" partidário do Estado à atuação sindicaleira: "A cultura do vale-tudo da política sindical também pode estar ligada a tudo o que vem acontecendo. Não se pode transpor ao mundo político institucional os paradigmas selvagens da política sindical. Também vejo isso como outra fase do patrimonialismo. Aqueles que estão no poder acham que podem fazer tudo por estarem lá".




Estudantes de medicina passam por médicos

O caso de uma menina de 5 anos, vítima de maus-tratos e que foi atendida numa emergência médica por um estudante de medicina está a desencadear uma investigação por parte das autoridades brasileiras.
O falso médico - que era um jovem estudante - prescreveu medicamentos contra-indicados para a menina de 5 anos o que motivou uma denúncia.
De acordo com a edição on-line do jornal 'O Globo', em várias regiões brasileiras os médicos contratam estudantes de medicina para que estes os substituam nos plantões que lhes são agendados aos fins-de-semana. Cada médico paga cerca de 200 reais ao jovem estudante por noite em que este o substitua (o médico recebe cerca de 1000 reais pelo serviço).
Vários estudantes de medicina contaram que são recrutados nas faculdades e que muitas vezes chegam aos hospitais ou clínicas para irem ter com o médico e este da-lhes o seu carimbo e desaparece. Os aprendizes - que muitas vezes estão no 1º ano do curso - ficam sozinhos, sem qualquer supervisão, a atender todo o tipo de casos que chega às urgências.




Anúncio com freira grávida choca

Um anúncio a uma marca italiana de sorvetes está a dar acesa polêmica no Reino Unido.
O anúncio em questão mostra uma freira, grávida, a comer um sorvete, e as palavras: "Concebido de Forma Imaculada", numa referência ao milagre da Imaculada Conceição. O autor diz que o anúncio faz alusão às "tentações proibidas" do sorvete italiano, mas muitos católicos mostraram-se ofendidos, e o anúncio poderá vir a ser retirado.






Demite-se padre colombiano que mantinha duas amantes

Há 20 anos que Rodrigo Carvajal Vargas mantinha uma relação com uma mulher divorciada. Não haveria problema, não fosse ele o pároco da Igreja de La Merced, localizada no centro histórico de Cali, a curta distância da arquidiocese, e nunca ninguém tivesse dado por isso. A história só ficou conhecido após a denúncia de outra mulher separada, amante do mesmo padre há três anos.
Vargas, de 73 anos, pediu a demissão após ser descoberto. "A sua renúncia foi aceite", indicou o arcebispo Darío de Jesús Monsalve, da Arquidiocese de Cali. Foi ainda aberto um expediente canônico, para investigar a situação, devendo ser questionados todos os intervenientes.
A denúncia foi feita por Noelia Quintero, uma professora de 48 anos: "Conhecemo-nos depois de uma missa que oficiou, começamos uma relação com algumas limitações, mas sólida, e por isso nunca pensei dizer nada sobre a sua atividade", revelou a mulher, que entretanto acabou a relação. "Acreditei que um homem consagrado a Deus me seria fiel", afirmou, acrescentando que, "tal como há mulheres que são atraídas pelos uniformes", ela é atraída "pelas batinas".
A amante só descobriu que era a "outra" há um ano, quando caminhava ao lado do padre após uma missa e foi interpelada por uma mulher que gritava que ela era a esposa de Vargas.




Uma das fotos de Chapman

Ex-espiã em poses sexy


A russa Anna Chapman, recentemente deportada pelos EUA por liderar uma rede de espionagem, posou para uma revista masculina do seu país.
A bela russa, de 28 anos, colocou algumas das fotos na sua página no Facebook, uma semana antes da data prevista para a sua publicação. A revista processou-a.







SITUAÇÃO




domingo, 29 de agosto de 2010

Relatório arrasa Saúde

Um doente espera, em média, mais de quatro meses por uma cirurgia.
Os casos prioritários demoram cerca de 115 dias (quase quatro meses) e os doentes com prioridade normal aguardam quase seis meses (176 dias). Só 61% dos doentes são vistos pelo médico e há consultas recusadas. Estas são as principais conclusões do Relatório de Primavera 2010, apresentado em Lisboa e que arrasa o setor da Saúde. O documento foi elaborado pelo Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS).
Pedro Ferreira, do OPSS, aponta outros problemas. "Há grandes falhas na gestão e o que se vê são decisões desgarradas." Segundo o responsável, há ainda tempos de espera inaceitáveis para cirurgia nas especialidades de otorrino e gastroenterologia.
São também denunciadas desigualdades no acesso aos cuidados de saúde entre regiões e um consumo excessivo de antibióticos – o que, além de constituir um problema de saúde pública, aumenta a despesa.
Portugal apresenta uma das taxas mais elevadas de infecção hospitalar da Europa em consequência dos cuidados de saúde prestados.
"Estas infecções refletem a qualidade dos cuidados e a falta de isolamento do doente e do cumprimento das medidas de precaução básicas", declarou Constantino Sakellarides, da Escola Nacional de Saúde Pública e um dos autores do documento.

PS: Há má gestão no Serviço Nacional de Saúde e os conselhos de administração continuam a pautar-se por critérios políticos.
A ministra da Saúde de Portugal, Ana Jorge, reduzirá em 50 milhões de euros, até o final do ano, os investimentos em saúde.
O Tribunal de Contas arrasou o SUCH [Serviços de Utilização Comum dos Hospitais], que apresentou um défice de milhões de euros.


Qualquer semelhança não é mera coincidência. O relatório apresentado em Portugal bem que poderia ser apresentado, também, no Brasil. Aqui as coisas não são nada diferentes. Parece mentira, mas saúde não é prioridade. Brasil e Portugal não priorizam SAÚDE.



Tudo
para o trem-bala, nada para a saúde


A obra de implantação de um sistema de trem-bala entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, anunciada pelo Governo Federal, vai custar R$ 36 bilhões de Reais, sendo que R$ 19,9 bilhões sairão do Tesouro Nacional, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
Mais uma vez, o setor de saúde, que passa por uma das mais graves crises da história, continua sendo deixado à margem das prioridades e deve amargar um rombo de pelo menos R$ 4,8 bilhões em 2010, o que pode levar o Sistema Único de Saúde (SUS) à falência.
O Ministério da Saúde pediu uma suplementação orçamentária de R$ 4,8 bilhões para fechar as contas em 2010. No entanto a resposta do Ministério do Planejamento foi negativa.
A regulamentação da Emenda Constitucional 29 é considerada a solução para os desvios orçamentários da saúde, prática comum entre os Estados e a União, e para o desfinanciamento do SUS. Pena que o Governo Federal não enxergue isso.
A resposta tem sido sempre não.
O SUS passa por uma séria crise. A regulamentação da Emenda 29 é necessária e urgente.

PS: O valor pedido pelo Ministério da Saúde ainda é pouco. Estudos elaborados por técnicos de Saúde afirmam que para manter o SUS funcionando, seriam necessários pelo menos R$ 6,5 bilhões em recursos adicionais este ano.
12 mil mulheres morreram de câncer de mama no ano passado no Brasil por falta de diagnóstico precoce e de tratamento.






Conselho Nacional de Saúde

defende a regulamentação da EC nº 29


O processo de financiamento está entre os principais problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde a sua criação pela Constituição Federal de 1998 (CF). Isso porque a instabilidade dos parâmetros sobre gastos em saúde coloca em risco uma das maiores conquistas da sociedade brasileira, comprometendo a prestação de um serviço de qualidade e acessível a todos.
A aprovação da Emenda Constitucional nº 29, em 2000, representou uma importante conquista da sociedade para a construção do SUS, pois estabeleceu a vinculação de recursos nas três esferas de governo para um processo de financiamento mais estável do SUS, além de reforçar o papel do controle e fiscalização dos Conselhos de Saúde e de prever sanções para o caso de descumprimento dos limites mínimos de aplicação em saúde.
Apesar de o Artigo 198 da CF, definir, em seu parágrafo 3º, a criação da Lei Complementar, a ser reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecendo percentuais, normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas Federal, Estadual, Municipal e no Distrito Federal, o texto constitucional não contempla as fontes de recursos federais e a base de cálculo de forma adequada. A falta de definição do processo de financiamento faz necessária à luta pela regulamentação da Emenda.
Atualmente o Projeto de Lei está em discussão e seguindo a sua tramitação no congresso. Falta ser votado o último destaque, sobre a exclusão da definição da base do cálculo de incidência da Contribuição Social para a Saúde (CSS).
DEFINIÇÃO DOS GASTOS EM SAÚDE
A regulamentação da EC nº 29 permitirá que os recursos aplicados nas ações e serviços de saúde não sofram "desvio de finalidade". Será introduzido um componente qualitativo na análise do gasto com ações e serviços de saúde, visto que, até o momento, o componente quantitativo (percentual de aplicação) não foi suficiente para garantir a eficácia dos serviços prestados, alocando-se, em muitos lugares, conforme denúncias recebidas pelo CNS, despesas de outra natureza para comprovar o cumprimento do percentual mínimo.




Mal da Saúde não é só falta de verba: sistema sofre com problemas de gestão

Eterna plataforma de políticos em campanha eleitoral, o resgate da saúde pública no Brasil não exige só a ampliação dos recursos públicos para o setor, revela auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus). A investigação, que analisou dados de 2006 e 2007, detectou estados que cumpriam o limite mínimo de investimentos previsto pela Emenda 29 à Constituição, mas conviviam com um quadro assustador de mortes que poderiam ser facilmente evitadas com prevenção. Em outros casos, a falta de assistência básica foi agravada pelo abandono dos sistemas de vigilância epidemiológica e sanitária.
A má gestão é o problema.
Menor estado brasileiro, com 21 mil quilômetros quadrados e população de pouco mais de dois milhões de habitantes, Sergipe integra a modesta lista de nove, entre 27 unidades da Federação, que seguiram a Constituição e investiram 12% da arrecadação em saúde. Mas, segundo o Denasus, o percentual de 12,2% não se refletiu em avanços no setor.
De 2004 e 2007, enquanto ocorria em Sergipe um "injustificável descumprimento de carga horária de médicos e enfermeiros pagos pelo SUS", 776 bebês com menos de 1 ano morreram de diarreia, pneumonia e desnutrição.
Segundo a Secretaria de Saúde de Sergipe a demanda por médicos no estado é "maior do que a oferta".

O mesmo dilema vive a população da Região Norte. Encravados na floresta, que transforma em epopeia a viagem do interior às capitais para aquisição de remédios de alto custo, os cinco estados da Amazônia aplicaram 12% da arrecadação em saúde em 2006 e 2007. Só que, na média, dispensaram à população o pior atendimento do país. A situação se agrava pela limitação de acesso às comunidades indígenas e ribeirinhas.

Segundo os auditores, as deficiências no Pará, que ficou no limite da lei em 2007, ao investir 11,89% das receitas em saúde, atingiram a assistência básica, a média e alta complexidades. Caiu a cobertura vacinal de BCG, hepatite B, poliomielite e tetravalente; 87% das mortes de crianças com idade inferior a 9 anos ocorreram entre os menores de 1 ano. A principal causa foi septicemia (infecção generalizada) em recém-nascidos.

O alto índice de mortalidade infantil reflete a falta de assistência pré-natal e ao recém-nascido. Ainda há deficiências na assistência farmacêutica. Falta políticas de atenção básica.
O debate conceitual do SUS é tratar a doença instalada ou prevenir. Por enquanto, de modo geral, a prevenção não é boa. A saúde básica fica em segundo plano.
O governo federal repassa ao SUS R$ 59 bilhões (7,51% da Receita Corrente Líquida da União). Segundo o Ministério da Saúde, os investimentos em atenção básica cresceram 170%, de 2002 a 2009. Segundo o Denasus, de 2006 e 2007, os estados deixaram de aplicar R$ 11,8 bilhões em saúde, desviando os recursos para outras finalidades como saneamento básico; pagamento de aposentadorias e pensionistas e amortização de juros da dívida pública. Sem contar os recursos do SUS que ficaram aplicados no sistema financeiro.




O dilema da Saúde

O dilema sobre o financiamento da Saúde é tema frequente nos discursos, mas a preocupação não se traduz em aprovação de novas medidas no Congresso favoráveis ao setor, desde que o Senado derrubou a CPMF, em dezembro de 2007. Os dados mostram que não houve queda nos recursos destinados à Saúde. Isso porque o orçamento mínimo para o setor já é definido pela Constituição: a chamada Emenda 29 estabelece que o orçamento anual é igual ao do ano anterior mais a variação do PIB nominal (que leva em conta a inflação).
Além disso, o dinheiro da CPMF, em torno de R$ 40 bilhões por ano, não se destinava integralmente ao setor: apenas 42% dos recursos arrecadados eram destinados para custear as ações em Saúde, segundo dados do próprio governo.
Em 2010, orçamento da Saúde é de R$ 65 bilhões.
Segundo dados do Siafi, em 2010, dos R$ 65 bilhões globais, já foram efetivamente gastos R$ 31,04 bilhões.
Desde o fim da CPMF, está para ser votada no Congresso a regulamentação da Emenda 29, mas são muitas as divergências sobre o novo limite do orçamento.
A CPMF foi criada no governo Itamar Franco, em 1993, a pedido do ministro da Saúde Adib Jatene. No governo Fernando Henrique, foi recriada e sua validade foi sendo prorrogada até o fim de 2007, quando foi extinta pelo Senado, numa das maiores derrotas do governo Lula.
A polêmica sobre a Saúde se arrasta devido à falta de regulamentação da chamada Emenda 29, que fixou patamar de investimento mínimo de União, estados e municípios em Saúde. Os estados devem investir 12% da receita corrente bruta; os municípios, 15%. Ficou em aberto o percentual a ser investido pela União, até que haja a regulamentação da emenda. Enquanto isso não ocorre, o piso para a União é calculado com base na variação do PIB nominal.




SITUAÇÃO





sábado, 28 de agosto de 2010

Continua estado de calamidade no Grupo Hospitalar Conceição

Integrantes da Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASERGHC) e familiares de pacientes realizaram um protesto, em Porto Alegre, contra a superlotação dos hospitais. Mais de 100 pessoas da equipe de enfermagem e das áreas de apoio e manutenção participaram do ato em frente ao Hospital Conceição, na Rua Francisco Trein. A emergência do Hospital Conceição abriga mais de 150 pessoas, quando sua capacidade é para 50 pacientes. Conforme a direção da associação dos servidores, as medidas adotadas para tratar a calamidade são apenas "paliativas". O presidente da associação diz que a emergência do Hospital Conceição é "um campo de concentração, com pessoas amontoadas nas cadeiras por até três dias esperando por uma maca". E acrescenta: "Isso é fruto de uma má administração, que é político-partidária e não é técnica. Há falta de vontade dos gestores. Precisam chamar quem foi aprovado em concurso, usar melhor a área física do hospital e ouvir nossas propostas para desafogar a emergência".


PS: A administração do Hospital Conceição é do PT.




Fluxo de estrangeiros cresce nos hospitais

Hospitais de ponta de São Paulo registram aumento de pacientes estrangeiros e estão investindo em equipes profissionais bilíngues para atendê-los não só dentro da unidade, mas também para ajudá-los com a hospedagem, documentos e lazer. Todos eles têm certificações internacionais, que possibilitam o reembolso das despesas médicas pelos seguros-saúde do paciente. O Hospital Israelita Albert Einstein, que atende há uma década pacientes estrangeiros, recebe anualmente 4.800 pessoas de outros países, a maioria vinda da América Latina, dos Estados Unidos e de Angola. O movimento tem aumentado 15% a cada ano, afirma Claudio Lottenberg, presidente da instituição. O Hospital Sírio-Libanês mais do que quintuplicou o atendimento a estrangeiros entre 2006 e 2009 (de 387 para 2.190). Segundo Antonio Carlos Onofre de Lira, diretor técnico do hospital, norte-americanos, franceses e angolanos têm sido os principais clientes. O HCor (Hospital do Coração) recebe mensalmente cem pacientes estrangeiros para cirurgias cardíacas de alta complexidade, ginecologia, cirurgia plástica, ortopedia e check-up. A gerente comercial do hospital, Fernanda Crema, estima que, neste ano, o aumento do fluxo seja 50% maior do que em 2009. Atualmente, os atendimentos internacionais representam 1% do faturamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, segundo José Henrique do Prado Fay, superintendente executivo. No ano passado, os atendimentos representavam 0,5% do faturamento, estimado em R$ 384,4 milhões.
No Samaritano, 3% do total de atendimentos são de pacientes estrangeiros, especialmente da América Latina. O turismo médico responde por 18% dos hóspedes dos hotéis paulistanos e a permanência na capital é de três dias em média.





Vaticano compara expulsão de ciganos com holocausto

As perseguições aos ciganos constituem "uma espécie de novo holocausto", disse em entrevista o arcebispo Agostino Marchetto, secretário do Conselho Pontifício para os emigrantes.
Ao referir-se à decisão do governo francês em proceder ao desmantelamento dos acampamentos e à repatriação dos ciganos, Marchetto assegurou: "Não posso alegrar-me com o sofrimento dessas pessoas, em particular quando se trata de pessoas débeis e pobres que são perseguidas, que também são vítimas de um 'Holocausto' e vivem sempre escapando aos que as perseguem."
O papa Bento XVI, no decurso do Angelus de domingo passado (22), também apelou em francês ao respeito pela "legítima diversidade humana", numa referência ao repatriamento de ciganos decidida pelo Governo francês.




Renato detecta falta de controle no peso dos jogadores do Grêmio e impõe multa por quilo a mais

Renato Portaluppi está fazendo um grande esforço para colocar o Grêmio na linha reta. Ele deu uma entrevista e revelou outro detalhe preocupante sobre o descontrole que a atual diretoria tinha mantido o setor do futebol profissional. Muitos jogadores estão acima do peso. Para este problema, Renato impôs duas medidas: multa diária de 500 reais por quilo a mais no peso ao atleta flagrado pela balança; afastamento do atleta do grupo de jogadores aptos a jogar, até que seja alcançado o peso ideal. Disse Renato: "Tinha jogadores bem acima do peso. Mas, agora, cada quilo vale R$ 500,00 para a caixinha". Renato não falou em nomes, mas sua revelação mostra o descontrole em que a diretoria tinha deixado o clube. Renato diz que já está vendo resultados: "Eles fecharam a boca, treinaram mais e estão no peso. Jogadores acima do peso não vão jogar comigo, vão treinar em separado e pagar caixinha". O problema do peso de alguns jogadores é apenas uma das coisas que Renato Portaluppi tenta corrigir no Grêmio desde a sua chegada. Ele não cansa de dizer que "muita coisa estava errada", e pede calma para que tudo se ajeite.




FAT dará R$ 124 milhões para treinar funcionários da Copa-14

O FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) vai bancar o treinamento de 150 mil funcionários para atuarem na Copa do Mundo de 2014. Segundo o Ministério do Trabalho, serão gastos R$ 124,26 milhões em cursos de turismo e transportes, reunidos no Planseq (Plano Setorial de Qualificação). Os 25 cursos acontecerão nas 12 cidades-sede do Mundial.




Ruy Castro
Fuga para o vencedor

Em 1984, quando se estabeleceu que Tancredo Neves e Paulo Maluf disputariam a presidência no Colégio Eleitoral (formado pelos deputados e senadores), o quadro parecia óbvio. Tancredo atrairia os democratas, os patriotas, os que queriam o Brasil de volta para fazer dele um novo país. Com Maluf ficariam as raposas, os fantasmas da velha ordem, os oportunistas, os que se locupletaram com os militares no poder.
Ou seja, Tancredo atrairia o voto ideológico; Maluf, o fisiológico. E, como o Congresso já era então um viveiro de fisiológicos, não seria surpresa se Maluf vencesse.
Mas, em poucas semanas, quando ficou claro que o povo, esgotado por 21 anos de ditadura, queria respirar, eles decidiram que Tancredo deveria ganhar. Donde deu-se a maciça migração de votos. A 15 de janeiro de 1985, Tancredo foi eleito por massacrantes 480 votos contra 180 de Maluf. O que acontecera? O Colégio Eleitoral ficara súbita e corajosamente ideológico?
Não, era o contrário. Os fisiológicos é que abandonaram seu mentor e se grudaram naquele que despontava como vitorioso. A equação se invertera. Com Maluf, ficaram os malufistas sinceros e radicais -logo, ideológicos. Já Tancredo assimilou todos os demais: as raposas, os fantasmas da velha ordem, os oportunistas etc., assim como já assimilara José Sarney como seu vice.
O mesmo está acontecendo hoje, com a diferença de que a eleição é direta. Ao sentir o vento soprar para Dilma Rousseff, pessoas que normalmente estariam ao lado de José Serra têm se esmerado no contorcionismo a fim de se aproximarem da candidata de Lula. É a fuga para o vencedor. A cada ponto conquistado nas pesquisas, Dilma terá mais dinheiro, comícios, palanques, siglas e aliados do que Serra.
A Serra, no dia 3 de outubro, restará contar os amigos que lhe restaram -os que não se juntaram à hemorragia.




Coreia do Norte: Jimmy Carter deixa o país com prisioneiro norte-americano

O antigo presidente dos Estados Unidos da América abandonou a Coreia do Norte na companhia de Aijalon Mahli Gomes, um ativista norte-americano condenado a oito anos de trabalhos forçados por ter atravessado ilegalmente a fronteira entra a China e a Coreia do Norte.
O regime da Coreia do Norte aproveitou a estadia de dois dias de Carter e manifestou o desejo de retomar as negociações sobre o seu programa nuclear.





Restaurante canibal poderá não passar de manobra de publicidade

A notícia de um alegado restaurante que procurava doadores para servir um menu canibal está a ser contestada, estando a crescer as dúvidas sobre a sua veracidade.
Jornais como o britânico "The Guardian", o brasileiro "Folha de São Paulo" e os alemães "Spiegel" e "Bild" publicaram a notícia do suposto restaurante brasileiro, Flimé, que iria abrir em Berlim com pratos compostos por partes do corpo humano.
O anúncio do restaurante foi feito através de um vídeo que correu mundo e foi indicado por vários jornais. Hoje, após a estranheza causada pela a abertura de um restaurante que serviria comida canibal, foram levantadas fortes suspeitas de que tal estabelecimento não poderia existir.
Entretanto, alguns jornalistas da Imprensa internacional escrevem nos sites dos seus jornais que tentaram contactar uma fonte do restaurante através do número que o Flimé fornecia, mas sem sucesso. O número seria falso.
Não se sabe se o anúncio não terá passado de uma manobra publicitária a um restaurante que estará para abrir, ou sequer se o restaurante é real.
"Neste momento, não há confirmação de que o alegado restaurante canibal em Berlim não passe de pura imaginação", escreve o "The Guardian".
Segundo a "Folha de São Paulo", que refere jornais alemães, há suspeitas de que tudo não passará de um grande golpe de publicidade.

PS: Em entrevista postada no YouTube, um homem identificado como Amado, mas com sotaque de Portugal, diz que críticas atraem clientes.
O assunto é particularmente desagradável para os berlinenses devido a um caso de canibalismo real em 2001.
O técnico em computação Bernd Brandes teve o pênis decepado por Armin Meiwes, que o comeu com sal, pimenta e alho. Depois, Meiwes -condenado à prisão perpétua- matou Brandes e consumiu sua carne por meses.




Premiê israelense propõe reuniões quinzenais com presidente palestino

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, propôs a realização de reuniões quinzenais com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para melhorar as perspectivas das negociações de paz para o Oriente Médio. Netanyahu, que deve viajar a Washington para conversações diretas, pretende "atuar pessoalmente nas negociações". O negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, falou, aludindo ao plano de Netanyahu: "É prematuro falar disso agora". A proposta teria sido repassada para Washington, onde os dois líderes devem participar de um jantar com o presidente americano Barack Obama em 1º de setembro. Abbas e Netanyahu iniciarão negociações no dia seguinte, após meses de contatos indiretos. Ainda persiste um ceticismo profundo quanto às chances de fecharem um acordo. Os palestinos sempre colocaram novas exigências inaceitáveis para a segurança de Israel para ser firmado um acordo. Portanto, as novas negociações começam dentro de um clima de completo ceticismo.




Jornal USA Today vai demitir 9% dos funcionários

O segundo jornal de maior circulação nos Estados Unidos, o USA Today, vai demitir 9% de seu quadro de funcionários, o equivalente a 130 pessoas, para enfrentar a redução da receita de publicidade e concentrar-se nas plataformas móveis, informaram vários veículos de imprensa americanos. Essa atitude do jornal, que tem 1,5 mil funcionários, constitui a maior operação de reorganização de sua redação nos 28 anos de história da publicação, propriedade do grupo editorial Gannett. O representante do editorial, Dave Hunke, explicou que as mudanças são "bastante radicais" e prepararão o jornal "para o próximo quarto de século", segundo "The San Francisco Chronicle".




Alemães protestam contra projeto ferroviário subterrâneo em Stuttgart

Milhares de alemães protestaram contra custos públicos excessivos de controvertido projeto ferroviário. O Stuttgart 21 é um projeto controverso. Ao custo de 4,1 bilhões de euros, visa transformar o terminal ferroviário da cidade em uma estação subterrânea, ligada através de um túnel tanto ao aeroporto quanto à linha de trens expressos para a cidade de Ulm. A modificação da estação central faz parte do grande remanejamento da rede ferroviária da cidade, apresentada por seus mentores como o maior projeto de infraestrutura da Europa. Os defensores do remanejamento alegam que ele reduzirá a duração das viagens de trem, além de criar 4 mil postos de trabalho e atrair investimentos de até 8 bilhões de euros. Como exemplo, eles citam os prédios residenciais e comerciais, em excelente localização no centro de Stuttgart, que serão construídos quando forem retirados os 100 hectares de trilhos. Os opositores do projeto criticam seus custos, que afirmam poder alcançar até 11 bilhões de euros, indo além dos estimados 7 bilhões de euros. Além disso, a companhia ferroviária Deutsche Bahn se nega a apresentar sua previsão de lucros ao Parlamento, alegando defesa de interesses empresariais. Políticos do Partido Verde exigem que sejam suspensas as verbas públicas para o Stuttgart 21, caso a Deutsche Bahn mantenha essa posição. Nas últimas semanas foram realizadas em Stuttgart numerosas manifestações contra o projeto, que se acirraram com o início dos trabalhos de demolição da antiga estação. Milhares de manifestantes reuniram-se no local, impedindo a ação do corpo de bombeiros e de equipes de resgate. Alguns ativistas ocuparam o telhado da ala norte da estação, enquanto 200 outros interromperam o tráfego em pontos importantes do centro da cidade. Agravando as controvérsias, a revista Stern publicou uma entrevista com o arquiteto Frei Otto, que abandonou o gigantesco projeto há cerca de um ano. Ele apontou graves falhas de segurança e perigo de inundações no local, instando as autoridades competentes a "puxarem o freio de mão", por se tratar de uma questão "de vida ou morte". O famoso arquiteto de 85 anos de idade conjecturou que, durante as obras, as camadas de gesso com alto componente de anidrido do solo de Stuttgart poderão se inchar de água, formando cavidades ou crateras incontroláveis. É ainda possível que a estação emerja do solo, "como um submarino do mar". Segundo a Stern, um pouco conhecido relatório geológico de 2003 confirma os temores do arquiteto.




SITUAÇÃO